...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / 5G: salto para o futuro é tema do Caminhos da Reportagem de hoje

5G: salto para o futuro é tema do Caminhos da Reportagem de hoje

Parque tecnológico de Brasília oferece experiências em 5G
Repro­dução: © TV Brasil

Programa será exibido às 20h, na TV Brasil


Pub­li­ca­do em 09/05/2021 — 10:00 Por TV Brasil — Brasília — Brasília

Conexão. Entre as pes­soas. Entre as coisas. Entre as pes­soas e as coisas. Com o 5G, a quin­ta ger­ação da inter­net, tudo estará conec­ta­do. “O seu reló­gio conec­ta­do com o seu celu­lar, o seu celu­lar conec­ta­do com o seu car­ro, o seu car­ro conec­ta­do com o seu ar-condi­ciona­do, o seu ar-condi­ciona­do conec­ta­do com a sua TV”, exem­pli­fi­ca o dire­tor de ino­vação Leonar­do Reis­man. Com isso, ao chegar em casa, você poderá encon­trar o ambi­ente na tem­per­atu­ra que mais gos­ta, o seu pro­gra­ma de tele­visão favorito pron­to para exibição e a sua bebi­da bem gelad­in­ha. E é impor­tante ressaltar que você poderá ir para casa em um car­ro autônomo.

Parece coisa de filme futur­ista, mas esse futuro está bem próx­i­mo. A quin­ta ger­ação da inter­net já é uma real­i­dade em alguns país­es, como a Chi­na, e já está em fun­ciona­men­to em ambi­entes como o Par­que Tec­nológi­co de Brasília, que mon­tou um lab­o­ratório 5G para exper­i­men­tos com a tec­nolo­gia. A expec­ta­ti­va é que as cap­i­tais brasileiras rece­bam essa ino­vação até jul­ho do ano que vem. E que essa nova for­ma de conexão se torne real­i­dade para a maio­r­ia dos brasileiros até 2028.

Manuela se surpreende com a câmera antiga da mãe
Repro­dução: Manuela se sur­preende com a câmera anti­ga da mãe — TV Brasil                                                                                                                             

O Cam­in­hos da Reportagem des­ta sem­ana das Tele­co­mu­ni­cações vai dis­cu­tir as pos­si­bil­i­dades dessa tec­nolo­gia que prom­ete autom­a­ti­zar proces­sos na indús­tria e na agri­cul­tura e pos­si­bil­i­tar cidades mais inteligentes. Além dis­so, vai impul­sion­ar a telemed­i­c­i­na, que já teve um grande avanço com a pan­demia da Covid-19. “Quan­do eu soube da opor­tu­nidade de ter um médi­co pela telemed­i­c­i­na, eu achei muito bacana porque a nos­sa região é um pouco afas­ta­da da cidade”, con­ta a pro­fes­so­ra Lua­na Araújo, que mora em uma comu­nidade pesqueira no inte­ri­or do Ceará.

Um mun­do total­mente novo. Prin­ci­pal­mente para quem viveu a evolução tec­nológ­i­ca, como a den­tista Luciana Pacheco, que teve seu primeiro celu­lar em 1998, quan­do era necessário rece­ber uma car­ta autor­izan­do a com­pra da lin­ha tele­fôni­ca. A fil­ha Manuela, de oito anos, se sur­preende com os apar­el­hos mais anti­gos e dis­para “eu não con­seguiria viv­er nes­sa época”.

O 5G prom­ete conec­tivi­dade e rev­olução econômi­ca, social e na relação das pes­soas com out­ras pes­soas e com os apar­el­hos, a chama­da Inter­net das Coisas. É muito mais do que uma sim­ples evolução do 4G ou ape­nas mais veloci­dade de down­load, por exem­p­lo. Mas o Brasil pre­cisa avançar, já que o aces­so à inter­net no país ain­da esbar­ra em difi­cul­dades estru­tu­rais, como a fal­ta ou a baixa conexão em deter­mi­nadas local­i­dades. Indí­ge­nas do aldea­men­to Fulni‑ô, do municí­pio de Águas Belas, no esta­do de Per­nam­bu­co, con­tam como a inter­net chega até eles e como é uti­liza­da para fins educa­tivos e para des­col­o­nizar as telas. “Usan­do a inter­net a gente está desmisti­f­i­can­do esse con­ceito do índio genéri­co, o índio de cul­tura estáti­ca, aque­le que fica só na mata”, expli­ca o cineas­ta indí­ge­na Elvis Fer­reira de Sá.

Indígenas utilizam a internet para derrubar estereótipos
Repro­dução: Indí­ge­nas uti­lizam a inter­net para der­rubar estereóti­pos — TV Brasil                                                                                                                            

As apli­cações da tec­nolo­gia, as difi­cul­dades e pos­si­bil­i­dades de inclusão social, bem como as reflexões sobre a segu­rança cibernéti­ca, estão em pau­ta no Cam­in­hos da Reportagem deste domin­go, dia 09 de maio. É às 20h, na TV Brasil.

Ficha téc­ni­ca

Reportagem: Gra­ciel­ly Bit­ten­court

Pro­dução: Car­oli­na Gonçalves

Ima­gens: André Rodri­go Pacheco

Apoio às ima­gens: Claiton Fre­itas

Auxílio téc­ni­co: Alexan­dre Souza

Edição de tex­to: Fran­cis­lene de Paula

Edição de ima­gens e final­iza­ção: André Eustáquio

Arte: Felipe Leite

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Morre Arlindo de Souza, conhecido como “Popeye Brasileiro”

Ele ficou conhecido por usar óleo mineral nos braços, prática perigosa Luciano Nasci­men­to — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d