...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Brasil negocia aumento da importação de potássio da Jordânia

Brasil negocia aumento da importação de potássio da Jordânia

Repro­dução: © Rayl­ton Alves/Agência Ana

O país compra no exterior 95% do potássio usado na produção agrícola


Pub­li­ca­do em 07/05/2022 — 14:34 Por Pedro Peduzzi — Brasília

As impor­tações de potás­sio da Jordâ­nia para o Brasil poderão aumen­tar, de for­ma a garan­tir o fornec­i­men­to desse impor­tante fer­til­izante para a agri­cul­tura brasileira. Essa é a expec­ta­ti­va man­i­fes­ta­da hoje (7) pelo min­istro da Agri­cul­tura, Pecuária e Abastec­i­men­to, Mar­cos Montes, durante a visi­ta que fez à fábri­ca Arab Potash Com­pa­ny (APC), naque­le país.

Na visi­ta da comi­ti­va do min­istério à fábri­ca, que pro­duz mais de 2,4 mil­hões de toneladas de potás­sio por ano, Montes reuniu-se com o pres­i­dente da empre­sa, Maen Nsour, de quem ouviu man­i­fes­tações de inter­esse em ampli­ar as ven­das do fer­til­izante ao Brasil.

“Essa visi­ta é indica­ti­va que ter­e­mos relação estratég­i­ca com­er­cial de lon­go pra­zo” disse Nsour ao elo­giar o poten­cial do mer­ca­do brasileiro para seu pro­du­to. “O Brasil é impor­tante porque tra­bal­ha para a segu­rança ali­men­tar do mun­do”, disse o empresário.

Segun­do o min­istério, a Jordâ­nia é o 7º maior pro­du­tor mundi­al de potás­sio, sendo a APC a oita­va maior pro­du­to­ra mundi­al de potás­sio em vol­ume. “As oper­ações da APC estão local­izadas a 110 km ao sul de Amã, onde a Com­pan­hia pro­duz qua­tro tipos de potás­sio: potás­sio padrão, fino, gran­u­lar e indus­tri­al”, infor­mou a pas­ta.

Durante a visi­ta à fábri­ca, Montes disse estar otimista com as nego­ci­ações em cur­so. “Esta­mos acer­tan­do para que ela con­tin­ue fornecen­do potás­sio ao Brasil. Esta­mos receben­do uma quan­ti­dade razoáv­el atual­mente e, no próx­i­mo ano, rece­ber­e­mos aprox­i­mada­mente 500 mil toneladas. Quem sabe em dois ou três anos passe­mos a rece­ber mais de 1 mil­hão de toneladas dessa empre­sa”, disse o min­istro brasileiro.

“Recebe­mos tam­bém a notí­cia de que a empre­sa abrirá escritório ono Brasil, para as nego­ci­ações ficarem mais próx­i­mas”, acres­cen­tou

De acor­do com o Mapa, o Brasil impor­ta cer­ca de 85% de todo o fer­til­izante usa­do na pro­dução agrí­co­la nacional. No caso do potás­sio, o per­centu­al impor­ta­do é de cer­ca de 95%.

O Brasil é o quar­to maior con­sum­i­dor do fer­til­izante e, em 2021, as impor­tações desse pro­du­to ficaram aci­ma de 41 mil­hões de toneladas, o que, segun­do o min­istério, equiv­ale a mais de US$ 14 bil­hões.

Nos próx­i­mos dias, a comi­ti­va do Mapa vis­i­tará Egi­to e Mar­ro­cos, para tratar tam­bém do fornec­i­men­to de fer­til­izantes e da ampli­ação de inves­ti­men­tos no Brasil.

Edição: Nira Fos­ter

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d