...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Lula viaja ao Maranhão para acompanhar socorro a vítimas de chuvas

Lula viaja ao Maranhão para acompanhar socorro a vítimas de chuvas

Repro­dução: @Agência Brasil / EBC

Presidente sobrevoará região de Trizidela do Vale, a mais atingida


Pub­li­ca­do em 08/04/2023 — 17:26 Por Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va vai sobrevoar, na man­hã deste domin­go (9), a região de Trizidela do Vale, no Maran­hão, a mais atingi­da pelas fortes chu­vas que caíram nos últi­mos dias. Lula e min­istros vão ver de per­to a situ­ação dos municí­pios afe­ta­dos e se colo­car à dis­posição para dar o apoio fed­er­al às ações de respos­ta e de atendi­men­to à pop­u­lação impacta­da pelos even­tos extremos.

A comi­ti­va pres­i­den­cial será com­pos­ta pelos min­istros da Justiça e Segu­rança Públi­ca, Flávio Dino; da Sec­re­taria de Relações Insti­tu­cionais, Alexan­dre Padil­ha; da Sec­re­taria de Comu­ni­cação Social da Presidên­cia da Repúbli­ca; Paulo Pimen­ta; Min­istério da Inte­gração e do Desen­volvi­men­to Region­al, Waldez Goés; e do Tra­bal­ho e Pre­v­idên­cia, Luiz Mar­in­ho. O sobrevoo do pres­i­dente da Repúbli­ca será feito na com­pan­hia do gov­er­nador do Maran­hão, Car­los Brandão (PSB).

Após o sobrevoo, o pres­i­dente Lula falará com a impren­sa no aero­por­to de Baca­bal, no Maran­hão.

No fim de março, out­ra comi­ti­va do Gov­er­no Fed­er­al sobrevoou áreas atingi­das por chu­vas inten­sas no Maran­hão.

Situação de emergência

O gov­er­no do Maran­hão já decre­tou a situ­ação de emergên­cia de 64 municí­pios maran­hens­es, dev­i­do às inun­dações. De acor­do com infor­mações do Cor­po de Bombeiros do Esta­do do Maran­hão, cer­ca de 35.900 famílias foram afe­tadas pela ele­vação das águas. Ao menos 7,7 mil pes­soas estão desabri­gadas ou desa­lo­jadas. Des­de março, seis mortes foram reg­istradas por causa das fortes chu­vas, que não param.

Em todo o esta­do, nove rios, além de ria­chos e açudes, trans­bor­daram. Comu­nidades inteiras estão iso­ladas. Em algu­mas cidades, a situ­ação é ain­da mais grave, como Buritic­upu, em esta­do de calami­dade públi­ca. O municí­pio, que fica a 395km de São Luís, com cer­ca de 72 mil habi­tantes, é asso­la­do por voçoro­cas, fenô­meno geológi­co que cria crat­eras gigantes. Segun­do as autori­dades maran­hens­es, algu­mas fendas chegam a medir 600 met­ros de exten­são e 70 de pro­fun­di­dade.

Out­ro caso de gravi­dade é o de Alto Ale­gre do Pin­daré, a 220km da cap­i­tal São Luís. O municí­pio está debaixo d’água e ficou iso­la­do após as chu­vas. A rodovia estad­ual que dá aces­so à cidade, a MA-119, está com­ple­ta­mente ala­ga­da. O Rio Pin­daré, que cor­ta a cidade, subiu mais de sete met­ros, com as chu­vas. Ao todo, 450 famílias estão desabri­gadas no municí­pio. Para se loco­mover pelas ruas de Alto Ale­gre do Pin­daré, os moradores têm usa­do canoas e bar­cos impro­visa­dos.

Ajuda humanitária

A Defe­sa Civ­il do esta­do segue mon­i­toran­do os casos e os danos cau­sa­dos à pop­u­lação por con­ta do perío­do chu­voso. Equipes do cor­po de bombeiros, prefeituras e órgãos estad­u­ais atu­am na oper­ação para prestar socor­ro às víti­mas, prin­ci­pal­mente no inte­ri­or do Maran­hão. Segun­do o últi­mo lev­an­ta­men­to, foram envi­a­dos 34 mil litros de água, 21 mil ces­tas bási­cas e 3.450 colchões para aten­der os desabri­ga­dos.

Chuvas na Páscoa

De acor­do o Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet), o vol­ume acu­mu­la­do de chu­va pode ultra­pas­sar 100mm, em diver­sas áreas do Maran­hão, neste feri­ado de Pás­coa. Vol­ume pare­ci­do de chu­vas deve cair nos esta­dos do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraí­ba, Per­nam­bu­co e Ceará, e pode causar os chama­dos even­tos extremos.

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d