...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Trump diz em rede social que espaço aéreo da Venezuela está fechado

Trump diz em rede social que espaço aéreo da Venezuela está fechado

Governo venezuelano chama declaração de “ameaça colonialista”

Agên­cia Brasil*
Pub­li­ca­do em 29/11/2025 — 18:00
 — Atu­al­iza­do em 29/11/2025 — 19:15
Brasília
Presidente dos EUA, Donald Trump 25/08/2025 REUTERS/Jonathan Ernst
Repro­dução: © JONATHAN ERNST

O pres­i­dente dos Esta­dos Unidos, Don­ald Trump, disse que o espaço aéreo da Venezuela deve ser con­sid­er­a­do “fecha­do em sua total­i­dade” por com­pan­hias aéreas. A declar­ação foi dada a Truth Social, rede social cri­a­da pelo próprio Trump. “O espaço aéreo aci­ma e ao redor da Venezuela está fecha­do em sua total­i­dade”, pos­tou e esten­deu o avi­so a traf­i­cantes de dro­gas e de pes­soas.

Segun­do a agên­cia Reuters, autori­dades norte-amer­i­canas ficaram sur­pre­sas com o anún­cio de Trump e não tin­ham con­hec­i­men­to de nen­hu­ma oper­ação mil­i­tar dos EUA em anda­men­to para impor o fechamen­to do espaço aéreo venezue­lano.

Horas depois, o gov­er­no da Venezuela se man­i­festou em comu­ni­ca­do, con­de­nan­do a afir­mação de Trump. Em nota, clas­si­fi­cou os comen­tários de Trump de “ameaça colo­nial­ista” con­tra a sobera­nia do país e incom­patív­el com o dire­ito inter­na­cional. Chamou a ati­tude de Trump de “ile­gal e injus­ti­fi­ca­da” con­tra o povo da Venezuela.

“Esse tipo de declar­ação se con­sti­tui um ato hos­til, uni­lat­er­al e arbi­trário, incom­patív­el com os princí­pios mais ele­mentares do Dire­ito Inter­na­cional e que se insere em uma políti­ca per­ma­nente de agressão con­tra o nos­so país, com pre­ten­sões colo­ni­ais sobre a nos­sa região da Améri­ca Lati­na e Caribe, negan­do o Dire­ito Inter­na­cional”, afir­mou o gov­er­no venezue­lano.

A escal­a­da de Trump em ações e dis­cur­sos con­tra a Venezuela do pres­i­dente Nicolás Maduro vem trazen­do novos episó­dios nos últi­mos meses. Os Esta­dos Unidos já posi­cionaram navios de guer­ra no Mar do Caribe, próx­i­mo ao país sul-amer­i­cano, sob o pre­tex­to de com­bat­er o trá­fi­co inter­na­cional de dro­gas. Já abat­er­am peque­nas embar­cações e provo­caram mortes.

Há cer­ca de duas sem­anas, Trump disse que pode­ria ini­ciar con­ver­sas com Maduro, mas não deu detal­h­es. Na últi­ma sex­ta-feira (28), no entan­to, afir­mou que poderá ordenar ações ter­restres con­tra os nar­co­traf­i­cantes que diz com­bat­er. Em respos­ta, Maduro pediu aos inte­grantes da Força Aérea que este­jam em “aler­ta, pron­tos e dis­pos­tos” a defend­er os dire­itos da Venezuela.

* Com infor­mações da Agên­cia Reuters

** Matéria atu­al­iza­da às 19h14 com infor­mações adi­cionais sobre a respos­ta da Venezuela.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d