...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Presidente inaugura trecho de obra de transposição do São Francisco

Presidente inaugura trecho de obra de transposição do São Francisco

Repro­dução Agên­cia Brasil

Bolsonaro diz que obras vão melhorar a qualidade de vida dos moradores


Pub­li­ca­do em 08/02/2022 — 12:58 Por Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O pres­i­dente Jair Bol­sonaro par­ticipou hoje (8) da inau­gu­ração de mais um tre­cho da obra de trans­posição do rio São Fran­cis­co. Ele esteve na cidade de Salgueiro, em Per­nam­bu­co, para a entre­ga do Núcleo de Con­t­role Opera­cional da inte­gração do São Fran­cis­co, respon­sáv­el pelo con­t­role do bombea­men­to das águas do rio para os esta­dos do Ceará, Paraí­ba e Rio Grande do Norte.

A insta­lação do núcleo teve iní­cio em 2014 e a obra con­tro­la, entre out­ras coisas, as redes de tec­nolo­gia de infor­mação, as estações de bombea­men­to, subestações, estru­turas de con­t­role e tomadas de água dos dois eixos do Pro­je­to São Fran­cis­co, o norte e o leste.

Em Salgueiro, Bol­sonaro vis­i­tou uma estação de bombea­men­to de água, que leva água para o Rio Grande do Norte. Segun­do o pres­i­dente, as obras vão aux­il­iar na mel­ho­ria da qual­i­dade de vida dos moradores da região.

“Só tem noção do que foi feito aqui quem real­mente enx­er­ga uma obra dessas”, disse o pres­i­dente, para quem a obra vai “mais do que econ­o­mizar recur­sos dos impos­tos”, levar água para a região e sub­sti­tuir os car­ros-pipas uti­liza­dos para abaste­cer municí­pios do Nordeste.

Realidade

Para o min­istro do Desen­volvi­men­to Region­al, Rogério Mar­in­ho, a trans­posição do rio São Fran­cis­co “orgul­ha os brasileiros”.

“Esta­mos per­mitin­do que o nordes­ti­no ten­ha as fer­ra­men­tas, os instru­men­tos para trans­for­mar a sua real­i­dade”, afir­mou. Ele disse, ain­da, que, nos últi­mos anos, algu­mas obras foram inter­romp­i­das e tiver­am que ser retomadas para a con­clusão da trans­posição.

“Fize­mos as con­tas e ver­i­fi­camos que, ao lon­go desse perío­do, as inter­venções feitas várias delas tiver­am que ser des­feitas. Pelo menos em oito opor­tu­nidades, [tiver­am que ser refeitas] bar­ra­gens que estavam desmoro­nan­do, canais aban­don­a­dos e resse­qui­dos, pro­je­tos mal feitos de túneis que desabaram”, acres­cen­tou.

De Salgueiro, o pres­i­dente da Repúbli­ca seguiu para a cidade de Jati, no Ceará. Ali, ele vai vis­i­tar a Bar­ragem de Jati, estru­tu­ra que pos­sui 56 met­ros de altura e capaci­dade de acu­mu­lar até 28 mil­hões de met­ros cúbi­cos de água.

Na ocasião, será real­iza­da a lib­er­ação de água da estru­tu­ra até o Cin­turão de Águas do Ceará (CAC), que não recebe água do São Fran­cis­co des­de maio de 2021, dev­i­do a serviços de manutenção e sub­sti­tu­ição de equipa­men­tos para mod­ern­iza­ção da estru­tu­ra.

De acor­do com o Min­istério do Desen­volvi­men­to Region­al, o aciona­men­to para o enchi­men­to da bar­ragem ocor­reu em jun­ho de 2020, pos­si­bil­i­tan­do que a água seguisse para out­ras áreas do esta­do, entre elas, a Região Met­ro­pol­i­tana de For­t­aleza.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d