...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / São Paulo: sete escolas de samba fecham os desfiles do Grupo Especial

São Paulo: sete escolas de samba fecham os desfiles do Grupo Especial

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Prefeitura anuncia carnaval de rua para julho


Pub­li­ca­do em 23/04/2022 — 18:34 Por Cami­la Boehm – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Sete esco­las de sam­ba par­tic­i­pam do des­file no segun­do dia de apre­sen­tações do Grupo Espe­cial do Car­naval de São Paulo, começan­do às 22h30 da noite deste sába­do (23) e seguin­do pela madru­ga­da de domin­go (24), no Sam­bó­dro­mo do Anhem­bi. Vai-Vai, Gav­iões da Fiel, Moci­dade Ale­gre, Águia de Ouro, Bar­ro­ca Zona Sul, Rosas de Ouro e Império de Casa Verde entram na aveni­da.

Os des­files do Grupo Espe­cial começaram na noite de ontem (22), tam­bém com sete agremi­ações: Acadêmi­cos do Tucu­ru­vi, Col­orado do Brás, Man­cha Verde, Tom Maior, Unidos de Vila Maria, Acadêmi­cos do Tat­u­apé e Dragões da Real.

Desfile da Escola de Samba Colorado do Brás, com o enredo Carolina - A Cinderela Negra do Canindé, no sambódromo do Anhembi.
Repro­dução: Des­file da Esco­la de Sam­ba Col­orado do Brás, com o enre­do Car­oli­na — A Cin­derela Negra do Canindé, no sam­bó­dro­mo do Anhem­bi. — Rove­na Rosa/Agência Brasil

O prefeito Ricar­do Nunes, que par­ticipou da aber­tu­ra do even­to, avaliou que este é um momen­to de mui­ta emoção. “E o nome do car­naval deste ano tem tudo a ver: Car­naval da Vida. Esta­mos todos vaci­na­dos, sem más­cara, os índices [de casos de covid-19] estão bons. O car­naval é patrimônio da cidade de São Paulo, que é a cap­i­tal da vaci­na. Em resumo, é mui­ta feli­ci­dade, mui­ta ale­gria”, disse.

Para sex­ta-feira (29) está mar­ca­do o Des­file das Campeãs com a par­tic­i­pação de oito agremi­ações: a campeã do Grupo de Aces­so II, a primeira e a segun­da colo­cadas do Grupo de Aces­so I, além das cin­co primeiras do Grupo Espe­cial.

Carnaval de rua

A prefeitu­ra anun­ciou que, no mês de jul­ho, será real­iza­da uma grande fes­ta de car­naval de rua. Segun­do Nunes, os grandes blo­cos foram muito con­scientes e aceitaram o ape­lo da prefeitu­ra de não des­fi­larem ago­ra.

“Esta­mos ten­do pequenos movi­men­tos nos bair­ros, sem nen­hum prob­le­ma até ago­ra. É um movi­men­to total­mente nat­ur­al den­tro do proces­so, o que nos dá uma respon­s­abil­i­dade ain­da maior, jun­to com a secretária [munic­i­pal] de Cul­tura, Aline Tor­res, e do gov­er­nador, Rodri­go Gar­cia, de pro­mover uma grande fes­ta de car­naval de rua em 16 e 17 de jul­ho”, disse Ricar­do Nunes, con­forme nota divul­ga­da pelo municí­pio.

Transporte

A empre­sa SPTrans, respon­sáv­el pelos ônibus da cap­i­tal paulista, mon­tou um esque­ma espe­cial de trans­porte para aten­der ao públi­co dos des­files. Duas lin­has de ônibus espe­ci­ais foram ati­vadas para facil­i­tar o deslo­ca­men­to do públi­co ao even­to, lig­an­do o Sam­bó­dro­mo às estações Tietê e Bar­ra Fun­da do Metrô.

Desfile de blocos

A prefeitu­ra de São Paulo infor­mou, em nota, que nen­hum blo­co de rua comu­ni­cou a intenção de ocu­par as vias da cidade com des­file, o que havia sido solic­i­ta­do em reunião na últi­ma quar­ta-feira (20) com orga­ni­zadores dos cole­tivos para que o municí­pio pudesse posi­cionar equipes da Com­pan­hia de Engen­haria de Tráfego (CET) para mon­i­torar o trân­si­to e efe­t­u­ar even­tu­ais desvios e destacar equipes de limpeza.

Mes­mo assim, as sub­prefeituras escalaram 100 fun­cionários para cuidar da zelado­ria e 18 equipa­men­tos, entre eles, sete cam­in­hões pipas; seis bas­cu­lantes; duas varredeiras e três com­pacta­dores para atu­ar nas ruas se necessário, além de 400 agentes da CET que estão de pron­tidão.

Neste sába­do (23), um blo­co se con­cen­trou entre o cruza­men­to das ruas Tagipu­ru com a Alfre­do de Cas­tro, na Bar­ra Fun­da, con­forme infor­mou o municí­pio. As equipes de zelado­ria acom­pan­havam o tra­je­to e farão o serviço de limpeza da via após o encer­ra­men­to.

Out­ro blo­co se con­cen­trou na Rua Gen­er­al Vitori­no Mon­teiro, na região da Lapa, e equipes de limpeza e da CET estavam no local acom­pan­han­do o des­file e exe­cu­tan­do o serviço na via. Já na Praça Otávio Peres Belas­co e Rua Con­sel­heiro Ramal­ho, blo­cos de ruas se con­cen­traram com acom­pan­hamen­to das equipes de limpeza e a CET.

Na Rua Coro­nel Melo de Oliveira, uma equipe foi deslo­ca­da ao endereço para exe­cu­tar a limpeza e a remoção de detri­tos do local onde ocor­ria um des­file.

Ontem (22), inte­grantes de blo­cos car­navale­scos ocu­param a Rua Con­sel­heiro Brotero, na San­ta Cecília, e a Rua Iquirir­im, no Butan­tã, tam­bém com acom­pan­hamen­to da CET e ação pos­te­ri­or das equipes de limpeza.

Matéria ampli­a­da às 20h46 com infor­mações sobre o des­file de blo­cos.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d