...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Meio Ambiente / São Paulo recebe primeira edição da Bienal do Lixo

São Paulo recebe primeira edição da Bienal do Lixo

Repro­dução: © Arquivo/Fernando Frazão/Agência Brasil

Objetivo é estimular diálogo sobre relações com o meio ambiente


Pub­li­ca­do em 27/05/2022 — 06:02 Por Flávia Albu­querque — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

A par­tir de hoje (27), o Par­que Vil­la Lobos, na zona oeste da cap­i­tal paulista, recebe a primeira edição da Bien­al do Lixo de São Paulo, pro­je­to cul­tur­al que reúne obras de arte feitas a par­tir de mate­r­i­al de descarte, inter­venções artís­ti­cas, ofic­i­nas, mostra de cin­e­ma, palestras e painéis sobre o tema. O even­to prossegue até o dia 5 de jun­ho, com o obje­ti­vo de estim­u­lar o diál­o­go sobre as relações do homem com o meio ambi­ente. A cer­imô­nia de aber­tu­ra ocor­reu na noite de ontem (26).

Orga­ni­za­do pela Sec­re­taria Espe­cial de Cul­tura do Min­istério do Tur­is­mo, em parce­ria com as agên­cias cul­tur­ais La Mela e Usi­na, a Bien­al do Lixo ocu­pará área de 3 mil met­ros quadra­dos no par­que Vil­la Lobos, onde estarão insta­l­adas as obras dos artis­tas, que rep­re­sen­tam exem­p­los de trans­for­mação. Na mes­ma área haverá seis cúpu­las explo­ran­do o tema sob difer­entes pon­tos de vista. Entre os artis­tas par­tic­i­pantes estão Bor­da­lo II, Ca Cau, Jota Azeve­do, Carmem Seib­ert, Jorge Solyano, Rafael Zaca, Val­ter Nu, Leo Piló, Afon­so Cam­pos, Ubi­ratan Fer­nan­des e Luê Andrade.

Nas ofic­i­nas artís­ti­cas e painéis, as empre­sas e orga­ni­za­ções mostrarão suas ações, proces­sos e mod­e­los de negó­cio para reduzir o impacto ambi­en­tal. A Mostra de Cin­e­ma, que acon­tece na Bib­liote­ca Par­que Vil­la Lobos, exibirá filmes sobre arte, meio ambi­ente e sus­tentabil­i­dade. Já os Painéis de Diál­o­gos abor­darão temas como logís­ti­ca rever­sa, econo­mia cir­cu­lar, con­sumo con­sciente, edu­cação ambi­en­tal, ener­gias ren­ováveis, gestão de resí­du­os, além de assun­tos que pos­sam colab­o­rar com a políti­ca ambi­en­tal do país.

Ao mes­mo tem­po, como parte da pro­gra­mação da Bien­al, será real­iza­da de 1º a 3 de jun­ho, das 10h às 17h30, o 13º Fórum Inter­na­cional de Resí­du­os Sóli­dos, na bib­liote­ca do par­que. Pela primeira vez em São Paulo, o encon­tro abrangerá dis­cussões des­de estu­dos acadêmi­cos até  visões gov­er­na­men­tais e empre­sari­ais sobre o tema.

A dire­to­ra exec­u­ti­va da Bien­al do Lixo, Rita Reis, ressaltou que a pro­pos­ta é pro­mover novos olhares e abor­da­gens sobre os desafios para a preser­vação ambi­en­tal por meio da arte e cul­tura, amplian­do o diál­o­go com a sociedade e todos os setores. “Acred­i­ta­mos que a arte tem o poder de causar impacto nas pes­soas, pro­mover a reflexão, levar a uma trans­for­mação ínti­ma e a mudanças de hábito que atingem dire­ta­mente o meio ambi­ente. Tam­bém acred­i­ta­mos que a respon­s­abil­i­dade com o lixo e o meio ambi­ente é com­par­til­ha­da entre poder públi­co, sociedade e empre­sas.”

A artista plás­ti­ca Carmem Seib­ert vai par­tic­i­par com obras feitas com gar­rafas de vidro fun­di­do, inspi­ração que surgiu após um aci­dente de car­ro e cujo obje­ti­vo é chamar a atenção para o con­sumo de álcool e os riscos de aci­dentes de trân­si­to, além de mostrar que é pos­sív­el faz­er qual­quer arte com as gar­rafas. Para ela, a Bien­al do Lixo é uma for­ma de mostrar às pes­soas o val­or do mate­r­i­al que é descar­ta­do.

“A gar­rafa de vidro é o mate­r­i­al que tem a pior cotação no mer­ca­do dos reci­cláveis e, com o meu tra­bal­ho, pos­so mostrar que é pos­sív­el faz­er qual­quer coisa com as gar­rafas de vidro. É pos­sív­el faz­er biju­te­rias, mosaico. Dessa for­ma, estou dan­do min­ha con­tribuição como artista porque as pes­soas ficam mar­avil­hadas com o que se con­segue faz­er”.

A Bien­al do Lixo fun­ciona das 10h às 18h, com todas as ativi­dades aber­tas ao públi­co e gra­tu­itas, além de medi­das de aces­si­bil­i­dade. Para ver a pro­gra­mação com­ple­ta bas­ta aces­sar o site do even­to.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d