...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Entretenimento / Renascimento é tema do bloco Carmelitas que se apresenta hoje no Rio

Renascimento é tema do bloco Carmelitas que se apresenta hoje no Rio

Repro­dução: © BLOCO CARMELITAS

É Tempo de Alegria é o nome do samba


Pub­li­ca­do em 17/02/2023 — 07:40 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Fun­da­do em 1990, o Carmeli­tas, um dos mais tradi­cionais blo­cos de rua da cidade do Rio de Janeiro, real­iza este ano o car­naval do renasci­men­to, “depois de qua­tro anos de trevas e da pan­demia”, disse o fun­dador e pres­i­dente do grupo, Alvani­sio Dam­a­s­ceno. “A ideia é essa: car­naval de renasci­men­to, de recon­strução”.

A camise­ta cri­a­da para o blo­co pelo artista plás­ti­co e arquite­to Flavio Papi faz alusão ao renasci­men­to e à recon­strução, após o fim do gov­er­no ante­ri­or e dos atos anti­democráti­cos no país. A obra de Papi tem como base os Arcos da Lapa.

A imagem do país é rep­re­sen­ta­da por um bonde ver­mel­ho, cor do Par­tido dos Tra­bal­hadores (PT), do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va. “Tem uma mul­her erguen­do o bonde, tem as cores verde e amare­lo, na mes­ma ten­ta­ti­va de retoma­da das cores do Brasil, para não virar uma coisa só da dire­i­ta e ser uma mais nacional mes­mo”, disse Dam­a­s­ceno. O artista plás­ti­co Flavio Papi ficou con­heci­do nacional­mente pelos pro­je­tos para as exposições Os 100 anos de Oscar Niemey­er e 50 Anos de Brasília.

O Carmeli­tas é con­sid­er­a­do um dos blo­cos mais fiéis ao seu ter­ritório, procu­ran­do pro­mover, todos os anos, a união entre os moradores do asfal­to e dos mor­ros de San­ta Tere­sa, bair­ro da região cen­tral da cidade. O blo­co tem cer­ca de 200 inte­grantes, incluin­do a bate­ria, e atrai em torno de 10 mil pes­soas a cada saí­da.

Desfiles

Estão pre­vis­tos dois des­files no car­naval deste ano. O primeiro hoje, com a con­cen­tração mar­ca­da para as 13h, na esquina da Ladeira de San­ta Tere­sa com a Rua Dias de Bar­ros, em frente ao Bar do Sergin­ho. A saí­da ocor­rerá às 15h, em direção ao Largo dos Guimarães, onde se dis­per­sa por vol­ta das 19h.

No dia 21, terça-feira de car­naval, o Carmeli­tas se con­cen­tra às 8h no Largo do Curvelo, em San­ta Tere­sa, seguin­do a Rua Joaquim Murt­in­ho até a esquina com a Trav­es­sa das Escad­in­has, onde se dis­per­sa por vol­ta das 14h. Alvani­sio Dam­a­s­ceno expli­cou que nos dois des­files, o tem­po máx­i­mo é de seis horas, incluin­do a con­cen­tração.

Samba

É Tem­po de Ale­gria é o nome do sam­ba do Carmeli­tas neste car­naval. Os autores são Cris Maza, Djal­ma Junior, Feife, Paulo Fraiz e Ricar­do Mel­lo. A letra reforça o renasci­men­to e a recon­strução do Brasil.

É tem­po de ale­gria,

tava tudo por um triz.

Como é bom te ver de novo

jun­to com meu povo de San­ta Tere­sa.

Nos arcos da liber­dade

entra em cena a esper­ança.

O tril­ho da feli­ci­dade

escan­cara a nos­sa diver­si­dade.

Se orgul­he de ser quem quis­er,

embar­que no bonde do amor.

Carmeli­tas te abraça

seja onde for

Ah, mas todo dia

ele gas­ta­va nove mil na padaria.

Era leite con­den­sa­do

ou a geleia da Shaki­ra?

Tchutchu­ca do Cen­trão bro­chou

a democ­ra­cia tá de pé

sem anis­tia, perdeu Mané!!!

Bal­ança Curvelo

Bate­ria faz a bossa

O Brasil voltou

A ban­deira é nos­sa.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d