...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias do Mundo / Presidente lamenta assassinato de ex-premiê japonês

Presidente lamenta assassinato de ex-premiê japonês

Repro­dução: © Alan Santos/PR

Bolsonaro decreta luto de 3 dias


Pub­li­ca­do em 08/07/2022 — 11:27 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

O pres­i­dente Jair Bol­sonaro pub­li­cou, há pouco, em sua con­ta no Twit­ter, uma nota na qual lamen­ta a morte do ex-primeiro-min­istro japonês Shin­zo Abe. A morte do ex-pre­miê ocor­reu após ele ter sido balea­do hoje (8) durante comí­cio na cidade de Nara, per­to de Quioto.

O comí­cio ocor­ria antes das eleições para o Sena­do japonês, mar­cadas para domin­go (10). Abe dis­cur­sa­va em apoio a Kei Sato, um mem­bro da Câmara Alta do Par­la­men­to que con­corre à reeleição como rep­re­sen­tante da cidade de Nara. A polí­cia japone­sa deteve um sus­peito do ataque, Tet­suya Yam­aga­mi.

“Rece­bo com extrema indig­nação e pesar a notí­cia da morte de @AbeShinzo, líder bril­hante e que foi um grande ami­go do Brasil. Esten­do à família de Abe, bem como aos nos­sos irmãos japone­ses, a min­ha sol­i­dariedade e o dese­jo de que Deus cuide de suas almas neste momen­to de dor”, disse Bol­sonaro na rede social.

O pres­i­dente brasileiro anun­ciou, em uma out­ra postagem, ter dec­re­ta­do luto ofi­cial no país, em recon­hec­i­men­to à boa relação entre o políti­co japonês e o Brasil.

“Como sinal de nos­so respeito ao povo japonês, de recon­hec­i­men­to pela amizade de Shin­zo Abe com Brasil e de sol­i­dariedade diante de uma cru­el­dade injus­ti­ficáv­el, decretei luto ofi­cial em todo o país durante 3 dias. Que seu assas­si­na­to seja punido com rig­or. Esta­mos com o Japão”, twitou o pres­i­dente brasileiro.

Shin­zo Abe, de 67 anos de idade, foi primeiro-min­istro do Japão de 2006 a 2007 e, mais tarde, de 2012 a 2020. Foi o líder japonês com maior longev­i­dade no car­go.

Itamaraty

Em nota, o Min­istério das Relações Exte­ri­ores infor­mou que rece­beu com tris­teza e con­ster­nação a notí­cia do falec­i­men­to do ex-primeiro-min­istro do Japão.

“O Brasil con­de­na, nos mais fortes ter­mos, o ataque covarde ao ex-primeiro-min­istro e soma-se ao gov­er­no e ao povo do Japão no repú­dio a todo tipo de vio­lên­cia políti­ca, que aten­ta con­tra nos­sos val­ores com­par­til­ha­dos de defe­sa da democ­ra­cia e da paz.”

A pas­ta desta­cou que Abe tra­bal­hou de maneira incan­sáv­el pelo apro­fun­da­men­to da amizade entre Brasil e Japão.

“Durante seu gov­er­no, as relações bilat­erais ele­varam-se para o pata­mar de parce­ria estratég­i­ca e glob­al, rev­e­lando o recon­hec­i­men­to da importân­cia do rela­ciona­men­to em todos os seus aspec­tos: políti­co, econômi­co, humano. Abe sem­pre cul­tivou inter­locução com o Brasil no mais alto nív­el e sua pre­sença na cer­imô­nia de encer­ra­men­to dos Jogos Olímpi­cos Rio 2016 sim­boli­zou o afe­to entre os dois país­es.”

Toque de silêncio

Em even­to real­iza­do nes­ta sex­ta-feira, para entre­ga de espadins aos cadetes da Força Aérea Brasileira (FAB), em Piras­su­nun­ga (SP), o pres­i­dente Jair Bol­sonaro pediu toque de silên­cio em hom­e­nagem ao ex-primeiro min­istro japonês Shin­zo Abe.

Matéria alter­a­da às 12h06 para acrésci­mo da nota do Ita­ma­raty e às 12h50 para acres­cen­tar pedi­do do pres­i­dente de toque de silên­cio.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Reunião da OEA sobre Venezuela expõe divisão política no continente

Países alinhados aos EUA defenderam ataque a Caracas Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d