...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / TSE nega direito de resposta sobre falas antigas de candidato a vice

TSE nega direito de resposta sobre falas antigas de candidato a vice

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr /Agência Brasil

Caso trata do uso de declarações antigas de Alckmin contra o PT


Pub­li­ca­do em 20/09/2022 — 22:00 Por Agên­cia Brasil  — Brasília

Ouça a matéria:

O plenário do Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE) con­fir­mou hoje (20) a decisão indi­vid­ual da min­is­tra Maria Clau­dia Buc­chi­aneri que negou dire­ito de respos­ta ao can­dida­to a vice-pres­i­dente Ger­al­do Alck­min (PSB), que com­põe a cha­pa for­ma­da pelo can­dida­to Luiz Iná­cio Lula da Sil­va (PT). 

O caso tra­ta da uti­liza­ção de falas anti­gas do ex-gov­er­nador de São Paulo con­tra o PT na cam­pan­ha eleitoral do can­dida­to à reeleição Jair Bol­sonaro (PL). A cam­pan­ha de Alck­min ale­gou que as declar­ações apre­sen­tadas nova­mente estari­am descon­tex­tu­al­izadas e con­fig­u­ram desin­for­mação.

Ao man­ter a decisão, por una­n­im­i­dade, o plenário seguiu o entendi­men­to da rela­to­ra. Segun­do a min­is­tra, as declar­ações, emb­o­ra anti­gas, são ver­dadeiras.

“Se as falas trazi­das qual­i­fi­cam-se como públi­cas e notórias, descabe cog­i­tar de fato sabida­mente inverídi­co, pres­su­pos­to indis­pen­sáv­el para a excep­cionalís­si­ma con­cessão de dire­ito de respos­ta”, jus­ti­fi­cou.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d