...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / TV Brasil estreia série sobre criadora do projeto Casa de Passagem

TV Brasil estreia série sobre criadora do projeto Casa de Passagem

Espaço criado no Recife combateu violência contra mulheres de rua

EBC
Pub­li­ca­do em 19/03/2025 — 15:17
Brasília
Rio de Janeiro (RJ) 19/03/2025 - A série documental
Repro­dução: © Frame TV Brasil

A série doc­u­men­tal Eu não desis­to de você, obra inde­pen­dente inédi­ta, estreia na pro­gra­mação da TV Brasil nes­ta quin­ta-feira (20), às 23h. A pro­dução res­ga­ta a tra­jetória e o lega­do da ativista per­nam­bu­cana Ana Vas­con­ce­los (1944–2009), que criou a orga­ni­za­ção não gov­er­na­men­tal (ONG) Casa de Pas­sagem, com o obje­ti­vo de  com­bat­er a vio­lên­cia e a explo­ração sex­u­al de jovens em situ­ação de rua.

A pro­dução biográ­fi­ca retoma a tra­jetória da advo­ga­da pelos teste­munhos de ex-meni­nas morado­ras de rua do Recife, que fre­quen­taram a Casa de Pas­sagem na déca­da de 1990.

No seri­ado, a pro­tag­o­nista Maria Betâ­nia da Sil­va, atual­mente psi­cope­d­a­goga, sai em bus­ca de out­ras mul­heres que tiver­am suas vidas trans­for­madas por Ana Vas­con­ce­los. O pas­sa­do e o pre­sente se entre­laçam em um olhar fem­i­ni­no e del­i­ca­do sobre a condição das mul­heres ao lon­go do tem­po.

Em cin­co episó­dios de 26 min­u­tos com edições sem­anais, Eu não desis­to de você apre­sen­ta a história da cri­ado­ra do espaço na cap­i­tal per­nam­bu­cana que, por mais de duas décadas, aten­deu meni­nas, ado­les­centes e mul­heres em situ­ação de rua ou viven­do em comu­nidades car­entes do Recife.

Com direção de Car­la Sar­men­to, o con­teú­do pro­duzi­do pela Ouriço Filmes com­bi­na ima­gens de acer­vo do tra­bal­ho real­iza­do pela enti­dade com gravações atu­ais das per­son­agens que viven­cia­ram aque­las exper­iên­cias na insti­tu­ição. A série foi desen­volvi­da por meio do edi­tal Pro­dav TVs Públi­cas.

Evitando o esquecimento

A Casa de Pas­sagem fechou as por­tas durante a pan­demia de covid-19, antes do iní­cio das fil­ma­gens do seri­ado. As mul­heres retratadas no pro­gra­ma encon­traram na pes­soa de Ana e na ONG apoio para enfrentar todo tipo de vio­lên­cia sofri­da na cidade.

Com a obra doc­u­men­tal, a dire­to­ra Car­la Sar­men­to, que con­heceu e chegou a tra­bal­har com a ativista, bus­ca rea­v­i­var o nome de Ana Vas­con­ce­los.

“Não me con­for­mo que, com toda a sua importân­cia na área dos dire­itos humanos e com tudo o que ela fez, Ana ten­ha caí­do no esquec­i­men­to”, diz a ide­al­izado­ra da série. “Meu son­ho é que o doc­u­men­tário tam­bém ajude a reabrir a Casa de Pas­sagem”, afir­ma Car­la.

Direitos dos mais vulneráveis

Rio de Janeiro (RJ) 19/03/2025 - A série documental
Repro­dução: Mul­heres que foram aten­di­das na Casa de Pas­sagem con­tam suas exper­iên­cias com a cri­ado­ra do espaço de acol­hi­men­to no Recife — Frame TV Brasil

Eu não desis­to de você era uma das fras­es recor­rentes da advo­ga­da Ana Vas­con­ce­los, ativista pelos dire­itos humanos e fun­dado­ra da Casa de Pas­sagem quan­do algu­ma garo­ta que fre­quen­ta­va a insti­tu­ição tin­ha uma recaí­da para as dro­gas ou para a pros­ti­tu­ição no fim dos anos 1980.

Na época, Recife apare­cia como uma das cidades mais vio­len­tas e piores para se viv­er. Nada con­ven­cional, a ativista ini­ciou naque­le tem­po um tra­bal­ho que trans­for­mou cen­te­nas de vidas, ao com­bat­er, de for­ma pio­neira, a vio­lên­cia con­tra as meni­nas em situ­ação de rua.

Hoje na faixa dos 40 anos, as mul­heres que prestaram depoi­men­tos sobre a fun­dado­ra da Casa de Pas­sagem sobre­vivi­am nas ruas ou em comu­nidades pobres da cap­i­tal e tiver­am sua dig­nidade res­gata­da, ao rece­berem atenção, cuida­dos, edu­cação, infor­mação e apoio na enti­dade.

Em cada episó­dio, a vida de uma dessas mul­heres é entre­laça­da à história de Ana. Esse tra­bal­ho altruís­ta da advo­ga­da fez a difer­ença para muitas pes­soas em um momen­to da sociedade em que a pop­u­lação em situ­ação de rua era “invisív­el”.

O seri­ado desta­ca que os dire­itos dos mais vul­neráveis, em espe­cial meni­nas e mul­heres pre­tas, era vio­la­do no cotid­i­ano. Ape­sar dis­so, a ini­cia­ti­va de Ana por meio da Casa de Pas­sagem mostra que, mes­mo quan­do tudo indi­ca o con­trário, é pos­sív­el ter esper­ança.

For­ma­da em ped­a­gogia, Maria Betâ­nia da Sil­va, hoje com qua­tro fil­hos e três netos, faz o fio con­du­tor da pro­dução e nar­ra pas­sagens mar­cantes daque­le perío­do. Em sua juven­tude, ela era con­sid­er­a­da muito vio­len­ta e chegou a ser pre­sa ain­da ado­les­cente.

Os episó­dios de Eu não desis­to de você per­cor­rem os espaços, as ruas e as casas dessas mul­heres, anti­gas meni­nas de rua, tril­han­do a geografia afe­ti­va onde elas vivi­am e onde estão ago­ra. As vozes de Betâ­nia, Janaí­na, Miranir, Dora, Rober­ta, Alexan­dra, Raquel, Raquel, Vir­lane, Adilza, Roseane e Angela aju­dam a con­tar como Ana Vas­con­ce­los se mobi­li­zou, enfren­tou desafios e ide­al­i­zou uma orga­ni­za­ção mais tarde recon­heci­da nacional e inter­na­cional­mente.

Valorização do conteúdo independente

Exibi­da pela TV Brasil às quin­tas-feiras, às 23h, a série Eu não desis­to de você é é um dos con­teú­dos audio­vi­suais sele­ciona­dos pela lin­ha de fomen­to do Fun­do Seto­r­i­al do Audio­vi­su­al (FSA), através do Pro­dav TVs Públi­cas.

TV Brasil é um dos canais que mais exibem con­teú­do inde­pen­dente nacional. Além de ser uma grande apoiado­ra da pro­dução de atrações dessa natureza no mer­ca­do audio­vi­su­al do país, a emis­so­ra estim­u­la novos real­izadores.

O Pro­dav é uma parce­ria entre a Agên­cia Nacional do Cin­e­ma (Ancine), o Ban­co Region­al de Desen­volvi­men­to do Extremo Sul (BRDE) e a Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) para incen­ti­var a pro­dução region­al e inde­pen­dente.

A pro­pos­ta é ofer­tar esse con­teú­do para as emis­so­ras públi­cas de tele­visão. A EBC dis­tribui o mate­r­i­al ao disponi­bi­lizar as obras para todos os canais de tele­visão do cam­po públi­co que aderirem ao pro­je­to.

Ao vivo e on demand  

Acom­pan­he a pro­gra­mação da TV Brasil pelo canal aber­to, TV por assi­natu­ra e parabóli­ca. Sin­tonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Morre Arlindo de Souza, conhecido como “Popeye Brasileiro”

Ele ficou conhecido por usar óleo mineral nos braços, prática perigosa Luciano Nasci­men­to — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d