...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Presidente sobrevoa áreas atingidas por chuva no Grande Recife

Presidente sobrevoa áreas atingidas por chuva no Grande Recife

Repro­dução: © Clauber Cle­ber Caetano/PR

Governo anunciou antecipação de BPC e pagamento do FGTS


Pub­li­ca­do em 30/05/2022 — 12:54 Por Luciano Nasci­men­to — São Luís
Atu­al­iza­do em 30/05/2022 — 13:06

O pres­i­dente da Repúbli­ca, Jair Bol­sonaro, sobrevoou na man­hã de hoje (30) áreas afe­tadas pelas fortes chu­vas na região met­ro­pol­i­tana de Recife. Após o sobrevoo, Bol­sonaro man­i­festou pesar pelas víti­mas e disse que o gov­er­no tem presta­do auxílio à pop­u­lação des­de a últi­ma sex­ta-feira, quan­do o vol­ume de água que atingiu a região foi mais inten­so.

Bol­sonaro saiu em sobrevoo pouco depois das 8h30 e pas­sou por cidades do Grande Recife, afe­tadas pelas chu­vas, em um tra­je­to que durou cer­ca de 30 min­u­tos. Depois, o pres­i­dente voltou para a Base Aérea onde con­cedeu entre­vista cole­ti­va.

“Fize­mos um sobrevoo em parte da área atingi­da, não con­seguimos avançar, ten­tei pousar, mas a recomen­dação dos pilo­tos era que, ten­do em vista a con­sistên­cia do solo, poderíamos ter um inci­dente. Então, resolve­mos não pousar”, disse.

A atu­al­iza­ção mais recente da Defe­sa Civ­il Nacional elevou para 79 o número de óbitos em Per­nam­bu­co, em decor­rên­cia das chu­vas inten­sas que asso­lam o esta­do. Até o momen­to, 14 municí­pios encon­tram-se em situ­ação de emergên­cia, em meio a 63 municí­pios que estão sob mon­i­tora­men­to. Há, ain­da, 3.957 desabri­ga­dos em pon­tos de apoio local­iza­dos próx­i­mos às regiões afe­tadas.

“Todos esta­mos, obvi­a­mente, tristes, man­i­fes­ta­mos nos­so voto de pesar aos famil­iares. Nos­so obje­ti­vo maior é con­for­t­ar os famil­iares e, com meios mate­ri­ais, tam­bém aten­der a pop­u­lação”, disse Bol­sonaro. “Tive­mos prob­le­mas semel­hantes em Petrópo­lis, no sul da Bahia, mais ao norte de Minas [Gerais], estive ano pas­sa­do no Acre tam­bém. Infe­liz­mente essas catástro­fes acon­te­cem”, afir­mou durante cole­ti­va de impren­sa para apre­sen­tar as respostas do gov­er­no.

O pres­i­dente esta­va acom­pan­hado dos min­istros do Desen­volvi­men­to Region­al, Daniel Fer­reira, do Tur­is­mo, Car­los Brito, da Saúde, Marce­lo Queiroga, da Justiça e Segu­rança Públi­ca, Ander­son Tor­res, da Cidada­nia, Ronal­do Ben­to, além do pres­i­dente da Caixa Econômi­ca Fed­er­al, Pedro Guimarães e out­ras autori­dades, que prestaram con­ta das ações para amparar a pop­u­lação.

O min­istro Daniel Fer­reira foi o primeiro a falar e lem­brou que ain­da estão pre­vis­tas mais chu­vas para a região e, por isso, é pre­ciso que as pes­soas prestem atenção nas ori­en­tações das autori­dades.

“A primeira coisa é que ain­da tem pre­visão de chu­vas para os próx­i­mos dias. Então, as medi­das de auto­pro­teção têm que ser man­ti­das. As pes­soas têm que rece­ber e respeitar os aler­tas da Defe­sa Civ­il, tan­to munic­i­pal, quan­to estad­ual”, ori­en­tou.

Crédito especial

Fer­reira infor­mou que sairá uma edição extra do Diário Ofi­cial da União (DOU) com o recon­hec­i­men­to de decre­tos de emergên­cia já expe­di­dos pelos municí­pios. A medi­da vai facil­i­tar a lib­er­ação de recur­sos do gov­er­no fed­er­al.

“Hoje serão pub­li­ca­dos em edição extra Diário Ofi­cial da União o recon­hec­i­men­to fed­er­al de todos os decre­tos pub­li­ca­dos e inseri­dos no sis­tema”, disse.

Segun­do Fer­reira, duas medi­das pro­visórias, pub­li­cadas no iní­cio do perío­do de chu­vas, abri­ram crédi­to espe­cial de cer­ca de R$ 1 bil­hão para aten­der os municí­pios de todo o país atingi­dos por esse tipo de catástrofe.

Parte dos recur­sos será usa­da para prestar atendi­men­to human­itário para a pop­u­lação afe­ta­da com a doação de ces­tas bási­cas, kits de higiene, colchões para os desabri­ga­dos. Os recur­sos tam­bém serão apli­ca­dos no resta­b­elec­i­men­to de serviços essen­ci­ais, como ener­gia elétri­ca, abastec­i­men­to de água, limpeza urbana, entre out­ros.

“Em um momen­to pos­te­ri­or, a gente parte para a recon­strução de infraestru­tu­ra públi­ca destruí­da e tam­bém nas casas que foram par­cial ou total­mente destruí­das pelo desas­tre”, disse o min­istro.

Adiantamento do BPC

O min­istro da Cidada­nia, Ronal­do Ben­to, disse que a pas­ta está ofer­e­cen­do alo­ja­men­tos pro­visórios para as famílias atingi­das. Ben­to tam­bém afir­mou que o gov­er­no ofer­e­cerá a ante­ci­pação do Bene­fí­cio de Prestação Con­tin­u­a­da (BPC), além do adi­anta­men­to de um paga­men­to do bene­fí­cio, em for­ma de emprés­ti­mo, sem juros. Esse adi­anta­men­to poderá ser devolvi­do em 36 vezes.

“Vamos colo­car à dis­posição dos ben­efi­ciários do BPC para que façam a ante­ci­pação, bem como peguem mais uma parcela do bene­fí­cio”, desta­cou o min­istro.

Pagamento do FGTS

O gov­er­no tam­bém vai lib­er­ar o paga­men­to do Fun­do de Garan­tia do Tem­po de Serviço (FGTS). O paga­men­to, de acor­do com o pres­i­dente da Caixa Econômi­ca, Pedro Guimarães, ocor­rerá logo após a con­fir­mação do esta­do de emergên­cia por parte do Min­istério do Desen­volvi­men­to Region­al.

“Hoje a Caixa está atuan­do em 107 municí­pios em todo o país, ou seja, todos os municí­pios que já ten­ham comu­ni­cação do esta­do e do MDR fare­mos ime­di­ata­mente lib­er­ação do FGTS em até cin­co dias”, disse Guimarães que infor­mou ain­da que o ban­co vai adi­ar por três meses o rece­bi­men­to de parce­las de emprés­ti­mos de pes­soas físi­cas, micro e peque­nas empre­sas.

Visita

Bol­sonaro citou a ausên­cia do gov­er­nador de Per­nam­bu­co, Paulo Câmara, na cole­ti­va de impren­sa. Ontem (29), o gov­er­nador disse, ao faz­er um bal­anço do tem­po­ral, que não rece­beu nen­hum avi­so ofi­cial sobre a visi­ta do pres­i­dente ao Esta­do. Ao respon­der uma per­gun­ta, Bol­sonaro disse que fal­tou ao gov­er­nador “ini­cia­ti­va”.

“Em todos os momen­tos em que os gov­er­nadores ou prefeitos nos procu­raram nós aten­demos. Acho que fal­tou ini­cia­ti­va da parte dele tam­bém”, afir­mou. “Se o gov­er­nador esta­va fazen­do algu­ma coisa, não sei. Talvez, acha­va mel­hor não estar aqui. No momen­to de crise, você vai atrás para aju­dar, não fica esperan­do ser chama­do den­tro de casa. Caso o gov­er­nador estivesse pre­sente, pode­ria, com muito mais pro­priedade, expor a situ­ação”, disse o pres­i­dente, acres­cen­tan­do que falará com Câmara se rece­ber lig­ação.

Matéria alter­a­da, às 13h e às 13h06, para acres­cen­tar e ajus­tar infor­mações no 14º pará­grafo.

Edição: Kel­ly Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d