...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Valdemar Costa Neto foi indiciado pela PF mas PGR não fez denúncia

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 21/10/2025 — 20:39
Brasília
O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, fala com a imprensa no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília.
Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal JrAgên­cia Brasil

A Primeira Tur­ma do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) decid­iu nes­ta terça-feira (21) deter­mi­nar a reaber­tu­ra da inves­ti­gação sobre a tra­ma golpista envol­ven­do o pres­i­dente do PL, Valde­mar Cos­ta Neto, diri­gente do par­tido do ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro. 

Por 4 votos 1, o cole­gia­do acol­heu a pro­pos­ta fei­ta pelo rela­tor do caso, min­istro Alexan­dre de Moraes, durante o jul­ga­men­to que con­de­nou os réus do Núcleo 4 da tra­ma golpista, grupo acu­sa­do de dis­sem­i­nar desin­for­mação con­tra as urnas eletrôni­cas.

Com a decisão, a inves­ti­gação dev­erá ser retoma­da para apu­rar os crimes de orga­ni­za­ção crim­i­nosa e ten­ta­ti­va de abolição vio­len­ta do Esta­do Democráti­co de Dire­ito.

No ano pas­sa­do, Valde­mar foi indi­ci­a­do pela Polí­cia Fed­er­al (PF) no inquéri­to sobre a tra­ma golpista. Con­tu­do, o políti­co não foi denun­ci­a­do pela Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca (PGR) em nen­hum dos qua­tro núcleos de acu­sa­dos de ten­tar man­ter Jair Bol­sonaro no poder após as eleições de 2022.

Mais cedo, Moraes sug­eriu a retoma­da da inves­ti­gação durante a sessão que con­de­nou Car­los Cesar Moret­z­sohn Rocha, ex-pres­i­dente do Insti­tu­to Voto Legal (IVL).

Car­los foi con­trata­do pelo PL para real­iza­ção de estu­dos para basear a ação na qual o par­tido con­testou no Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE) o resul­ta­do do primeiro turno das eleições de 2022. Na ação, foi usa­da desin­for­mação para sug­erir fraudes na votação eletrôni­ca.

Procu­ra­da pela Agên­cia Brasil, a defe­sa de Valde­mar Cos­ta Neto disse que não vai comen­tar a decisão.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d