...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Vídeo abre visitação virtual ao Museu da Rádio Nacional do Rio

Vídeo abre visitação virtual ao Museu da Rádio Nacional do Rio

img_8766

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

A visitação online está disponível no site de rádios da EBC


Pub­li­ca­do em 08/05/2021 — 08:57 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Por ini­cia­ti­va do ger­ente da Rádio MEC, Thi­a­go Regot­to, foi cri­a­do nas insta­lações da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), na Lapa, região cen­tral da cap­i­tal flu­mi­nense, o Museu da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Os ouvintes fiéis da Nacional do Rio podem faz­er uma visi­ta vir­tu­al ao Museu da emis­so­ra. A vis­i­tação online já está disponív­el no site de rádios da EBC.

Nes­ta sex­ta-feira (7), a Nacional pas­sou para FM, no dial 87.1, emb­o­ra con­tin­ue em AM não só no Rio de Janeiro, mas em out­ras cap­i­tais, no dial 1.130.

Inau­gu­ra­da em 12 de setem­bro de 1936, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro per­manece ati­va até hoje. Por suas insta­lações, que durante lon­gos anos fun­cionaram no Edifí­cio A Noite, primeiro arran­ha-céu da Améri­ca Lati­na, local­iza­do na Praça Mauá, região por­tuária, se destacaram nomes famosos da músi­ca e do radioteatro brasileiro. Entre os balu­artes da músi­ca que pas­saram pela Nacional, estão Angela Maria, Cau­by Peixo­to, Dori­val Caym­mi, Jorge Goulart, Emil­in­ha Bor­ba, Mar­lene, Chico Alves, Car­men Miran­da, Orlan­do Sil­va, Car­los Gal­har­do, Araci de Almei­da. No radioteatro, se destacaram Paulo Gracin­do, Zezé Fon­se­ca, Iara Sales, Rodol­fo May­er, Ísis de Oliveira, Flo­ri­ano Faissal, Saint-Clair Lopes e Brandão Fil­ho, entre out­ros.

Em 1941, a Rádio Nacional apre­sen­tou a primeira radionov­ela do país, inti­t­u­la­da Em bus­ca da Feli­ci­dade. No ano seguinte, inau­gurou a primeira emis­so­ra de ondas cur­tas, fato que deu aos seus pro­gra­mas uma dimen­são nacional. A Nacional foi pio­neira tam­bém no radio­jor­nal­is­mo quan­do, em 1941, durante a Segun­da Guer­ra Mundi­al, criou o Repórter Esso. Com o slo­gan  A teste­munha ocu­lar da história, o pro­gra­ma ficou no ar até 1968.

Em 2012, a Nacional deixou o Edifí­cio A Noite, que foi sua sede por 76 anos, insta­lan­do-se na sede da TV Brasil Rio de Janeiro, na Lapa, onde per­manece até hoje.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d