...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / SP: exposição interativa reúne obra do pintor Cândido Portinari

SP: exposição interativa reúne obra do pintor Cândido Portinari

Repro­dução: © MIS — Museu da Imagem e do Som de São Paulo

Mostra pode ser vista até 7 de abril no MIS Experience


Pub­li­ca­do em 29/03/2022 — 07:32 Por Daniel Mel­lo — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Mostra inter­a­ti­va sobre o pin­tor Cân­di­do Porti­nari (1903–1962), fru­to de 40 anos de tra­bal­ho do Pro­je­to Porti­nari em parce­ria com o Museu da Imagem e do Som (MIS),  está em car­taz no espaço MIS Expe­ri­ence, na zona oeste da cap­i­tal paulista, até 7 de abril. A exposição Porti­nari para Todos local­i­zou e cat­a­l­o­gou todas as obras do artista, além de reunir doc­u­men­tos e car­tas que serão apre­sen­tadas ago­ra ao públi­co de for­ma ampli­a­da.

Com recur­sos tec­nológi­cos para exibição e pro­jeção, o públi­co poderá ver mais de 150 obras do artista, incluin­do tra­bal­hos em grandes dimen­sões ou de coleções par­tic­u­lares. “A pre­sença do orig­i­nal é com­pen­sa­da larga­mente pela pos­si­bil­i­dade de você levar Porti­nari em todas as suas dimen­sões, não só em seu lega­do pic­tóri­co, mas tam­bém éti­co e human­ista”, diz o cri­ador do pro­je­to, o fil­ho do artista, João Porti­nari.

Experiências raras

Os painéis Guer­ra e Paz, com 14 met­ros de altura, pro­duzi­dos para a sede da Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU) em Nova York, serão exibidos em taman­ho real. Des­de que foram lev­a­dos aos Esta­dos Unidos, os tra­bal­hos só retornaram uma vez ao Brasil, entre 2010 e 2013, quan­do foram  exibidos no Rio de Janeiro e em São Paulo.

As exper­iên­cias imer­si­vas vão per­mi­tir o con­ta­to com a pro­dução sacra de Porti­nari, que tem parte em coleções par­tic­u­lares ou só pode ser vista em visi­ta a igre­jas, como a Matriz de Batatais (SP) ou na da Pam­pul­ha, em Belo Hor­i­zonte (MG).

A mostra é divi­di­da em eixos temáti­cos que vão apre­sen­tar os diver­sos assun­tos de inter­esse do pin­tor, como o aspec­to social, as dinâmi­cas do tra­bal­ho, a fau­na e flo­ra brasileiras, os mitos e o fol­clore.

Geração Tik Tok

A pro­pos­ta é não só mostrar as obras de Porti­nari, mas ofer­e­cer exper­iên­cias inter­a­ti­vas aos vis­i­tantes. Ao entrar na exposição, as pes­soas serão con­vi­dadas a faz­er uma self­ie do próprio ros­to. A par­tir do trata­men­to com inteligên­cia arti­fi­cial, o vis­i­tante rece­berá de vol­ta um retra­to com a lin­guagem do pin­tor.

João Porti­nari expli­ca que há uma ten­ta­ti­va de aprox­i­mar espe­cial­mente as cri­anças e os ado­les­centes do lega­do do artista. “Você pegar a ger­ação Tik Tok , que não tem a menor aprox­i­mação com Porti­nari, talvez passe a ter”, diz em refer­ên­cia à rede social para com­par­til­hamen­to de vídeos cur­tos. O MIS e o Pro­je­to Porti­nari pen­saram, segun­do ele, em uma série de ações focadas no públi­co jovem.

Até 1 milhão de pessoas

Os recur­sos audio­vi­suais tam­bém per­mi­tirão ouvir depoi­men­tos de grandes nomes das artes brasileiras que tiver­am cor­re­spondên­cia com Porti­nari. Você poderá estar diante do retra­to do [poeta] Car­los Drum­mond de Andrade e, ao mes­mo tem­po, ouvi-lo falar”, con­ta João. As entre­vis­tas fazem parte do acer­vo que o Pro­je­to Porti­nari recol­heu ao lon­go das últi­mas décadas e aju­dam a con­tex­tu­alizar os tra­bal­hos do pin­tor.

Com o inves­ti­men­to nas lin­gua­gens dig­i­tais e na mostra desse grande acer­vo, João espera que a exposição chegue a um públi­co muito amp­lo. Segun­do ele, a expec­ta­ti­va é que entre 800 mil e 1 mil­hão de pes­soas vis­item o MIS até 10 de jul­ho, últi­mo dia da mostra.

O MIS  Expe­ri­ence fica na Rua Vladimir Her­zog, 75, na Água Bran­ca. A mostra abre de terça a sex­ta-feira e aos domin­go, das 10h às 17h. Aos  sába­dos e feri­ados, o fun­ciona­men­to é das 10h às 18h. Os ingres­sos são gra­tu­itos às terças-feiras. De quar­ta a sex­ta-feira, os ingres­sos cus­tam R$ 30, com pos­si­bil­i­dade de meia-entra­da, e aos fins de sem­ana e feri­ados a inteira cus­ta R$ 45.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d