...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Inverno começa nesta quarta menos rigoroso, influenciado pelo El Niño

Inverno começa nesta quarta menos rigoroso, influenciado pelo El Niño

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Nova estação tem início às 11h58 no Brasil


Pub­li­ca­do em 21/06/2023 — 07:02 Por Car­oli­na Pimentel — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O inver­no começa às 11h58 des­ta quar­ta-feira (21) no Brasil e vai até às 3h50 do dia 23 de setem­bro. Este ano, a estação mais fria do ano terá tem­per­at­uras mais ame­nas por causa da influên­cia do El Niño.

O El Niño con­siste no aque­c­i­men­to das águas do Pací­fi­co na região da Lin­ha do Equador, com mudança na cir­cu­lação de ven­tos e a dis­tribuição de chu­vas em todo o plan­e­ta. Por isso, neste inver­no, a pre­visão é de chu­va abaixo da média nas regiões Norte e Nordeste, e mais vol­umes no Sud­este e Sul.

“Geral­mente, o impacto que o El Niño causa no Brasil é a redução de chu­vas nas regiões Norte, Nordeste, enquan­to na Região Sul e no Sud­este é obser­va­do aumen­to das chu­vas. No caso da tem­per­atu­ra, existe uma tendên­cia de ele­vação em grande parte do país e esse aumen­to pode ele­var o risco de queimadas no Brasil cen­tral. Dessa for­ma, ter­e­mos um inver­no menos rig­oroso por con­ta do El Niño”, expli­ca a mete­o­rol­o­gista Danielle Fer­reira, do Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet).

Mas a mete­o­rol­o­gista não descar­ta a entra­da de mas­sas de ar frio e for­mação de geadas em áreas de maior alti­tude nas regiões Sul e Sud­este.

Con­forme prognós­ti­co divul­ga­do pelo Inmet, a que­da de tem­per­atu­ra pode provo­car dias de friagem nos esta­dos de Mato Grosso, de Rondô­nia, do Acre e no sul do Ama­zonas.

arte inverno brasil 2023
Repro­dução: Arte/Agência Brasil

El Niño

A chega­da do El Niño foi con­fir­ma­da neste mês pelo Cen­tro de Pre­visão Climáti­ca da Admin­is­tração Oceâni­ca e Atmos­féri­ca dos Esta­dos Unidos (NOAA). A tendên­cia é que o fenô­meno atue durante o inver­no.

O El Niño é car­ac­ter­i­za­do pelo aque­c­i­men­to anor­mal e per­sis­tente da super­fí­cie do Oceano Pací­fi­co na região da Lin­ha do Equador, poden­do se esten­der des­de a cos­ta da Améri­ca do Sul até o meio do Pací­fi­co Equa­to­r­i­al.

Durante a influên­cia do fenô­meno, a tem­per­atu­ra das águas chega a subir 0,5º C entre seis meses a dois anos. Um dos efeitos que pode causar no Brasil é ele­var o risco de seca no Norte e Nordeste e de grandes vol­umes de chu­va no Sul.

Saiba mais sobre o El Niño

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d