...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Meio Ambiente / Litoral paulista: em duas semanas, 15 golfinhos são encontrados mortos

Litoral paulista: em duas semanas, 15 golfinhos são encontrados mortos

Repro­dução: © Arquivo/Divulgação PMB/Prefeitura de Bertio­ga

Primavera é marcada por maior número de filhotes, mais vulneráveis


Pub­li­ca­do em 24/10/2022 — 20:06 Por Cami­la Maciel — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Ouça a matéria:

Em duas sem­anas, 15 golfin­hos da espé­cie Pon­to­po­ria blainvillei, con­heci­das como ton­in­has, foram encon­tra­dos mor­tos no litoral paulista, entre as pra­ias de Bertio­ga e São Vicente. A infor­mação é do Insti­tu­to Gre­mar, respon­sáv­el por um tre­cho do Pro­je­to de Mon­i­tora­men­to de Pra­ias da Bacia de San­tos (PMP-BS). 

Um moti­vo apre­sen­ta­do pela orga­ni­za­ção é que a pri­mav­era é uma estação mar­ca­da pelo nasci­men­to de fil­hotes, o que pode acar­retar um maior número de encal­h­es, já que ess­es ani­mais serem mais vul­neráveis.

Dos 15 ani­mais encon­tra­dos mor­tos, entre 30 de setem­bro e 15 de out­ubro, sete eram fil­hotes ou juve­nis, e oito adul­tos, entre os quais duas eram fêmeas e estavam pren­has. O insti­tu­to desta­ca que, ness­es casos, durante o exame de necrop­sia tam­bém são col­hi­das amostras das car­caças para anális­es pos­te­ri­ores.

Pesca

A cap­tura aci­den­tal em redes de pesca é uma das prin­ci­pais ameaças aos golfin­hos. Seis dos ani­mais mor­tos apre­sen­tavam “inter­ações evi­dentes com estes artefatos”. Um dos casos foi reg­istra­do na Pra­ia do Ipo­ran­ga, no Guaru­já. O ani­mal tin­ha um ape­tre­cho de pesca pre­so ao ros­to.

Out­ro prob­le­ma recor­rente é a poluição das águas e a sobrepesca, pois isso reduz a disponi­bil­i­dade de ali­men­to para a espé­cie. A inten­sa ativi­dade por­tuária tam­bém é noci­va, ten­do em vista que pro­duz ruí­dos no ambi­ente aquáti­co que com­pro­m­e­tem o sis­tema comu­nica­ti­vo deles.

Espécie

O Gre­mar apon­ta que a ton­in­ha é uma das menores espé­cies de golfin­ho do mun­do e ocorre ape­nas na Améri­ca do Sul, especi­fi­ca­mente entre o Espíri­to San­to, no Brasil, e o Gol­fo San Matias, na Argenti­na. Ela con­s­ta na Lista Ofi­cial das Espé­cies da Fau­na Brasileira Ameaçadas de Extinção.

As fêmeas da espé­cie têm uma ges­tação de aprox­i­mada­mente 11 meses, ten­do um fil­hote a cada um ou dois anos, o que é con­sid­er­a­do um lon­go perío­do quan­do se tra­ta de recu­per­ar as pop­u­lações. O insti­tu­to chama atenção para a neces­si­dade de con­ser­vação das ton­in­has por meio da ampli­ação do con­hec­i­men­to e con­sci­en­ti­za­ção.

“Sua pos­sív­el extinção traria grandes pre­juí­zos ao ecos­sis­tema mar­in­ho. Tam­bém é essen­cial que prossigam as pesquisas voltadas para que as ativi­dades antrópi­cas (real­izadas por humanos) sejam cada vez mais dev­i­da­mente orde­nadas e reg­u­la­men­tadas”, propõe a orga­ni­za­ção.

Monitoramento

O PMP-BS é um pro­gra­ma que atende a um condi­cio­nante do licen­ci­a­men­to ambi­en­tal fed­er­al das ativi­dades da Petro­bras de pro­dução e escoa­men­to de petróleo e gás nat­ur­al na Bacia de San­tos. O pro­je­to é con­duzi­do pelo Insti­tu­to Brasileiro do Meio Ambi­ente e dos Recur­sos Nat­u­rais Ren­ováveis (Iba­ma).

A ideia é avaliar pos­síveis impactos da pro­dução petrolífera sobre as aves, tar­taru­gas e mamífer­os mar­in­hos. O mon­i­tora­men­to vai de Lagu­na, em San­ta Cata­ri­na, a Saquare­ma, no Rio de Janeiro, divi­di­do em 15 tre­chos. O Gre­mar fica respon­sáv­el pelo tre­cho de São Vicente a Bertio­ga.

O serviço de res­gate de ani­mais mar­in­hos, debil­i­ta­dos ou mor­tos, pode ser feito pelos tele­fones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120. Mais infor­mações estão disponíveis no site do pro­je­to.

Agên­cia Brasil procurou o Iba­ma, mas não hou­ve retorno até a pub­li­cação da reportagem.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d