...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Governo reconhece situação de emergência em 53 municípios maranhenses

Governo reconhece situação de emergência em 53 municípios maranhenses

Repro­dução: © Ricar­do Stuckert/PR

Lula e ministros sobrevoaram áreas afetadas pelas chuvas


Pub­li­ca­do em 09/04/2023 — 13:05 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O min­istro da Inte­gração e do Desen­volvi­men­to Region­al, Waldez Goés, infor­mou que o gov­er­no fed­er­al recon­heceu a situ­ação de emergên­cia de 53 dos 64 municí­pios que foram atingi­dos forte­mente pelas chu­vas no Maran­hão. Neste domin­go (9), o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, acom­pan­hado de Góes e out­ros min­istros, sobrevoou as áreas inun­dadas na região de Trizidela do Vale e Pedreira e vis­i­tou um abri­go em Baca­bal.

“Esta­mos atuan­do des­de o primeiro momen­to jun­to com as equipes das defe­sas civ­il estad­ual e munic­i­pais nos planos de tra­bal­ho e até asses­so­ran­do os municí­pios nos decre­tos de situ­ação de emergên­cia”, disse Góes, em cole­ti­va de impren­sa.

Segun­do ele, no primeiro momen­to, as autori­dades estão pre­stando aju­da human­itária, com entre­ga de água, ces­tas bási­cas, colchões e mate­r­i­al de higiene. “E já começamos a tra­bal­har nos planos de resta­b­elec­i­men­to. No que for necessário recon­stru­ir, de bem públi­co que seja destruí­do pelo even­to, é ori­en­tação do pres­i­dente Lula que a gente faça tam­bém”, expli­cou o min­istro.

O gov­er­nador do Maran­hão, Car­los Brandão (PSB), afir­mou que não tem fal­ta­do apoio do gov­er­no fed­er­al e disse que já são mais de 7,5 mil famílias desabri­gadas e 35 mil afe­tadas pelas inun­dações nos 64 municí­pios do esta­do em situ­ação de emergên­cia.

Des­de março, seis mortes foram reg­istradas por causa das fortes chu­vas e comu­nidades inteiras estão iso­ladas. Em todo o esta­do, nove rios, além de ria­chos e açudes, trans­bor­daram. Uma das cidades mais prej­u­di­cadas é Trizidela do Vale. A prefeitu­ra ante­cipou as férias dos estu­dantes de jul­ho para abril, porque cin­co esco­las estão ala­gadas e out­ras sete servem de abri­go no momen­to.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d