...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / São Paulo: com alerta de chuvas, força-tarefa atuará em todo o estado

São Paulo: com alerta de chuvas, força-tarefa atuará em todo o estado

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Mais de 12 mil profissionais foram mobilizados


Pub­li­ca­do em 31/12/2021 — 11:03 Por Cami­la Boehm – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Mais de 12 mil profis­sion­ais do Cor­po de Bombeiros e da Defe­sa Civ­il Estad­ual foram mobi­liza­dos para atu­ar em todas as regiões de São Paulo diante do aler­ta de forte chu­va.

Ontem (30), tem­po­rais atin­gi­ram diver­sas áreas do esta­do, deixan­do estra­gos dev­i­do a alaga­men­tos, espe­cial­mente no litoral norte. Segun­do o gov­er­no paulista, as equipes mobi­lizadas são preparadas para atu­ar em oper­ações espe­ci­ais de sal­va­men­to e res­gate com apoio de aeron­aves, veícu­los ter­restres e embar­cações.

As regiões de Araçatu­ba, Baix­a­da San­tista, Bar­retos, Camp­inas, Fran­ca, Ribeirão Pre­to, São José do Rio Pre­to, Soro­ca­ba, Vale do Paraí­ba, Litoral Norte e Região Met­ro­pol­i­tana da cap­i­tal têm atenção espe­cial, com pre­visão de até 120 milímet­ros (mm) de chu­va por dia. Em Araraquara, Bau­ru, Itape­va, Marília, Pres­i­dente Pru­dente e Vale do Ribeira, a pre­visão mete­o­rológ­i­ca é de vol­ume diário de até 90 mm.

Além das equipes da Defe­sa Civ­il e do Cor­po de Bombeiros, a força-tare­fa con­ta com apoio da Sec­re­taria de Comu­ni­cação e da Sec­re­taria de Desen­volvi­men­to Region­al. A pro­pos­ta é divul­gar infor­mações em tem­po real e garan­tir uma atu­ação dire­ta do esta­do com as prefeituras para atendi­men­to a ocor­rên­cias provo­cadas por inun­dações, enchentes e desliza­men­tos. Nos canais ofi­ci­ais do @governoSP nas redes soci­ais serão veic­u­ladas notí­cias e aler­tas sobre o cli­ma durante o feri­ado pro­lon­ga­do de ano-novo.

O gov­er­no paulista infor­mou ain­da que oito planos pre­ven­tivos abrangem 177 municí­pios mais vul­neráveis. Um dos planos é especí­fi­co para inun­dações, no Vale do Ribeira, e out­ros sete para escor­rega­men­tos, para atendi­men­to da Região Met­ro­pol­i­tana de São Paulo, Vale do Ribeira, Baix­a­da San­tista, Vale do Paraí­ba e Ser­ra da Man­tiqueira, Região de Camp­inas, Região de Soro­ca­ba e Região de Itape­va.

Emergência

Os chama­dos de emergên­cia para desas­tres nat­u­rais podem ser feitos pelo 190 (Polí­cia Mil­i­tar), 193 (Bombeiros) e 199 (Defe­sa Civ­il). Para rece­ber aler­tas da Defe­sa Civ­il por men­sagens de tex­to, bas­ta se cadas­trar gra­tuita­mente envian­do um SMS con­tendo o CEP de inter­esse para o número 40199. Não há cus­to para aces­sar o serviço. No site SPAler­ta, uma cam­pan­ha per­ma­nente dá ori­en­tações e recomen­dações de como pro­ced­er em casos de chu­vas extremas.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d