...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Caminhos da Reportagem exibe hoje Xilogravura: a Maestria da Madeira

Caminhos da Reportagem exibe hoje Xilogravura: a Maestria da Madeira

Repro­dução: © TV Brasil

Programa da TV Brasil vai ao ar às 22h


Pub­li­ca­do em 22/05/2022 — 13:02 Por EBC — Brasília

Uma téc­ni­ca chi­ne­sa do sécu­lo 6º difundiu-se na Europa medieval e se tornou um impor­tante instru­men­to de impressão de livros. Mas que arte é essa tão tradi­cional que se tornou ali­a­da do cordel nordes­ti­no? E como ela surge no con­tex­to do mod­ernismo brasileiro e se afir­ma na arte con­tem­porânea? Tra­ta-se da xilo­gravu­ra, a arte de pro­duzir gravuras a par­tir de uma matriz de madeira. A téc­ni­ca é o tema do pro­gra­ma Cam­in­hos da Reportagem, que vai ao ar neste domin­go (22), exibido na TV Brasil.

Par­ceira da TV Brasil, a TV Per­nam­bu­co foi até a cidade de Bez­er­ros, a 100 quilômet­ros do Recife, para mostrar o ateliê do artista plás­ti­co J. Borges (imagem de destaque), um dos maiores mestres da xilo­gravu­ra e patrimônio vivo de Per­nam­bu­co.

Bem humora­do, J. Borges con­ta que, des­de que con­heceu o escritor Ari­ano Suas­suna, nos anos 70, e teve seu tra­bal­ho recon­heci­do pelo escritor, o ateliê pas­sou a rece­ber vis­i­tantes de toda parte. “No bom sen­ti­do, eu não tive mais sossego na vida”, brin­ca J. Borges.

No bair­ro da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro, fomos con­hecer o ateliê que out­ro mestre da xilo­gravu­ra man­tém há quase 50 anos. Entre os tra­bal­hos de destaque do paraibano Ciro Fer­nan­des, estão as ilus­trações de livros de grandes escritores brasileiros, como Rachel de Queiroz e Gilber­to Freyre.

Assim como J. Borges, Ciro Fer­nan­des tam­bém começou a car­reira artís­ti­ca como ilustrador de cordéis. No caso dele, na Feira de São Cristóvão, redu­to tradi­cional da comu­nidade nordes­ti­na no Rio de Janeiro.

Xilogravura: a maestria da madeira
Repro­dução: Maria Bono­mi em seu ateliê — TV Brasil

Um dos maiores nomes das artes plás­ti­cas no Brasil, Maria Bono­mi é recon­heci­da inter­na­cional­mente, des­de o iní­cio da car­reira, por suas obras em xilo­gravu­ra. Ela foi apren­diz de um dos pio­neiros da gravu­ra mod­er­na brasileira, Lívio Abramo (1903- 1992).

Ain­da nos anos 60, Maria rev­olu­cio­nou o mun­do das artes ao pro­duzir gravuras em grandes dimen­sões, chegan­do até a chama­da arte públi­ca. A últi­ma obra foi a sen­sív­el hom­e­nagem Requiem para os Tomba­dos da Covid-19, insta­l­a­da no ano pas­sa­do no Memo­r­i­al da Améri­ca Lati­na, em São Paulo.

“A ideia que me guia é a de que todo espaço é passív­el de ser uma grande matriz. Seja o espaço urbano, seja o espaço não urbano”, afir­ma Bono­mi, que bus­ca des­per­tar a vivên­cia da arte “como um momen­to de sal­var o lado humano do ser, a sen­si­bil­i­dade, a emoção do ser”.

Em car­taz no Paço Impe­r­i­al, no Rio de Janeiro, com a mostra Margem Norte, o artista paraense Diô Viana procu­ra cap­tar o movi­men­to das águas dos rios da Amazô­nia. Parte dos tra­bal­hos mis­tu­ra a téc­ni­ca da xilo­gravu­ra com a da pin­tu­ra.

Xilogravura: a maestria da madeira
Repro­dução: O artista visu­al Der­lon atua hoje em São Paulo — TV Brasil

Em São Paulo, o artista visu­al per­nam­bu­cano Der­lon usa a inspi­ração do cordel em tra­bal­hos de rua, como o mur­al de sereia que ele fez para o edifí­cio Copan, no cen­tro da cidade. Der­lon tem tam­bém obras espal­hadas em país­es da Europa, como Por­tu­gal, França e Holan­da.

De natureza “mutante”, a xilo­gravu­ra imprime o imag­inário dos men­estréis nordes­ti­nos e, para­le­la­mente, reg­is­tra pen­sa­men­tos mod­er­nos e human­istas. “Uma lin­guagem artís­ti­ca poderosa, cap­ta­do­ra de ener­gia”, avalia Maria Bono­mi.

O pro­gra­ma vai ao ar hoje, às 22h, na TV BrasilClique aqui e sai­ba como sin­tonizar a emis­so­ra.

Ficha técnica:

Reportagem e pro­dução: Aline Beck­stein
Edição de tex­to: Ana Pas­sos
Edição de imagem: Eric Gus­mão
Ima­gens : Eduar­do Viné Boldt, Gabriel Penchel, João Mar­cos Bar­boza , Luis Arau­jo, Ronal­do Par­ra, William Sales
Auxílio téc­ni­co: Caio Araújo, Car­los Junior, Eduar­do Domingues,  Mau­rí­cio Aurélio Marce­lo
Drone: Eduar­do Viné Boldt
Apoio às ima­gens: Aline Beck­stein, Rodolpho Rodrigues
Parce­ria com a TV Per­nam­bu­co (gravação em Bez­er­ros — PE)
Reportagem: Tal­li­ta Mar­ques
Ima­gens: Pedro Guimarães
Oper­ador de áudio: Paulo Brayt­ner
Dire­tor de jor­nal­is­mo: Cameri­no Neto

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d