...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Eleições 2022 / Primeiro turno teve diminuição de votos brancos e nulos, diz TSE

Primeiro turno teve diminuição de votos brancos e nulos, diz TSE

Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

Pleito teve 4,20% de votos brancos e nulos


Pub­li­ca­do em 02/10/2022 — 23:09 Por André Richter – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

O pres­i­dente do Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE), min­istro Alexan­dre de Moraes, disse hoje (2) que o primeiro turno das eleições foi mar­ca­do pela redução do número de votos bran­cos e nulos. Os dados foram divul­ga­dos durante cole­ti­va de impren­sa para apre­sen­tação do bal­anço final do dia de votação. 

De acor­do com tri­bunal, entre os 80% dos eleitores que com­pare­ce­r­am às urnas foi reg­istra­do um número de 4,20% de votos bran­cos e nulos. Nas eleições de 2018, o índice foi 8,8%.

“Aprox­i­mada­mente 7,5 mil­hões de pes­soas com­pare­ce­r­am a mais para votar em can­didatos, deixan­do de votar nulo e em bran­co. Talvez porque é uma eleição acir­ra­da, mais polar­iza­da. Isso pode ter sido um dos motivos con­cor­rentes para que ten­ham ocor­ri­do filas. É difer­ente uma pes­soa anu­lar o voto, votar em bran­co do que escol­her as cin­co opções, leva um tem­po a mais. É um dado inter­es­san­tís­si­mo, porque rep­re­sen­ta uma maior par­tic­i­pação efe­ti­va na escol­ha dos diri­gentes do país”, avaliou.

O pres­i­dente tam­bém con­fir­mou que o índice de abstenção ficou em 20,89%, número con­sid­er­a­do pelo min­istro na média de pleitos ante­ri­ores, que cos­tu­ma ficar em torno de 20%. Nas eleições munic­i­pais de 2020, real­izadas durante o auge da pan­demia de covid-19, o número de eleitores fal­tosos foi 23,15%.

Sobre o dia de votação, o pres­i­dente do TSE con­sider­ou que a Justiça Eleitoral cumpriu a mis­são de garan­tir a segu­rança e transparên­cias das eleições.

“A sociedade brasileira demon­strou grande maturi­dade democráti­ca. Os eleitores se diri­gi­ram às seções eleitorais, votaram, escol­her­am seus can­didatos em abso­lu­ta paz e segu­rança”, afir­mou.

Filas

Sobre as filas de eleitores reg­istradas em diver­sos pon­tos do país, Moraes disse que o prob­le­ma pode ter sido cau­sa­do pelo acrésci­mo dos 7,5 mil­hões de eleitores que pas­saram a escol­her um can­dida­to, a mudança que per­mi­tiu que o eleitor ten­ha um segun­do a mais na tela de urna para con­fir­mar o can­dida­to de sua prefer­ên­cia antes de con­fir­mar o voto e fal­has no recon­hec­i­men­to da leitu­ra bio­métri­ca.

“São causas que serão anal­isadas para o segun­do turno”, com­ple­tou.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d