...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Instituições ofertam 3,2 mil vagas de residência médica

Instituições ofertam 3,2 mil vagas de residência médica

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Editais do Exame Nacional de Residência 2021 foram publicados ontem


Pub­li­ca­do em 07/10/2021 — 16:06 Por Agên­cia Brasil — Brasília

A Empre­sa Brasileira de Serviços Hos­pi­ta­lares (Ebserh) pub­li­cou ontem (6) os edi­tais do Exame Nacional de Residên­cia (Enare) de 2021. Os edi­tais estão disponíveis no site do Enare. As inscrições poderão ser real­izadas de 20 de out­ubro a 8 de novem­bro, no mes­mo endereço eletrôni­co, e as provas ocor­rerão em 12 de dezem­bro deste ano.

Mais de 3,2 mil vagas de residên­cia das áreas médi­ca, mul­ti e uniprofis­sion­al serão ofer­tadas em 81 insti­tu­ições dis­tribuí­das em todo o país. De acor­do com a estatal, que é vin­cu­la­da ao Min­istério da Edu­cação (MEC), isso rep­re­sen­ta um cresci­men­to de aprox­i­mada­mente 800% no número de vagas e de 900% no número de insti­tu­ições par­tic­i­pantes.

O Enare foi cri­a­do em 2020 para otimizar a for­ma de seleção dos res­i­dentes. Segun­do a Ebserh, as uni­ver­si­dades fed­erais par­tic­i­pantes da primeira edição tiver­am menos vagas ociosas, elim­i­naram os cus­tos e a car­ga buro­cráti­ca da real­iza­ção dos exam­es indi­vid­u­ais e ampli­aram a qual­i­fi­cação da seleção.

“Para os can­didatos, o exame unifi­ca­do apre­sen­tou van­ta­gens como cus­to menor, data úni­ca para a real­iza­ção das provas, apli­cação em todas as cap­i­tais, pos­si­bil­i­dade de escol­ha de onde o res­i­dente que­ria atu­ar, den­tre out­ras”, expli­cou a empre­sa.

Na edição deste ano, as provas serão real­izadas em todas as cap­i­tais e em mais 23 cidades: Feira de San­tana (BA), Ilhéus (BA), Imper­a­triz (MA), Uber­lân­dia (MG), Caratin­ga (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), Doura­dos (MS), Sinop (MT), Camp­ina Grande (PB), Cas­cav­el (PR), Guara­pua­va (PR), Lon­d­ri­na (PR), Nova Iguaçu (RJ), Pas­so Fun­do (RS), Pelotas (RS), Bau­ru (SP), São Car­los (SP), São José do Rio Pre­to (SP), Camp­inas (SP), Araguaí­na (TO), Petroli­na (PE) e Joinville (SC).

Classificação

A Ebserh expli­ca que o sis­tema de clas­si­fi­cação é semel­hante ao do Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), que usa notas do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) para seleção de estu­dantes da grad­u­ação em uni­ver­si­dade fed­erais. Depois das provas, o can­dida­to terá a nota alcança­da na espe­cial­i­dade escol­hi­da e poderá uti­lizá-la para indicar onde pre­tende atu­ar. O sis­tema fica aber­to por um tem­po deter­mi­na­do para que cada can­dida­to reg­istre o local de sua prefer­ên­cia. As mel­hores notas se sobrepõem às menores, deter­mi­nan­do, no fechamen­to do sis­tema, quem ocu­pará as vagas.

Em segui­da, ele é aber­to nova­mente para preencher as vagas ociosas e para a for­mação de cadas­tro reser­va.

Em 2020, hou­ve a ofer­ta de 405 vagas para oito hos­pi­tais da Rede Ebserh/MEC e um hos­pi­tal mil­i­tar. Foram 304 para 41 espe­cial­i­dades de residên­cia médi­ca, oito para a residên­cia uniprofis­sion­al (entre enfer­magem e físi­ca médi­ca) e 93 para a residên­cia mul­ti­profis­sion­al, que incluiu enfer­meiros, far­ma­cêu­ti­cos, fisioter­apeu­tas, fonoaudiól­o­gos, psicól­o­gos, assis­tentes soci­ais, ter­apeu­tas ocu­pa­cionais, odon­tól­o­gos, nutri­cionistas e profis­sion­ais de edu­cação físi­ca. Com o aumen­to de vagas deste ano, a Ebserh espera uma maior diver­si­fi­cação nas espe­cial­i­dades profis­sion­ais.

A Ebserh foi cri­a­da em 2011 e, atual­mente, admin­is­tra 40 hos­pi­tais uni­ver­sitários fed­erais, que aten­dem pacientes do Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS) e apoiam a for­mação de profis­sion­ais de saúde e o desen­volvi­men­to de pesquisas.

Títu­lo alter­ado às 17h24 para ajuste de infor­mação

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d