...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Moraes manda vistoriar carros e área externa da casa de Bolsonaro

Moraes manda vistoriar carros e área externa da casa de Bolsonaro

Ministro do STF ampliou medidas de monitoramento do ex-presidente

Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 30/08/2025 — 10:26
Brasília
Brasília (DF) 07/08/2025 Fachada do condomínio Solar de Brasília, onde mora e cumpre prisão domiciliar o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

O min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), deter­mi­nou neste sába­do (30) o reforço nas medi­das de mon­i­tora­men­to per­ma­nente da casa do ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro, que cumpre prisão domi­cil­iar em um con­domínio no bair­ro Jardim Botâni­co, área nobre de Brasília. 

A decisão ocorre após o procu­rador-ger­al da Repúbli­ca, Paulo Gonet, ter envi­a­do ao STF pare­cer con­trário ao pedi­do da Polí­cia Fed­er­al (PF) para que agentes da cor­po­ração per­manecessem no inte­ri­or da casa de Bol­sonaro 24 horas por dia. Ape­sar dis­so, o procu­rador se man­i­festou favoráv­el ao reforço da segu­rança nas prox­im­i­dades da residên­cia e na entra­da do con­domínio, o que foi acata­do pelo min­istro.

Em sua decisão, Moraes man­dou a Polí­cia Penal do DF realizar mon­i­tora­men­to pres­en­cial na área exter­na da residên­cia e das divisas com os demais imóveis, onde pode­ria haver exposição ao risco de fuga.

Além do mon­i­tora­men­to exter­no, o min­istro do STF autor­i­zou a real­iza­ção de vis­to­rias nos “habitácu­los e por­ta-malas de todos os veícu­los que saírem da residên­cia do réu”. Essas vis­to­rias, segun­do a decisão, dev­erão ser doc­u­men­tadas, com a indi­cação dos veícu­los, motoris­tas e pas­sageiros, e envio dessas infor­mações ao STF diari­a­mente.

Julgamento

Na próx­i­ma terça-feira (2), Bol­sonaro e mais sete ali­a­dos, que são réus do núcleo 1 da tra­ma golpista, serão jul­ga­dos pela Primeira Tur­ma da Corte.

O ex-pres­i­dente cumpre prisão domi­cil­iar des­de o iní­cio de agos­to, com uso de tornozeleira eletrôni­ca. A medi­da foi deter­mi­na­da após Alexan­dre de Moraes enten­der que o ex-pres­i­dente vio­lou as medi­das caute­lares que proib­i­am posta­gens nas redes soci­ais de ter­ceiros.

Na sem­ana pas­sa­da, em out­ra inves­ti­gação, a PF desco­briu que Bol­sonaro tin­ha um doc­u­men­to de asi­lo políti­co para ser apre­sen­ta­do ao pres­i­dente da Argenti­na, Javier Milei. Segun­do a PF, o doc­u­men­to esta­va sal­vo no apar­el­ho des­de 2024.

De acor­do com a defe­sa, o doc­u­men­to era ape­nas um “ras­cun­ho”, e a solic­i­tação de asi­lo não ocor­reu. Os advo­ga­dos negaram ain­da a ten­ta­ti­va de fuga do país.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d