...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Teleférico do Morro da Providência volta a funcionar no 2º semestre

Teleférico do Morro da Providência volta a funcionar no 2º semestre

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Equipamento parou de funcionar em dezembro de 2016


Pub­li­ca­do em 26/01/2023 — 18:11 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Primeira favela do Rio de Janeiro, o Mor­ro da Providên­cia, local­iza­do na região cen­tral da cidade, terá de vol­ta o seu tele­féri­co ain­da este ano, no segun­do semes­tre, segun­do infor­mou hoje (26) a Com­pan­hia Car­i­o­ca de Parce­rias e Inves­ti­men­tos (CCPar), vin­cu­la­da à prefeitu­ra da cap­i­tal flu­mi­nense.

Des­de 2021, a empre­sa fez inves­ti­gações téc­ni­cas para avaliar a situ­ação do equipa­men­to, o que dev­e­ria ser sub­sti­tuí­do e o que pode­ria ser recu­per­a­do. Depois da lic­i­tação de con­tratação da empre­sa para exe­cu­tar as obras, o crono­gra­ma esta­b­ele­ceu eta­pas de recu­per­ação estru­tur­al das estações. O plane­ja­men­to pre­vê a recu­per­ação das tor­res metáli­cas, a revisão dos sis­temas eletromecâni­cos e a fase de testes. “Atual­mente esta­mos tra­bal­han­do simul­tane­a­mente nas eta­pas 1 e 2”, infor­mou a CCPar, por meio de sua asses­so­ria de impren­sa.

A rein­au­gu­ração em 2023 ocor­rerá sete anos depois que o fun­ciona­men­to do tele­féri­co foi inter­rompi­do. Inau­gu­ra­do em 2014, o Tele­féri­co da Providên­cia fun­cio­nou por ape­nas dois anos, reg­is­tran­do par­al­isações diver­sas para manutenções per­iódi­cas.

Retomada

O tele­féri­co parou de vez em dezem­bro de 2016, com o fim do con­tra­to com a empre­sa oper­ado­ra. A par­tir de 2017, a admin­is­tração munic­i­pal, chefi­a­da por Marce­lo Criv­el­la, não ren­ovou o con­tra­to, e o equipa­men­to per­maneceu para­do. Em 2021, a prefeitu­ra car­i­o­ca ini­ciou o proces­so de retoma­da. “Pelo tem­po em que ficou para­do, não era pos­sív­el sim­ples­mente retomar a oper­ação. Foi necessária uma análise cri­te­riosa das condições do tele­féri­co”, expli­cou a CCPar. Em mea­d­os do ano pas­sa­do, foi fei­ta a lic­i­tação, e as obras começaram em segui­da.

O Tele­féri­co da Providên­cia atende a 5 mil moradores, de acor­do com o Cen­so de 2010 do Insti­tu­to Brasileiro de Geografia e Estatís­ti­ca (IBGE). A refor­ma man­terá as três estações do equipa­men­to, que per­corre 721 met­ros: Cen­tral do Brasil (em frente ao VLT), Praça Améri­co Brum (no alto do mor­ro) e Gam­boa (em frente à Cidade do Sam­ba).

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d