...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Roberto Jefferson será transferido para Bangu 8

Roberto Jefferson será transferido para Bangu 8

Repro­dução: © Arquivo/Valter Campanato/Agência Brasil

Roberto Jefferson será transferido para Bangu 8


Pub­li­ca­do em 24/10/2022 — 20:33 Por Léo Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Ouça a matéria:

A Sec­re­taria de Admin­is­tração Pen­i­ten­ciária do Rio de Janeiro (Seap) infor­mou que o ex-dep­uta­do fed­er­al e pres­i­dente de hon­ra do PTB, Rober­to Jef­fer­son, será trans­feri­do para o Com­plexo de Gericinó, na zona oeste da cap­i­tal. Ele ficará no Presí­dio Pedroli­no Wer­ling de Oliveira, con­heci­do como Ban­gu 8. O órgão, no entan­to, ain­da não tem uma pre­visão para a real­iza­ção da trans­fer­ên­cia.

A decisão foi toma­da após sua prisão ser man­ti­da na audiên­cia de custó­dia real­iza­da pelo Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF). O pro­ced­i­men­to foi con­duzi­do via video­con­fer­ên­cia pelo desem­bar­gador Air­ton Vieira, juiz aux­il­iar do gabi­nete do min­istro Alexan­dre de Moraes. Rober­to Jef­fer­son está des­de ontem (23) no Presí­dio José Fred­eri­co Mar­ques, tam­bém con­heci­do como Cadeia de Ben­fi­ca, na zona norte do Rio de Janeiro.

O ex-par­la­men­tar é réu em ação onde são inves­ti­ga­dos atos anti-democráti­cos. No âmbito desse proces­so, Rober­to Jef­fer­son esteve pre­so em Ban­gu 8 entre agos­to do ano pas­sa­do e janeiro deste ano. Des­de então, ele esta­va em prisão domi­cil­iar. Seu retorno a uma unidade pen­i­ten­ciária foi deter­mi­na­do pelo STF por des­cumpri­men­to de medi­das caute­lares. Entre out­ras deter­mi­nações, ele esta­va proibido de postar nas redes soci­ais. Na sex­ta-feira (21), em vídeo pub­li­ca­do na inter­net, Rober­to Jef­fer­son ofend­eu a min­is­tra Cár­men Lúcia.

A equipe da Polí­cia Fed­er­al incumbi­da do cumpri­men­to do manda­to de prisão na man­hã de ontem (23) foi sur­preen­di­da com a resistên­cia do ex-dep­uta­do. Ao se diri­gir à sua residên­cia local­iza­da no municí­pio de Levy Gas­par­i­an (RJ), ela foi rece­bi­da a tiros por Rober­to Jef­fer­son, que tam­bém lançou duas granadas. Dois poli­ci­ais tiver­am fer­i­men­tos leves. O man­da­do só foi cumpri­do oito horas depois, quan­do o ex-dep­uta­do se entre­gou após lon­ga nego­ci­ação. Pelo ataque, Rober­to Jef­fer­son foi indi­ci­a­do pela PF por qua­tro ten­ta­ti­vas de homicí­dio e poderá se tornar réu em um novo proces­so.

O ex-dep­uta­do tam­bém esteve pre­so entre 2014 e 2015, após ser con­de­na­do no jul­ga­men­to do escân­da­lo do men­salão, do qual foi pos­te­ri­or­mente ben­e­fi­ci­a­do por um indul­to natal­i­no. O decre­to assi­na­do pela então pres­i­dente Dil­ma Rouss­eff era sim­i­lar aos edi­ta­dos por pres­i­dentes ante­ri­ores como Lula, Fer­nan­do Hen­rique Car­doso e Ita­mar Fran­co. Foi con­ce­di­do perdão para con­de­na­dos que já tivessem pro­gre­di­do para o regime aber­to, que tivessem cumpri­do um quar­to da pena e cujas penas remanes­centes não fos­sem supe­ri­ores a oito anos.

Nas eleições deste ano, o ex-dep­uta­do chegou a lançar sua can­di­datu­ra a pres­i­dente da Repúbli­ca pelo PTB, mas foi con­sid­er­a­do inelegív­el. A leg­en­da escalou Padre Kel­mon para sub­sti­tuí-lo, que teve pouco mais de 81 mil votos, menos de 0,1% do total. No segun­do turno, o PTB anun­ciou apoio à reeleição de Jair Bol­sonaro.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d