...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Número de mortos em Petrópolis chega a 152

Número de mortos em Petrópolis chega a 152

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Temporal atingiu a cidade da Região Serrana na terça-feira


Pub­li­ca­do em 20/02/2022 — 11:43 Por Ake­mi Nita­hara – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Até a noite de ontem (19), as equipes de res­gate que atu­am em Petrópo­lis, na Região Ser­rana do Rio de Janeiro, reti­raram 24 pes­soas com vida dos desliza­men­tos e enchentes que afe­tam a cidade des­de terça-feira (15), quan­do um tem­po­ral caiu na região. A cidade foi nova­mente atingi­da por chu­vas fortes na quin­ta-feira (17). O número de mor­tos subiu para 152 e ain­da há 165 pes­soas desa­pare­ci­das, segun­do a Polí­cia Civ­il do esta­do.

As equipes da Defe­sa Civ­il man­tiver­am as bus­cas durante toda a noite, mes­mo com a chu­va forte a mod­er­a­da. Des­de terça-feira foram reg­istra­dos mais de 800 chama­dos, sendo a maio­r­ia por desliza­men­tos, que afe­taram casas e vias públi­cas em difer­entes pon­tos da cidade. Cer­ca de 800 pes­soas estão sendo aten­di­das pela Assistên­cia Social, em 20 pon­tos de apoio mon­ta­dos para acol­her os moradores de área de risco.

Cães farejadores

Cães fare­jadores da Guar­da Civ­il Munic­i­pal de Petrópo­lis e de out­ras cor­po­rações, de diver­sos esta­dos do país que enviaram aju­da à cidade, estão aux­il­ian­do nas bus­cas pelos cor­pos das víti­mas dos desliza­men­tos de ter­ra. São 35 cães atuan­do em locais como o Alto da Ser­ra, Rua Tere­sa, Sar­gen­to Boen­ing, Cax­am­bu e Cre­merie.

A expec­ta­ti­va é que hoje (20) o número de ani­mais atuan­do nos tra­bal­hos de bus­ca e res­gate suba para 45. Eles foram envi­a­dos de esta­dos e municí­pios como Teresópo­lis, Magé, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e San­ta Cata­ri­na. Tam­bém são aguarda­dos qua­tro cães da Argenti­na e mais ani­mais envi­a­dos pelo gov­er­no de Goiás e do Rio Grande do Sul.

De acor­do com o respon­sáv­el téc­ni­co e opera­cional do Gru­pa­men­to de Oper­ações com Cães de Petrópo­lis, Lean­dro Lopes, os cães tiver­am uma par­tic­i­pação impor­tante no res­gate de dezenas de cor­pos.

“Para que pos­samos dar mais veloci­dade e dinâmi­ca ao tra­bal­ho, a par­tir do momen­to que faze­mos a detecção e o ani­mal dá o sinal de pos­i­ti­vo, já par­ti­mos para out­ro pon­to enquan­to os bombeiros ini­ci­am as escav­ações no local indi­ca­do. Por isso, não temos ain­da um lev­an­ta­men­to de quan­tas víti­mas foram encon­tradas com vida ou não”.

Limpeza

A prefeitu­ra de Petrópo­lis real­iza hoje uma mega­op­er­ação para limpeza das ruas, com o apoio das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói. Serão mais de dois mil home­ns e mul­heres atuan­do em diver­sos pon­tos da cidade, além de máquinas e cam­in­hões, na primeira ação da Frente Nacional dos Prefeitos.

A Com­pan­hia de Limpeza Urbana da cap­i­tal (Com­lurb) envi­ou 15 cam­in­hões bas­cu­lantes de grande porte, dois menores, sete pás mecâni­cas e qua­tro cam­in­hões pipa, além de duas vans equipadas com moto bom­ba e itens para remoção de gal­hos, cam­in­hão de apoio e cin­co vans de poda de árvore, com 50 moto­sser­ras.

Ontem, o tra­bal­ho de limpeza con­tou com mais de mil pes­soas, con­cen­tradas nas ruas do Cen­tro Históri­co, Bin­gen, Coro­nel Veiga e Wash­ing­ton Luiz. As equipes atu­am tam­bém em regiões como Cen­tro, Qui­tand­in­ha, Alto da Ser­ra, Chá­cara Flo­ra e Cor­rêas. De acor­do com a Sec­re­taria Munic­i­pal de Trans­portes, metade das cer­ca de 20 vias fun­da­men­tais para a mobil­i­dade urbana do municí­pio atingi­das após as chu­vas já foram des­ob­struí­das.

As empre­sas de ônibus de Petrópo­lis estão resta­b­ele­cen­do grad­ual­mente a oper­ação das lin­has. Ontem (19), os ônibus per­manece­r­am operan­do com redução de horários e de fro­ta.

A prefeitu­ra de Petrópo­lis pede que os moradores evitem sair de casa, para agilizar as ações de limpeza com menos pes­soas cir­cu­lan­do pela cidade.

Ações do estado

A Sec­re­taria de Saúde do Rio de Janeiro (SES) envi­ou ontem qua­tro motolân­cias do gru­pa­men­to de moto­ci­clis­tas do Serviço de Atendi­men­to Móv­el de Urgên­cia (Samu) da cap­i­tal para atu­ar nas ações de socor­ro em locais de difí­cil aces­so em Petrópo­lis. Out­ras qua­tro chegam hoje ao municí­pio.

Segun­do o gov­er­no do esta­do, os agentes aten­dem a deman­da espon­tânea da pop­u­lação e alcançam locais onde out­ros veícu­los ain­da não con­seguem chegar, por causa da difi­cul­dade de mobil­i­dade e obstrução das vias após os desliza­men­tos de ter­ra.

Equipes da Vig­ilân­cia San­itária Estad­ual estiver­am nos abri­gos que acol­hem as víti­mas para reforçar a ori­en­tação a respeito dos pro­to­co­los de segu­rança e con­t­a­m­i­nação por covid-19.

O Detran tam­bém está atuan­do na cidade, para a emis­são de iden­ti­dades e segun­da via de carteiras de habil­i­tação. Já foram entregues 54 doc­u­men­tos, com cer­ca de 300 atendi­men­tos aos moradores sem doc­u­men­tação civ­il ou segun­da via de CNH.

O pro­gra­ma RJ para Todos, da Sec­re­taria de Gov­er­no, já aten­deu 2.810 pet­ro­pol­i­tanos no Colé­gio Estad­ual Rui Bar­bosa. Entre as ações ofer­e­ci­das estão a expe­dição de carteira de tra­bal­ho dig­i­tal, ban­co de empre­gos e ori­en­tação jurídi­ca.

Comerciantes

Para faz­er um diag­nós­ti­co sobre os pre­juí­zos finan­ceiros sofri­dos pelos com­er­ciantes de Petrópo­lis, a prefeitu­ra lançou um for­mulário on-line. O ques­tionário pode ser preenchi­do pelo link. É necessário infor­mar dados como razão social, CNPJ, tele­fone, e‑mail, endereço, ativi­dade econômi­ca e quan­ti­dade de colab­o­radores, além dos pre­juí­zos sofri­dos e esti­ma­ti­va de cus­to para retomar a ativi­dade.

Segun­do o secretário de Fazen­da, Paulo Rober­to Pat­uléa, equipes mul­ti­dis­ci­pli­nares tam­bém irão col­her infor­mações pres­en­cial­mente.

“Vamos ter que recon­stru­ir a cidade. Por isso, vamos man­ter um diál­o­go com os empresários de Petrópo­lis, que são os que ger­am emprego e ren­da para a nos­sa cidade, para bus­car a mel­hor for­ma para ajudá-los e jun­tos reer­guer­mos a cidade. Quero destacar tam­bém que os empresários de Petrópo­lis tam­bém estão se mobi­lizan­do para as doações para aque­les que mais pre­cisam”.

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d