...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias / Rio interdita 14 estabelecimentos por irregularidades no carnaval

Rio interdita 14 estabelecimentos por irregularidades no carnaval

Lanchonetes, bares e restaurates do Rio de Janeiro reabrem hoje(2) com restrição de horário, lotação e distância entre mesas.
© Tânia Rêgo/Agência Brasil (Repro­dução)

Agentes também aplicaram multas e apreenderam equipamentos


Pub­li­ca­do em 14/02/2021 — 13:58 Por Viní­cius Lis­boa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Agentes de diver­sos órgãos da prefeitu­ra do Rio de Janeiro aplicaram mul­tas e inter­di­taram esta­b­elec­i­men­tos em difer­entes partes da cidade durante oper­ação de com­bate a aglom­er­ações irreg­u­lares no perío­do de car­naval. Des­de a últi­ma sex­ta-feira (12), o total de inter­dições chega a 14, em um uni­ver­so de 43 inspeções san­itárias, das quais 25 resul­taram em autos de infração.

Segun­do bal­anço divul­ga­do no iní­cio da tarde de hoje (14) pela Sec­re­taria Munic­i­pal de Ordem Públi­ca, qua­tro esta­b­elec­i­men­tos foram inter­di­ta­dos entre a noite deste sába­do (13) e a madru­ga­da de domin­go. A fis­cal­iza­ção tam­bém deter­mi­nou o fechamen­to de um bar e de um veícu­lo de food truck na Ilha do Gov­er­nador entre a man­hã e a tarde de sába­do.

Bares e restau­rantes estão autor­iza­dos a abrir na cidade do Rio de Janeiro, mas pre­cisam seguir as recomen­dações para o nív­el de risco alto de trans­mis­são de covid-19, segun­do clas­si­fi­cação do últi­mo bole­tim epi­demi­ológi­co. Entre as obri­gações estão não vender bebidas a clientes sen­ta­dos e man­ter os con­jun­tos de mesas e cadeiras a 1,5 metro de dis­tân­cia uns dos out­ros. Tam­bém não é per­mi­ti­da a apre­sen­tação de músi­ca ao vivo. Já as boates só podem fun­cionar com 1/4 da capaci­dade de públi­co, sem pista de dança nem músi­ca ao vivo.

Na noite de sába­do e madru­ga­da de domin­go, fis­cais con­feri­ram denún­cias de even­tos na Bar­ra da Tiju­ca, no Recreio dos Ban­deirantes, em Ipane­ma, na Gávea e na Lagoa. Tam­bém hou­ve fis­cal­iza­ção no Leblon e na Tiju­ca.

O resul­ta­do foi a apli­cação de sete mul­tas e a inter­dição de qua­tro esta­b­elec­i­men­tos, além da apreen­são de equipa­men­tos de som em três casos. Em um bar no Joquei Club, os fis­cais fla­graram um baile de car­naval com cen­te­nas de pes­soas, que foram dis­per­sadas após a inter­dição da casa e a apreen­são dos equipa­men­tos de som. Já no Recreio, os fis­cais coibi­ram aglom­er­ações na Praça Seis, onde dois esta­b­elec­i­men­tos e um food truck foram inter­di­ta­dos.

No Leblon, agentes da Guar­da Munic­i­pal pre­cis­aram faz­er a des­ob­strução da Rua Dias Fer­reira, que vem repeti­da­mente reg­is­tran­do aglom­er­ações durante a pan­demia. Caixas de som foram apreen­di­das, bares rece­ber­am autu­ações de infrações san­itárias e até uma ban­ca de jor­nal que ven­dia bebidas alcóoli­cas teve o mate­r­i­al apreen­di­do.

A oper­ação de pre­venção a aglom­er­ações no car­naval seguirá até o dia 22 de fevereiro. Esco­las de sam­ba e blo­cos de car­naval ofi­ci­ais se com­pro­m­e­ter­am a não pro­mover aglom­er­ações este ano. Os blo­cos que desre­speitarem as medi­das de pre­venção serão des­cre­den­ci­a­dos do car­naval de 2022.

Edição: Paula Labois­sière

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d