...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Vacinação contra sarampo e febre amarela será intensificada em SP

Vacinação contra sarampo e febre amarela será intensificada em SP

Campanha começa na próxima segunda-feira na capital paulista

Elaine Patri­cia Cruz – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 09/01/2026 — 18:36
São Paulo
Primeiro dia da campanha estadual do Dia D de Vacinação Contra o Sarampo no Rio de Janeiro, caminhão itinerante da Secretaria Estadual de Saúde Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo
Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo

A par­tir da próx­i­ma segun­da-feira (12), o esta­do de São Paulo vai inten­si­ficar a cam­pan­ha de vaci­nação con­tra o saram­po e a febre amarela. Segun­do a Sec­re­taria estad­ual da Saúde de São Paulo, ini­cial­mente a cam­pan­ha estará con­cen­tra­da na cap­i­tal paulista e em locais de grande cir­cu­lação de pes­soas.

Nes­ta primeira fase, a vaci­nação ocorre entre os dias 12 e 16 de janeiro em estações de metrô, ter­mi­nais de ônibus e shop­pings cen­ters. Depois, entre os dias 19 e 23 de janeiro, ela vai ser real­iza­da jun­to a taxis­tas e profis­sion­ais do setor de tur­is­mo. Já no dia 24 de janeiro a cam­pan­ha será reforça­da com o Dia D de vaci­nação.

A vaci­na con­tra o saram­po será apli­ca­da em ado­les­centes e adul­tos não vaci­na­dos ou com esque­ma incom­ple­to. Já a imu­niza­ção con­tra a febre amarela tem como foco meni­nos e meni­nas de 9 a 14 anos, além de pes­soas que vivem ou cir­cu­lam por áreas com reg­istro de trans­mis­são da doença.

“É impor­tante lem­brar que a vaci­na con­tra o saram­po, cax­um­ba e rubéo­la tam­bém está disponív­el em todas unidades bási­cas de saúde (UBSs) e é recomen­da­da para pes­soas a par­tir dos 12 meses até os 59 anos. Já a vaci­na da febre amarela é recomen­da­da para pes­soas dos 9 meses até os 59 anos. É impor­tante lem­brar que todos aque­les que já tomaram algu­ma dose de vaci­na con­tra a febre amarela não pre­cisam se vaci­nar nova­mente”, ressaltou Tatiana Lang, dire­to­ra do Cen­tro de Vig­ilân­cia Epi­demi­ológ­i­ca da sec­re­taria.

A vaci­nação é uma das prin­ci­pais estraté­gias de pre­venção con­tra sur­tos ou epi­demias. Man­ter o esque­ma vaci­nal em dia é impor­tante para garan­tir a pro­teção tan­to indi­vid­ual quan­to cole­ti­va, já que há pes­soas que não podem ser imu­nizadas.

Sarampo

No ano pas­sa­do, dois casos de saram­po foram con­fir­ma­dos no esta­do de São Paulo em pes­soas que havi­am via­ja­do ao exte­ri­or. Entre janeiro e novem­bro do ano pas­sa­do, 37 casos da doença foram con­fir­ma­dos em todo o Brasil, segun­do infor­mações do Min­istério da Saúde. Todos impor­ta­dos, ou seja, adquiri­dos em via­gens, sem trans­mis­são local do vírus.

O saram­po é uma doença infec­ciosa alta­mente con­ta­giosa e que já foi uma das prin­ci­pais causas de mor­tal­i­dade infan­til no mun­do. A trans­mis­são do vírus ocorre de pes­soa a pes­soa, por via aérea, seja ao tossir, espir­rar, falar ou res­pi­rar.

O saram­po é tão con­ta­gioso que uma pes­soa infec­ta­da pode trans­mi­tir a doença para 90% das pes­soas próx­i­mas e que não este­jam imunes. Por isso, a vaci­nação con­tra o saram­po é extrema­mente impor­tante.

Os prin­ci­pais sin­tomas da doença são man­chas ver­mel­has no cor­po e febre alta, aci­ma de 38,5o C, acom­pan­ha­da de tosse, con­jun­tivite, nar­iz escor­ren­do ou mal-estar inten­so. Os casos podem evoluir para com­pli­cações graves poden­do causar diar­reia inten­sa, infecções de ouvi­do, cegueira, pneu­mo­nia e ence­falite (infla­mação do cére­bro). Algu­mas dessas com­pli­cações podem ser fatais.

Febre amarela

A febre amarela é uma doença infec­ciosa febril agu­da que é cau­sa­da por um vírus. Esse vírus é trans­mi­ti­do pela pic­a­da de um mos­qui­to sil­vestre, que vive em zona de mata, e não há trans­mis­são dire­ta de pes­soa para pes­soa. Um indi­cador da pre­sença dess­es mos­qui­tos trans­mis­sores se dá com a morte de maca­cos, que tam­bém sofrem com altos índices de mor­tal­i­dade quan­do con­t­a­m­i­na­dos. Por isso, o avis­ta­men­to de maca­cos mor­tos deve ser infor­ma­do às equipes de saúde do municí­pio.

Os sin­tomas ini­ci­ais da febre amarela são febre, calafrios, dor de cabeça inten­sa, dores nas costas, dores no cor­po, náuse­as e vômi­tos, fadi­ga e fraque­za.

A doença pode ser pre­veni­da por meio de vaci­na, que está disponív­el gra­tuita­mente pelo Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS). Des­de abril de 2017, o Brasil ado­ta o esque­ma vaci­nal de ape­nas uma dose durante toda a vida, medi­da que está de acor­do com as recomen­dações da Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS).

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d