...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Ex-deputado Roberto Jefferson está preso em Benfica

Ex-deputado Roberto Jefferson está preso em Benfica

Repro­dução: © Arquivo/Valter Campanato/Agência Brasil

Parlamentar deve participar, ainda hoje, de audiência de custódia


Pub­li­ca­do em 24/10/2022 — 07:55 Por Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Ouça a matéria:

O ex-dep­uta­do fed­er­al Rober­to Jef­fer­son está pre­so no Presí­dio José Fred­eri­co Mar­ques, tam­bém con­heci­do como cadeia de Ben­fi­ca, na zona norte do Rio de Janeiro. O ex-par­la­men­tar, que esta­va em prisão domi­cil­iar, teve que retornar ao sis­tema pen­i­ten­ciário por decisão do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF).

O min­istro do STF Alexan­dre de Moraes decid­iu que Jef­fer­son dev­e­ria voltar à prisão pre­ven­ti­va pelo des­cumpri­men­to de medi­das caute­lares impostas, como não postar nas redes soci­ais. Na últi­ma sex­ta-feira (21), em vídeo pub­li­ca­do na inter­net, Jef­fer­son ata­cou a min­is­tra Cár­men Lúcia, referindo-se a ela com palavras de baixo calão.

Durante o cumpri­men­to da decisão do STF ontem (23), na casa de Jef­fer­son, em Levy Gas­par­i­an, no inte­ri­or do esta­do, o ex-par­la­men­tar reag­iu à prisão, lançan­do uma grana­da e ati­ran­do con­tra a equipe da Polí­cia Fed­er­al (PF).

Dois poli­ci­ais foram atingi­dos por estil­haços da grana­da lança­da por Jef­fer­son e tiver­am fer­i­men­tos leves.

O man­da­do de prisão só foi con­cluí­do à noite, depois de uma inten­sa nego­ci­ação entre a PF e o ex-dep­uta­do. Além do cumpri­men­to do man­da­do do STF, a PF pren­deu Rober­to Jef­fer­son em fla­grante por ten­ta­ti­va de homicí­dio, segun­do nota divul­ga­da pela polí­cia.

Antes de ser encam­in­hado à cadeia de Ben­fi­ca, Jef­fer­son foi lev­a­do ini­cial­mente à Super­in­tendên­cia da PF no Rio de Janeiro para a lavratu­ra do auto de prisão em fla­grante e out­ras for­mal­i­dades ref­er­entes ao cumpri­men­to do man­da­do de prisão.

“A Polí­cia Fed­er­al reafir­ma que agiu com toda a téc­ni­ca e pro­to­co­los exigi­dos para a res­olução de crises, cul­mi­nan­do com a rendição do pre­so”, infor­ma nota da PF.

Segun­do a Sec­re­taria Estad­ual de Admin­is­tração Pen­i­ten­ciária do Rio (Seap), Rober­to Jef­fer­son par­tic­i­pará, ain­da hoje, de uma audiên­cia de custó­dia.

O min­istro Alexan­dre de Moraes pub­li­cou, na noite de ontem, uma nota em seu per­fil no Twit­ter em que se sol­i­dariza com os poli­ci­ais feri­dos. “Parabéns pelo com­pe­tente e profis­sion­al tra­bal­ho da Polí­cia Fed­er­al, orgul­ho de todos nós brasileiros e brasileiras. Inad­mis­sív­el qual­quer agressão con­tra os poli­ci­ais. Me sol­i­dari­zo com a agente Kari­na Oliveira e com o del­e­ga­do Marce­lo Vilel­la que foram, covarde­mente, feri­dos”.

O pres­i­dente da Repúbli­ca, Jair Bol­sonaro, ini­cial­mente pub­li­cou um tex­to no Twit­ter repu­dian­do a pos­tu­ra de Jef­fer­son, em relação a Cár­men Lúcia e à sua ação arma­da con­tra os poli­ci­ais, mas tam­bém crit­i­can­do a existên­cia do que ele chamou de “inquéri­tos sem nen­hum respal­do na Con­sti­tu­ição e sem a atu­ação do MP”.

Mais tarde, Bol­sonaro pub­li­cou um vídeo em que chama o ex-dep­uta­do de ban­di­do. “Como deter­minei ao min­istro da Justiça, Ander­son Tor­res, Rober­to Jef­fer­son aca­ba de ser pre­so. O trata­men­to dis­pen­sa­do a quem ati­ra em poli­cial é o de ban­di­do. Presto min­ha sol­i­dariedade aos poli­ci­ais feri­dos no episó­dio”.

O min­istro da Justiça tam­bém pub­li­cou um vídeo nas redes soci­ais do min­istério, em que clas­si­fi­ca a reação de Jef­fer­son à prisão como “um grave episó­dio”. “Esse episó­dio motivou nos­sa vin­da até aqui, à Del­e­ga­cia de Juiz de Fora da Polí­cia Fed­er­al para acom­pan­har os tra­bal­hos e para ver o des­do­bra­men­to dess­es fatos. Real­mente fatos graves que nos chamam a atenção. Nesse momen­to, gostaria de me sol­i­darizar com os poli­ci­ais fed­erais machu­ca­dos nesse even­to. Graças a Deus, todos estão bem”, disse.

O min­istro, que chama Jef­fer­son de “infrator”, tam­bém se sol­i­dari­zou com a min­is­tra Cár­men Lúcia pelos ataques ver­bais que ela sofreu do ex-dep­uta­do.

Edição: Paula Labois­sière

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d