...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Polícia do Rio faz ação para prender envolvidos em ataque à delegacia

Polícia do Rio faz ação para prender envolvidos em ataque à delegacia

Ataque foi uma tentativa de resgate de dois criminosos

Cristi­na Índio do Brasil — repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 16/02/2025 — 16:45
Rio de Janeiro
Fachada da Secretaria de Estado da Polícia Civil, no centro do Rio de Janeiro
Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

A Polí­cia Civ­il do Rio pren­deu seis crim­i­nosos sus­peitos de par­tic­i­pação em um ataque real­iza­do por ban­di­dos forte­mente arma­dos, na noite deste sába­do (15), à 60ª DP, em Cam­pos Elíseos, no municí­pio de Duque de Cax­i­as, na Baix­a­da Flu­mi­nense. As prisões ocor­reram durante uma oper­ação que está sendo real­iza­da nas comu­nidades Vai Quem Quer, Rua 7, San­ta Lúcia, Ras­ta e Rodrigues Alves, na cidade, para localizar e cap­turar os envolvi­dos no aten­ta­do. Ain­da na ação, que con­tin­ua em anda­men­to, um homem foi mor­to e os agentes apreen­der­am uma grana­da e dro­gas.

De acor­do com a Polí­cia Civ­il, o ataque foi uma ten­ta­ti­va de res­gate dos crim­i­nosos Rodol­fo Man­hães Viana, con­heci­do como Rato, e o braço dire­ito dele, Wes­ley de Souza do Espíri­to San­to. Os dois tin­ham sido pre­sos na tarde de ontem, durante oper­ação basea­da em infor­mação de inteligên­cia, poli­ci­ais civis da 60ª DP (Cam­pos Elíseos).

Rodol­fo Man­hães Viana, segun­do a Polí­cia Civ­il, é chefe do trá­fi­co de dro­gas da comu­nidade Vai Quem Quer. “Na ocasião, eles estavam com um fuzil, que foi apreen­di­do pelos agentes. No iní­cio da noite, sob o coman­do de Joab da Con­ceição Sil­va, uma das lid­er­anças da facção, dezenas de nar­coter­ror­is­tas entraram na del­e­ga­cia na ten­ta­ti­va de res­gatar os com­parsas, que já havi­am sido trans­feri­dos para a sede da Divisão de Cap­turas e Polí­cia Inter­estad­ual (DC-Polin­ter), na Cidade da Polí­cia”, infor­mou em nota.

“A insti­tu­ição infor­ma que está solic­i­tan­do a trans­fer­ên­cia dos dois pre­sos que os nar­coter­ror­is­tas ten­taram res­gatar para presí­dio fed­er­al”, pon­tu­ou a sec­re­taria.

Na inten­sa tro­ca de tiros entre os poli­ci­ais e os crim­i­nosos, que ocor­reu na ten­ta­ti­va de invasão, dois agentes foram feri­dos e socor­ri­dos para o Hos­pi­tal Adão Pereira Nunes. Os dois já rece­ber­am alta médi­ca.

Em seu per­fil no Insta­gram, o gov­er­nador do Rio, Cláu­dio Cas­tro, disse que todos os envolvi­dos serão pre­sos e ain­da man­dou reca­do a pes­soas que defen­d­em os dire­itos humanos.

“A ousa­dia dos crim­i­nosos ao atacar uma del­e­ga­cia de polí­cia não vai ficar por isso mes­mo.

Já iden­ti­fi­camos todos eles e vamos pegá-los de qual­quer jeito. E já vou avisan­do à tur­min­ha dos “dire­itos humanos”, não encham o meu saco, porque a respos­ta será dura e na mes­ma pro­porção, só que com efe­tivi­dade e den­tro da lei”, pos­tou o gov­er­nador.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d