...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / São Paulo recebe primeiro festival de cinema e gastronomia

São Paulo recebe primeiro festival de cinema e gastronomia

Repro­dução: belasarte­salacarte

Filmes serão exibidos presencialmente ou por redes sociais até dia 12


Pub­li­ca­do em 05/10/2022 — 06:02 Por Flávia Albu­querque — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Ouça a matéria:

Começa hoje (5), na cap­i­tal paulista, o 1º São Paulo Food Film Fest, fes­ti­val de cin­e­ma que exibirá mais de 40 filmes de 15 difer­entes país­es, clás­si­cos da ficção e doc­u­men­tários con­tem­porâ­neos lig­a­dos à comi­da, à cul­tura e aos sis­temas agroal­i­menta­res.

As pro­duções serão exibidas até o dia 12, de for­ma híbri­da e gra­tui­ta, no Espaço Itaú Augus­ta e na Cin­e­mate­ca Brasileira. Os espec­ta­dores pres­en­ci­ais poderão par­tic­i­par de cic­los de debates e da degus­tação de pratos “inesquecíveis” do cin­e­ma, após algu­mas das exibições. O públi­co de casa poderá assi­s­tir os filmes por meio da platafor­ma ofi­cial e o públi­co infan­til pode par­tic­i­par de ofic­i­nas de ani­mação em stop motion (téc­ni­ca de ani­mação usa­da em com­puta­dor).

O fes­ti­val mar­ca o Mês da Ali­men­tação, cel­e­bração escol­hi­da pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas para Ali­men­tação e Agri­cul­tura (FAO) com o obje­ti­vo de envolver gov­er­nos e a pop­u­lação na luta con­tra fome, desnu­trição e pobreza. “Nos­so propósi­to é traz­er, através do cin­e­ma, temas urgentes para dis­cussão, sem deixar de pro­mover a exper­iên­cia sen­so­r­i­al que a gas­trono­mia traz”, disse uma das ide­al­izado­ras do pro­je­to, Daniela Guari­ba.

Para colo­car em pau­ta assun­tos urgentes, que neces­si­tam de dis­cussão no momen­to, os ide­al­izadores do fes­ti­val incluíram títu­los com temas con­tro­ver­sos, que chamam a atenção para o momen­to atu­al. De acor­do com dados do 2º Inquéri­to Nacional sobre Inse­gu­rança Ali­men­tar no Con­tex­to da Pan­demia da Covid-19 no Brasil de 2022, a fome atinge 33,1 mil­hões de pes­soas no país.

Os filmes Agri­cul­tura Taman­ho FamíliaÀ Procu­ra de Mul­heres Chefs (The God­dess­es of Food); Quen­tu­ra e A Grande Ceia Quilom­bo­laUma História de Des­perdí­cio (Wast­ed! A Sto­ry of Food Waste) e Coop­er­a­ti­va Park Slope (Food Coop) serão exibidos online e suce­di­dos de mesas com con­vi­da­dos para debates de temas como Agri­cul­tura e Fome, Gênero na Coz­in­ha, Comi­da Ances­tral, Pro­dução e Des­perdí­cio, Con­sumo Con­sciente e Econo­mia Solidária.

O even­to aprovei­ta para comem­o­rar os 35 anos do filme A Fes­ta de Babette, basea­do na obra de Isak Dine­sen, vence­dor do Oscar de Mel­hor Filme Estrangeiro em 1988. O clás­si­co se pas­sa em uma remo­ta aldeia dina­mar­que­sa, dom­i­na­da por tradição puri­tana, onde duas irmãs solteiras recor­dam com nos­tal­gia a juven­tude. A chega­da de Babette de Paris, fug­in­do ao ter­ror da repressão à Comu­na de Paris, mudará suas vidas. Acol­hi­da como empre­ga­da, anos depois Babette gan­ha uma for­tu­na em uma lote­ria de Paris e tem a opor­tu­nidade de cor­re­spon­der à bon­dade e calor humano com que foi rece­bi­da, orga­ni­zan­do uma opu­len­ta fes­ta com os mel­hores pratos e vin­hos da gas­trono­mia france­sa.

Serão exibidos ain­da títu­los japone­ses como Tam­popo — Os Bru­tos Tam­bém Comem Espaguete, de Jûzô Ita­mi, uma comé­dia cult. Tam­popo é uma viú­va dona de restau­rante deter­mi­na­da a dom­i­nar a arte do lámen — tradi­cional macar­rão de origem chi­ne­sa. O mar­ro­quino Adam, de Maryam Touzani, é uma sen­sív­el tra­ma que se desen­ro­la no Mar­ro­cos e mostra a atmos­fera cheia de aro­mas de pães e doces mar­avil­hosos e o dra­ma das mul­heres na sociedade mar­ro­quina.

A pro­gra­mação ain­da traz obras que falam da pro­dução de ali­men­tos e bebidas como Os Cerve­jeiros da Vez, de Aaron Hosé; Brew­mance; Amor pela Cerve­ja, de Chris­to Brock; Os Caçadores de Tru­fas, de Michael Dweck e Gre­go­ry Ker­shaw; O Nasci­men­to do Saquê, de Erik Shi­rai; Pão: O Mila­gre de Cada Dia, de Har­ald Friedl, entre out­ros. Entre os filmes nacionais estão Antes do Pra­to, de Car­ol Quin­tanil­ha; A Ter­ra e o Pra­to, de João Grin­spum Fer­raz e Fábio Meirelles, Estô­ma­go; e o doc­u­men­tário A Grande Ceia Quilom­bo­la.

Para mais infor­mações bas­ta aces­sar o site ou acom­pan­har as redes soci­ais São Paulo Food Film Fest Insta­gram.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d