...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Vila Isabel encerra desfiles do Grupo Especial no Rio

Vila Isabel encerra desfiles do Grupo Especial no Rio

Repro­dução: © Gus­ta­vo Domingues/RioTur

Seis escolas fecham apresentações no carnaval fora de época


Pub­li­ca­do em 24/04/2022 — 11:40 Por Alana Gan­dra – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Com uma hom­e­nagem a seu pres­i­dente de hon­ra, o can­tor e com­pos­i­tor Mar­t­in­ho da Vila, a Unidos de Vila Isabel encer­rou, na madru­ga­da deste domin­go (24), o des­file das esco­las de sam­ba do Grupo Espe­cial do Rio de Janeiro. O sam­ba-enre­do Can­ta, Can­ta, Min­ha Gente! A Vila é de Mar­t­in­ho, toca­do pelo car­navale­sco Edson Pereira, a esco­la con­vi­dou: “Ergue a cabeça, então, comu­nidade, e pisa forte na aveni­da! Gin­ga, sam­ba, sem­ba! Arran­quem do peito o gri­to pre­so e can­tem alto com orgul­ho a força e a fé da nos­sa negra-alma-sam­ba, deixan­do qual­quer tris­teza pra lá! É dia do teu Mar­t­in­ho, Vila! Incen­deia a Sapu­caí, vamos pra cima e sim, bora kizom­bar!”.

Antes da Vila Isabel, cin­co agremi­ações pas­saram pela Mar­quês de Sapu­caí. A primeira foi a Paraí­so do Tuiu­ti lev­ou para a aveni­da o enre­do Ka ríba tí ÿe — Que Nos­sos Cam­in­hos se Abram, do car­navale­sco Paulo Bar­ros. O enre­do pres­ta hom­e­nagem aos home­ns e mul­heres pre­tos que mar­caram a história da humanidade “porque escol­her­am os cam­in­hos da deter­mi­nação, da beleza, do con­hec­i­men­to. Eles afir­mam, em suas tra­jetórias, o poder da origem, os ensi­na­men­tos dos orixás e daque­les que povoaram o mun­do, trazen­do, em suas almas, a diás­po­ra africana”. As cores da Paraí­so do Tuiu­ti são amare­lo ouro e azul pavão.

Em segui­da, des­filou a Portela, com o enre­do tam­bém de tema africano Igi Osè Baobá, dos car­navale­scos Rena­to Lage e Már­cia Lage, cel­e­bran­do a árvore da vida e da resistên­cia, o baobá. O enre­do hom­e­nageia os fun­dadores da azul e bran­co, que são os antepas­sa­dos, a vel­ha guar­da, “os guardiões de suas memórias.” As baianas, a her­ança das anti­gas fes­tas, pro­fanas e sagradas. Ao som do batuque da bate­ria, o suor dos pas­sis­tas verte nos­sa ances­tral­i­dade. E até hoje, sem­pre que os sam­bis­tas se unem de mãos dadas, sen­tem rever­ber­ar em suas almas a ener­gia pri­mor­dial unin­do a África e o Brasil, como bons fil­hos da diás­po­ra que todos somos. O sam­ba res­pi­ra como um vel­ho aobá”, diz o enre­do. A esco­la é a mais anti­ga do esta­do do Rio de Janeiro, ten­do sido fun­da­da em 11 de abril de 1923.

Ter­ceira esco­la de sam­ba a pas­sar pela Mar­quês de Sapu­caí, a Moci­dade Inde­pen­dente de Padre Miguel fez do Batuque ao Caçador seu enre­do para o car­naval fora de época deste ano, ten­do Fábio Ricar­do como car­navale­sco da esco­la. O enre­do pres­ta hom­e­nagem aos rit­mis­tas de ontem, de hoje e de sem­pre que com­põem a alma da esco­la verde e bran­ca.

Tam­bém desta­can­do as cores azul pavão e amare­lo ouro, a Unidos da Tiju­ca foi a quar­ta esco­la a pis­ar a Pas­sarela do Sam­ba, com o enre­do Waranã – A Reex­istên­cia Ver­mel­ha, cri­a­do pelo car­navale­sco Jack Vas­con­ce­los e que é uma ode aos povos indí­ge­nas. A Unidos da Tiju­ca foi fun­da­da no dia 31 de dezem­bro de 1931.

Fala Majeté! Sete Chaves de Exu, dos car­navale­scos Leonar­do Bora e Gabriel Had­dad, foi o enre­do que a Acadêmi­cos do Grande Rio lev­ou para a Mar­quês de Sapu­caí no segun­do dia de des­files do Grupo Espe­cial, “trans­bor­da­do com expressões e falas reti­radas do doc­u­men­tário Estami­ra, de Mar­cos Pra­do, além de frag­men­tos de poe­mas, canções e pon­tos de macum­ba”. As cores prin­ci­pais da agremi­ação são o ver­mel­ho, verde e bran­co. Com a quadra no municí­pio de Duque de Cax­i­as, Baix­a­da Flu­mi­nense, a Grande Rio é uma das esco­las mais novas do esta­do, fun­da­da em 1988.

Apuração

A apu­ração dos votos dados às esco­las de sam­ba no car­naval deste ano está pre­vista para a próx­i­ma terça-feira (26),com a divul­gação do resul­ta­do final pela Liga Inde­pen­dente das Esco­las de Sam­ba do Rio de Janeiro (Liesa).

A pro­gra­mação do car­naval car­i­o­ca de 2022 ter­mi­na no sába­do (30), com o des­file das campeãs.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d