...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Xodó de Cozinha recebe pesquisadora da culinária afro-brasileira

Xodó de Cozinha recebe pesquisadora da culinária afro-brasileira

Programa vai ao ar na TV Brasil neste sábado (17), às 13h

EBC
Pub­li­ca­do em 16/05/2025 — 07:30
Brasília
Brasília (DF), 16/05/2025 - Xodó de Cozinha, da TV Brasil, recebe pesquisadora da culinária afro-brasileira Regina Tchelly e Danielle Theodoro conversam e preparam receitas com inhame Frame TV Brasil
Repro­dução: © Frame TV Brasil

O pro­gra­ma Xodó de Coz­in­ha, que vai ao ar na TV Brasil neste sába­do (17), às 13h, recebe Danielle Theodoro, pro­fes­so­ra e pesquisado­ra do Culi­nAfro, grupo de pesquisa da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro (UFRJ) foca­do em ali­men­tação e nutrição afro­cen­tra­da. Enquan­to con­ver­sa com a con­vi­da­da, a chef e apre­sen­ta­do­ra Regi­na Tchelly prepara difer­entes pratos com inhame, típi­co ali­men­to da culinária africana.

A cul­tura africana foi fun­da­men­tal para a con­strução da iden­ti­dade gas­tronômi­ca brasileira, e o con­sumo do inhame é umas das prin­ci­pais her­anças. Durante a atração da emis­so­ra públi­ca, Regi­na e Danielle tam­bém batem um papo sobre a importân­cia da tradição famil­iar e cul­tur­al na coz­in­ha.

Nutri­ti­vo e ver­sátil, o inhame se desta­ca não ape­nas pelo sabor, mas tam­bém pelos inúmeros bene­fí­cios à saúde que ofer­ece, como mel­ho­rar a digestão e reg­u­lar o açú­car no sangue. Ao lon­go do pro­gra­ma, Regi­na Tchelly faz pas­tel de forno, maionese de inhame com ervas e bis­coito de inhame.

O con­teú­do orig­i­nal da emis­so­ra públi­ca pri­or­iza a ali­men­tação saudáv­el, nutri­ti­va, de baixo cus­to e com uso inte­gral dos ali­men­tos. O Xodó de Coz­in­ha pode ser acom­pan­hado no YouTube do canal e fica disponív­el no app TV Brasil Play.

Sobre o Xodó de Cozinha

Apre­sen­ta­do pela chef Regi­na Tchelly na TV Brasil, o pro­gra­ma Xodó de Coz­in­ha bus­ca incen­ti­var a ali­men­tação saudáv­el e de baixo cus­to. A tem­po­ra­da de estreia tem 26 episó­dios. Cada edição con­ta com um con­vi­da­do espe­cial para preparar receitas com um ali­men­to especí­fi­co e con­ver­sar sobre um tema. A pro­dução recebe per­son­al­i­dades como Bela Gil, André Trigueiro e Sidar­ta Ribeiro, entre out­ros.

Com seu afe­to e caris­ma, a chef Regi­na Tchelly tem uma lin­guagem bas­tante car­ac­terís­ti­ca para cati­var o públi­co e os entre­vis­ta­dos da nova atração tele­vi­si­va. “Os con­vi­da­dos são incríveis e fico feliz de estar reuni­da com tan­ta gente que está fazen­do acon­te­cer, mostran­do que é pos­sív­el com­er bem, de for­ma saudáv­el e acessív­el”, con­ta.

Os assun­tos dis­cu­ti­dos na pro­dução giram em torno de questões como sus­tentabil­i­dade, com­bate à fome, sazon­al­i­dade dos ali­men­tos, ger­ação de ren­da, empreende­doris­mo e edu­cação finan­ceira. Além dis­so, o pro­gra­ma val­oriza a cul­tura tradi­cional e afe­ti­va, além de abor­dar pratos que evo­cam memórias e her­anças culinárias.

A atração é grava­da na coz­in­ha do pro­je­to Favela Orgâni­ca, ini­cia­ti­va ide­al­iza­da por Regi­na Tchelly que há 13 anos pro­move a culinária saudáv­el nas comu­nidades Babilô­nia e Chapéu Mangueira, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Copro­dução real­iza­da pela TV Brasil com a Kro­ma­ki, o Xodó de Coz­in­ha tem direção de Pedro Asbeg.

Sobre o Favela Orgânica

O Favela Orgâni­ca já rece­beu diver­sos prêmios, nacionais e inter­na­cionais, por suas ações que visam pro­mover a segu­rança ali­men­tar, capac­i­tação profis­sion­al e uma mudança na cul­tura de con­sumo e des­perdí­cio de ali­men­tos. Chef de coz­in­ha, empreende­do­ra social e fun­dado­ra do pro­je­to, Regi­na é paraibana e mora no Rio de Janeiro há 20 anos.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d