...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / SP: metroviários fazem nova assembleia; linhas funcionam parcialmente

SP: metroviários fazem nova assembleia; linhas funcionam parcialmente

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Categoria volta a se reunir para definir rumos do movimento


Pub­li­ca­do em 24/03/2023 — 08:03 Por Cami­la Maciel — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

As lin­has do metrô 1‑Azul, 2‑Verde e 3‑Vermelha fun­cionam par­cial­mente nes­ta sex­ta-feira (24). O plano de con­tingên­cia começou a ser oper­a­do às 6h45. A lin­ha 15- Pra­ta do monotril­ho per­manece fecha­da. Os metro­viários devem realizar, ago­ra de man­hã, mais uma assem­bleia para avaliar nova pro­pos­ta apre­sen­ta­da pelo gov­er­no do esta­do na madru­ga­da de hoje.

Cer­ca de 3 mil­hões de pes­soas cir­cu­lam diari­a­mente por essas lin­has. Estão aber­tas as seguintes estações: Ana Rosa, a Luz, da lin­ha 1‑Azul; Alto do Ipi­ran­ga a Clíni­cas, da lin­ha 2‑Verde; San­ta Cecília a Bress­er- Mooca, da  lin­ha 3‑Vermelha.

Propostas

Em assem­bleia encer­ra­da às 21h40 de ontem, os metro­viários condi­cionaram o retorno aos tra­bal­hos a uma de duas condições: o Metrô aceitar a pro­pos­ta do Min­istério Públi­co do Tra­bal­ho (MPT) ou a empre­sa per­mi­tir a oper­ação dos trens sem a cobrança de pas­sagens, a chama­da catra­ca livre, enquan­to durarem as nego­ci­ações.

pro­pos­ta apre­sen­ta­da pelo MPT sug­e­ria o paga­men­to do val­or de abono de R$ 2.500 por tra­bal­hador, por ano, de 2020 a 2022, o can­ce­la­men­to de punições, a garan­tia de não retal­i­ação aos gre­vis­tas e a ausên­cia de descon­tos dos dias para­dos.

A Com­pan­hia do Met­ro­pol­i­tano de São Paulo retornou com uma con­trapro­pos­ta, na madru­ga­da, nos seguintes ter­mos: paga­men­to em abril de abono salar­i­al no val­or de R$ 2 mil e a insti­tu­ição de Pro­gra­ma de Par­tic­i­pação nos Resul­ta­dos de 2023, a ser pago em 2024.

Ponto facultativo

O gov­er­nador Tar­cí­sio de Fre­itas decre­tou pon­to fac­ul­ta­ti­vo nas repar­tições públi­cas estad­u­ais da cap­i­tal e região met­ro­pol­i­tana nes­ta sex­ta-feira (24). O prefeito Ricar­do Nunes tam­bém decre­tou pon­to fac­ul­ta­ti­vo nas repar­tições públi­cas, com exceção de serviços essen­ci­ais como funerário, unidades de atendi­men­to das sec­re­tarias de Saúde e Assistên­cia Social, toda a rede munic­i­pal de ensi­no e a segu­rança urbana.

Nes­ta man­hã, o con­ges­tion­a­men­to chega a 405 quilômet­ros (km) na cap­i­tal paulista. A pior situ­ação é na zona sul, com 124 km.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d