...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias / Rio: após galinhas d’angola aparecerem mortas, BioParque está fechado

Rio: após galinhas d’angola aparecerem mortas, BioParque está fechado

Medida temporária permitirá fiscalização sanitária

Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 18/07/2025 — 07:08
Rio de Janeiro
Espaço Savana Africana, no Bioparque do Rio. O espaço é cortado por um rio de 250 metros de extensão e uma passarela suspensa.
Repro­dução: © Beth Santos/Secretaria da PR

O BioPar­que do Rio de Janeiro, na Quin­ta da Boa Vista, em São Cristóvão, zona norte da cidade, está fecha­do tem­po­rari­a­mente ao públi­co para uma fis­cal­iza­ção san­itária. 

De acor­do com a admin­is­tração do par­que, galinhas‑d’angola foram encon­tradas mor­tas, e a equipe téc­ni­ca vet­er­inária acio­nou pro­to­co­los de biosse­gu­rança.

“O BioPar­que do Rio está tem­po­rari­a­mente fecha­do. Novas infor­mações serão divul­gadas em breve”, diz o comu­ni­ca­do do par­que.

O local onde está o BioPar­que abrigou durante décadas o Jardim Zoológi­co do Rio, admin­istra­do pela prefeitu­ra da cidade.

Durante as férias esco­lares de jul­ho, o par­que esta­va abrindo todos os dias, inclu­sive segun­das e terças-feiras, quan­do nor­mal­mente fica fecha­do.

O BioPar­que do Rio foi inau­gu­ra­do em 18 de março de 2021, data que mar­cou a con­clusão de uma refor­ma local e a adoção do novo con­ceito de cen­tro de con­ser­vação da bio­di­ver­si­dade.

A história do local remon­ta à inau­gu­ração do Jardim Zoológi­co em 1945, na Quin­ta da Boa Vista, pelo então pres­i­dente Getúlio Var­gas. 

Em 2016, o zoológi­co foi con­ce­di­do à ini­cia­ti­va pri­va­da e pas­sou por uma ampla refor­ma, resul­tan­do na trans­for­mação para o BioPar­que.

O novo espaço bus­ca ofer­e­cer uma exper­iên­cia mais imer­si­va, com foco em bem-estar ani­mal, edu­cação ambi­en­tal e pesquisa cien­tí­fi­ca.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d