...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Rio tem novo alerta de ressaca neste fim de semana

Rio tem novo alerta de ressaca neste fim de semana

Não são recomendados banho de mar e a prática de esportes aquáticos

Cristi­na Índio do Brasil — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 02/01/2026 — 17:11
São Paulo
Rio de Janeiro (RJ), 03/04/2023 - Ressaca na orla de Ipanema e Leblon, zona sul da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Uma nova ressaca está para chegar às pra­ias do Rio. Nes­sa, a par­tir das 15h deste sába­do (3), com pre­visão de tér­mi­no às 6h de segun­da-feira (5), as ondas podem vari­ar entre 2,5 m e 3 m. O aler­ta feito pelo Cen­tro de Oper­ações e Resil­iên­cia da Prefeitu­ra do Rio (COR-Rio) é com base no Avi­so de Ressaca para a Orla da Cidade emi­ti­do pela Mar­in­ha do Brasil.

Essa será a segun­da em poucos dias. Na out­ra, que começou às 12h da quar­ta-feira (31) e ter­mi­nou às 6h de ontem (1°) , as ondas atin­gi­ram 2,5 met­ros de altura e tiver­am grande impacto. O Cor­po de Bombeiros real­i­zou 1.167 sal­va­men­tos entre 7h da quar­ta-feira (31) e 19h de ontem (1º) em pra­ias do Rio.

O por­ta-voz do Cor­po de Bombeiros, tenente-coro­nel Fábio Con­treiras, disse que não há neces­si­dade de mon­tar um esque­ma espe­cial para este perío­do mes­mo com o número grande de vis­i­tantes e de moradores fre­quen­tan­do as pra­ias. Con­forme expli­cou, des­de 19 de dezem­bro de 2025, a cor­po­ração está operan­do com mais agentes na Oper­ação Verão.

“São mais 5400 serviços de guar­da-vidas neste verão como um todo. A gente já está com a pra­ia reforça­da”, afir­mou à Agên­cia Brasil.

O fato de ter nova ressaca, segun­do o tenente-coro­nel, é moti­vo tam­bém de aler­ta em out­ros pon­tos fora das pra­ias como o muro dos pescadores, no Leme; Pedra do Arpoador; e Mirante do Leblon, que são iso­la­dos com fitas zebradas.

“Quan­do tem avi­so de ressaca os nos­sos guar­da-vidas fazem tra­bal­ho de iso­la­men­to e sinal­iza­ção jus­ta­mente para as pes­soas não se aprox­i­marem dess­es locais onde há risco de que­da”, con­tou.

O COR-Rio reforçou as ori­en­tações para que a pop­u­lação ten­ha mais segu­rança. Não são recomen­da­dos o ban­ho de mar e a práti­ca de esportes aquáti­cos em áreas com condições de ressaca. Durante o perío­do do avi­so, as pes­soas têm que evi­tar a per­manên­cia em mirantes na orla ou em locais próx­i­mos ao mar, assim como os pescadores não devem nave­g­ar enquan­to a ressaca estiv­er ati­va. O uso de bici­cle­tas nas ciclovias tam­bém não é recomendáv­el, prin­ci­pal­mente porque as ondas podem ultra­pas­sar os calçadões.

A ori­en­tação do COR-Rio para casos de aci­dentes no mar é não ten­tar res­gatar as víti­mas por con­ta própria. O cer­to é acionar ime­di­ata­mente o Cor­po de Bombeiros pelo tele­fone 193 ou os guar­da-vidas do local

Previsão

O Sis­tema Aler­ta Rio indi­cou que neste sába­do (3) o cli­ma será influ­en­ci­a­do por áreas de insta­bil­i­dade em con­jun­to com a pas­sagem de uma frente fria no oceano.

“Haverá pre­domínio de céu nubla­do e pre­visão de chu­va fra­ca iso­la­da na madru­ga­da e pan­cadas de chu­va iso­ladas a par­tir da tarde, poden­do vir com raios”, infor­mou, com­ple­tan­do que os ven­tos estarão fra­cos a mod­er­a­dos.

No domin­go (4), a pre­visão é de pre­domínio de céu nubla­do com pan­cadas de chu­va a qual­quer momen­to do dia. Os ven­tos estarão mod­er­a­dos e as tem­per­at­uras em declínio. Já a segun­da (5) e a terça-feira (6), serão dias com neb­u­losi­dade vari­a­da, pre­domínio de céu nubla­do e pre­visão de chu­va fra­ca a qual­quer momen­to, sendo oca­sion­al­mente mod­er­a­da na segun­da. Os ven­tos estarão mod­er­a­dos.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d