...
quarta-feira ,10 setembro 2025
Home / Noticias / SP: sindicatos e movimentos sociais se mobilizam em ato por soberania

SP: sindicatos e movimentos sociais se mobilizam em ato por soberania

Manifestação lotou a Praça da República, no centro da cidade

Guil­herme Jerony­mo — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 07/09/2025 — 13:42
São Paulo
São Paulo (SP), 07/09/2025 - Centrais sindicais e os movimentos populares que compõem as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo realizam ato em defesa da soberania e da pauta da classe trabalhadora, na Praça da República. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Em ato orga­ni­za­do pelos movi­men­tos soci­ais e cen­trais sindi­cais, mil­hares de pes­soas se reuni­ram neste domin­go (7) de man­hã na Praça da Repúbli­ca, em São Paulo.

O ato ocupou ain­da uma aveni­da próx­i­ma e foi mar­ca­do por ban­deiras e faixas em favor da sobera­nia pop­u­lar e de pau­tas lig­adas aos tra­bal­hadores, como o fim da escala 6x1, a isenção do Impos­to de Ren­da para os que recebem até R$ 5 mil e a tax­ação pro­gres­si­va, chegan­do aos mais ricos. A mobi­liza­ção defend­eu ain­da posição con­trária à anis­tia e a inter­venções como o tar­i­faço do gov­er­no Don­ald Trump.

São Paulo (SP), 07/09/2025 - Centrais sindicais e os movimentos populares que compõem as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo realizam ato em defesa da soberania e da pauta da classe trabalhadora, na Praça da República. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: Mobi­liza­ção em São Paulo reúne rep­re­sen­tantes de cen­trais sindi­cais e movi­men­tos pop­u­lares — Foto Paulo Pinto/Agência Brasil

“Nós enfrenta­mos gov­er­nos de dire­i­ta e nos man­tive­mos firmes; super­amos uma pan­demia e um gov­er­no neo­fascista, per­se­veran­do em nos­sos princí­pios; con­fronta­mos um golpe mil­i­tar e aqui esta­mos, na Praça da Repúbli­ca, com altivez, para afir­mar que não prevale­cerão sobre nós, pois nos­sos movi­men­tos não for­jaram covardes, mas sim mil­i­tantes sérios e enga­ja­dos”, disse Gilmar Mau­ro, rep­re­sen­tan­do o Movi­men­tos dos Tra­bal­hadores Sem Ter­ra, um dos orga­ni­zadores do ato.

“Na mes­ma hora, esta­mos ocu­pan­do as ruas e as redes para com­bat­er o ataque à nos­sa sobera­nia e defend­er a democ­ra­cia. Um novo golpe está sendo tra­ma­do, que é a anis­tia. E a gente tem que mostrar nas ruas que o povo não quer anis­tia, e esta­mos mostran­do isso aqui hoje”, disse à Agên­cia Brasil o dep­uta­do estad­ual Antônio Dona­to, lid­er­ança do PT na assem­bleia estad­ual.

A defe­sa dessas ban­deiras se esten­deu a pro­gra­mas do gov­er­no e à atu­ação da Justiça. Os dis­cur­sos lem­braram tam­bém o jul­ga­men­to de Bol­sonaro e dos demais envolvi­dos na ten­ta­ti­va de golpe de 8 de janeiro, além de citar o gov­er­nador de São Paulo, Tar­cí­sio de Fre­itas, e as mobi­liza­ções da dire­i­ta pela anis­tia. Tam­bém se man­i­fes­taram con­tra as inter­venções dos Esta­dos Unidos no con­ti­nente, como no dis­cur­so de Miguel Tor­res, diri­gente da Força Sindi­cal:

“Reuni­mo-nos nas ruas para comem­o­rar essa con­quista, mas tam­bém para reafir­mar a luta con­tra a invasão de nos­so ter­ritório, a inter­fer­ên­cia estrangeira em nos­sa sobera­nia, a impunidade e qual­quer pro­je­to de anis­tia em cur­so. É imper­a­ti­vo que, neste momen­to cru­cial, este­jamos vig­i­lantes con­tra políti­cos que neg­li­gen­ci­am os inter­ess­es da sociedade e con­spir­am con­tra o Brasil”, afir­mou Tor­res.

O ato bol­sonar­ista, pre­vis­to para esta tarde tam­bém em São Paulo, foi lem­bra­do pelos pre­sentes, em dis­cur­sos e nas entre­vis­tas à impren­sa.

“Não há democ­ra­cia sem sobera­nia. E não há democ­ra­cia se for aprova­da anis­tia, porque se aprova­da é uma desmo­ti­vação para o brasileiro, para o mun­do e para a Justiça brasileira. Nesse 7 de setem­bro, feliz­mente esta­mos numa democ­ra­cia que per­mite tan­to a nós quan­to à extrema dire­i­ta, ali­a­da de Bol­sonaro, se man­i­fes­tar na Paulista, e nós na Praça da Repúbli­ca. Se depen­desse deles, tin­ham dado um golpe no Brasil e nós não poderíamos nem sequer nos man­i­fes­tar. Eles não recon­hecem a importân­cia da sobera­nia, da democ­ra­cia, assim como o dire­ito da classe tra­bal­hado­ra de com­bat­er as desigual­dades e os priv­ilé­gios nesse país”, disse à Agên­cia Brasil Ricar­do Bon­fim, coor­de­nador-ger­al da Cen­tral de Movi­men­tos Pop­u­lares.

Em ros­tos, roupas e cores, a mobi­liza­ção na Praça da Repúbli­ca teve a pre­sença de mil­i­tantes de todos os par­tidos de esquer­da, dos mais tradi­cionais às novas agremi­ações. Uma das vet­er­anas, Malv­ina Joana de Lima, ped­a­goga aposen­ta­da, é petista há 44 anos. Morou 580 dias na vigília Lula livre e, por isso mes­mo, disse que não tem frio nem chu­va que a tire das ruas, mes­mo com os seus 72 anos. “Luta­mos e resis­ti­mos pela nos­sa pátria. O Brasil é nos­so, e não cabe aos de fora, ao Trump, man­dar aqui. Mas, para a sem­ana, estou prepara­da para faz­er fes­ta, não é pos­sív­el que não se pague pelo que ten­taram faz­er com a nos­sa democ­ra­cia”, afir­mou.

São Paulo (SP), 07/09/2025 - Centrais sindicais e os movimentos populares que compõem as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo realizam ato em defesa da soberania e da pauta da classe trabalhadora, na Praça da República. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: Rep­re­sen­tantes de cen­trais sindi­cais e de movi­men­tos pop­u­lares fazem ato em defe­sa da sobera­nia e da pau­ta da classe tra­bal­hado­ra, na Praça da Repúbli­ca, em São Paulo — Foto Paulo Pinto/Agência Brasil

Out­ra que acom­pan­hou o ato des­de o começo da man­hã, Maria das Graças, aux­il­iar de enfer­magem aposen­ta­da, con­sid­era impor­tante sair às ruas em pleno sete de setem­bro: “Vim pela nos­sa pátria, é impor­tante estar aqui e mostrar o que quer­e­mos. Me chama­ram lá no movi­men­to, par­ticipo do movi­men­to de mora­dia, vim pois acho impor­tante estar pre­sente, con­tin­uar par­tic­i­pan­do e lutan­do”.

Os min­istros Luiz Mar­in­ho, do Tra­bal­ho, e Paulo Teix­eira, do Desen­volvi­men­to Agrário, par­tic­i­param do ato, rep­re­sen­tan­do o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, que acom­pan­hou os des­files em Brasília.

Veja gale­ria de fotos

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Em voto, Fux diz que ação deveria ter tramitado na primeira instância

Segundo ele, nenhum dos réus tem foro por prerrogativa de função Felipe Pontes e Paula …