...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Bolsonaro nega ter descumprido proibição de uso de redes sociais

Bolsonaro nega ter descumprido proibição de uso de redes sociais

Defesa diz que ex-presidente não controla postagens de terceiros

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 22/07/2025 — 17:56
Brasília
Brasília (DF), 18/07 /2025 - Bolsonaro fala a imprensa após colocar tornozeleira na Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal. Foto Antônio Cruz / Agência Brasil
Repro­dução: © Foto Antônio Cruz / Agên­cia Brasil

A defe­sa de Jair Bol­sonaro disse nes­ta terça-feira (22) ao min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), que o ex-pres­i­dente não des­cumpriu a medi­da caute­lar que proíbe o uso de redes soci­ais, incluin­do posta­gens de suas falas em per­fis de ter­ceiros.  

A man­i­fes­tação da defe­sa foi moti­va­da pela decisão do min­istro, que, nes­ta segun­da-feira (21), deu pra­zo de 24 horas para Bol­sonaro explicar o des­cumpri­men­to da caute­lar, uma das medi­das impostas con­tra ele na sem­ana pas­sa­da. O des­cumpri­men­to pode levar à prisão pre­ven­ti­va de Bol­sonaro.

Na tarde de ontem, Bol­sonaro exibiu a tornozeleira eletrôni­ca e deu entre­vista ao vis­i­tar a Câmara dos Dep­uta­dos, e as ima­gens foram pub­li­cadas em diver­sos per­fis nas redes soci­ais e na impren­sa. O uso do equipa­men­to faz parte de out­ra medi­da esta­b­ele­ci­da con­tra o ex-pres­i­dente.

Os advo­ga­dos de Bol­sonaro afir­maram que o ex-pres­i­dente não tem con­t­role sobre posta­gens real­izadas por ter­ceiros e pedi­ram que o min­istro esclareça se sua decisão envolve a proibição da con­cessão de entre­vis­tas.

“Des­ta for­ma, ao tem­po que refu­ta vee­mente­mente qual­quer des­cumpri­men­to, o ora embar­gante, a fim de que não haja qual­quer equívo­co na com­preen­são da exten­são pre­tendi­da pela medi­da caute­lar impos­ta, por meio dos pre­sentes embar­gos, requer que a decisão seja esclare­ci­da, a fim de pre­cis­ar os exatos ter­mos da proibição de uti­liza­ção de mídias soci­ais, esclare­cen­do, ade­mais, se a proibição envolve a con­cessão de entre­vis­tas”, diz a defe­sa.

» Siga o canal da Agên­cia Brasil no What­sApp

Na sex­ta-feira (18), as medi­das caute­lares foram deter­mi­nadas no inquéri­to no qual o fil­ho do ex-pres­i­dente, o dep­uta­do fed­er­al Eduar­do Bol­sonaro, é inves­ti­ga­do por sua atu­ação jun­to ao gov­er­no do pres­i­dente dos Esta­dos Unidos, Don­ald Trump, visan­do pro­mover medi­das de retal­i­ação con­tra o gov­er­no brasileiro e min­istros do Supre­mo e ten­tar bar­rar o anda­men­to da ação penal sobre a tra­ma golpista.

Con­fi­ra as medi­das deter­mi­nadas con­tra Bol­sonaro:

  • Uso de tornozeleira eletrôni­ca;
  • Recol­hi­men­to domi­cil­iar noturno entre 19h e 6h, de segun­da a sex­ta-feira, e inte­gral nos fins de sem­ana e feri­ados;
  • Proibição de aprox­i­mação e de aces­so a embaix­adas e con­sula­dos de país­es estrangeiros;
  • Proibição de man­ter con­ta­to com embaix­adores ou autori­dades estrangeiras;
  • Proibição de uso de redes soci­ais, dire­ta­mente ou por inter­mé­dio de ter­ceiros.
  • Proibição de man­ter con­ta­to com Eduar­do Bol­sonaro e inves­ti­ga­dos dos qua­tro núcleos da tra­ma golpista.
LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d