...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Presidente diz que vai propor à Câmara CPI para investigar Petrobras

Presidente diz que vai propor à Câmara CPI para investigar Petrobras

Repro­dução: © Isac Nóbrega/PR

Bolsonaro defende investigação sobre diretoria e conselho da empresa


Pub­li­ca­do em 17/06/2022 — 16:30 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O pres­i­dente Jair Bol­sonaro disse nes­ta sex­ta-feira (17) que pre­tende pro­por ao pres­i­dente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a cri­ação de uma comis­são par­la­men­tar de inquéri­to (CPI) para inves­ti­gar a dire­to­ria e o con­sel­ho da Petro­bras. A afir­mação foi fei­ta após a estatal anun­ciar hoje um rea­juste nos preços da gasoli­na e do diesel, em vig­or a par­tir de aman­hã (18). 

“Con­ver­sei ago­ra há pouco, há poucos min­u­tos, com Arthur Lira. Ele está neste momen­to se reunin­do com líderes par­tidários. E a ideia nos­sa é pro­por uma CPI para inves­ti­gar­mos o pres­i­dente da Petro­bras, seus dire­tores e tam­bém os seus con­sel­hos admin­is­tra­tivos e fis­cal”, disse o pres­i­dente, durante uma entre­vista ao pro­gra­ma Meio-Dia RN, trans­mi­ti­da ao vivo em suas redes soci­ais. “Nós quer­e­mos saber se tem algo erra­do nes­sa con­du­ta deles. Porque é incon­ce­bív­el se con­ced­er um rea­juste com o com­bustív­el lá em cima e com os lucros exor­bi­tantes que a Petro­bras está ten­do.”

Para o pres­i­dente, a cúpu­la da Petro­bras traiu o povo brasileiro, e o lucro da estatal é uma “coisa que ninguém con­segue enten­der”. “Ela lucra seis vezes mais do que a média das petrolíferas do mun­do. As petroleiras fora do Brasil reduzi­ram sua margem de lucro, con­tin­u­am ten­do lucro, para exata­mente aten­der os anseios da sua pop­u­lação no momen­to de crise, porque isso tudo é fru­to de uma guer­ra longe do Brasil”, disse. “A Petro­bras só no primeiro trimestre deste ano lucrou R$ 44 bil­hões e você tem como reduzir essa margem de lucro, porque está pre­vis­to na Lei das Estatais que ela tem que ter um fim social.”

Nes­ta sex­ta-feira, a Petro­bras anun­ciou o rea­juste de 5,2% no preço da gasoli­na e de 14,2% no preço do diesel a par­tir de sába­do. Segun­do a empre­sa, o últi­mo rea­juste da gasoli­na havia ocor­ri­do há 99 dias e o do diesel, há 39 dias. O preço do gás liq­ue­feito de petróleo (GLP), o gás de coz­in­ha, não sofreu rea­juste. Em nota para divul­gar os aumen­tos, a Petro­bras afir­mou que tem bus­ca­do o equi­líbrio dos seus preços com o mer­ca­do glob­al, mas sem repasse ime­di­a­to para os preços inter­nos da volatil­i­dade das cotações inter­na­cionais e da taxa de câm­bio.

Tam­bém nes­ta sex­ta-feira, o min­istro do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) André Men­donça deter­mi­nou que a Petro­bras dev­erá enviar ao Supre­mo doc­u­men­tos inter­nos que jus­ti­ficaram a for­mação de preços dos com­bustíveis. Ele tam­bém decid­iu que as alíquo­tas do Impos­to sobre Cir­cu­lação de Mer­cado­rias e Serviços (ICMS) devem ser cobradas de for­ma uni­forme pelos esta­dos. A decisão começará a valer em 1º de jul­ho.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d