...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Justiça da Itália pede a Moraes informações sobre prisão de Zambelli

Justiça da Itália pede a Moraes informações sobre prisão de Zambelli

Esclarecimentos fazem parte do processo de extradição da deputada

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 08/12/2025 — 17:16
Brasília
Brasília (DF) 02/08/2023 Deputada Carla Zambelli durante coletiva no salão verde da Câmara dos Deputados. Foto Lula Marques/EBC
Repro­dução: © Lula Marques/ EBC

A Justiça da Itália envi­ou ao min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), uma lista de ques­tion­a­men­tos sobre o sis­tema pri­sion­al brasileiro. Os esclarec­i­men­tos fazem parte do proces­so de extradição da dep­uta­da Car­la Zam­bel­li (PL-SP).

Na sem­ana pas­sa­da, a Justiça ital­iana sus­pendeu o jul­ga­men­to da extradição solic­i­ta­da pelo gov­er­no brasileiro para esper­ar a respos­ta do STF. O jul­ga­men­to será retoma­do no dia 18 deste mês.

A Justiça ital­iana quer saber para qual prisão Zam­bel­li deve ser lev­a­da se a extradição for acei­ta. Tam­bém foram feitos ques­tion­a­men­tos sobre a condição dos presí­dios fem­i­ni­nos, se há atos de vio­lên­cia e de intim­i­dação prat­i­ca­dos con­tra deten­tas e se a polí­cia penal tem capaci­dade para man­ter a ordem nas pen­i­ten­ciárias.

Moraes tem até o dia 14 de dezem­bro para respon­der aos ques­tion­a­men­tos. A comu­ni­cação ofi­cial foi fei­ta pelo Depar­ta­men­to de Recu­per­ação de Ativos e Coop­er­ação Jurídi­ca Inter­na­cional do Min­istério da Justiça.

Fuga

Em jul­ho deste ano, Zam­bel­li foi pre­sa em Roma, cap­i­tal da Itália, onde ten­ta­va escapar do cumpri­men­to de um man­da­do de prisão emi­ti­do pelo min­istro Alexan­dre de Moraes.

Por ter dupla cidada­nia, Zam­bel­li deixou o Brasil em bus­ca de asi­lo políti­co em ter­ras ital­ianas após ser con­de­na­da pelo STF a 10 anos de prisão pela invasão ao sis­tema eletrôni­co do Con­sel­ho Nacional de Justiça (CNJ), ocor­ri­do em 2023.

De acor­do com as inves­ti­gações, Zam­bel­li foi a auto­ra int­elec­tu­al da invasão para emis­são de um manda­to fal­so de prisão con­tra Alexan­dre de Moraes. Segun­do as inves­ti­gações, o hack­ea­men­to foi exe­cu­ta­do por Wal­ter Del­gat­ti, que tam­bém foi con­de­na­do e con­fir­mou ter real­iza­do o tra­bal­ho a man­do da par­la­men­tar.

Após a fuga para a Itália, o gov­er­no brasileiro solic­i­tou a extradição da dep­uta­da para o Brasil. O pedi­do de extradição de Car­la Zam­bel­li foi ofi­cial­iza­do no dia 11 de jun­ho pelo STF.  Em segui­da, o pedi­do foi envi­a­do pelo Ita­ma­raty ao gov­er­no ital­iano.

Na Câmara dos Dep­uta­dos, Zam­bel­li é alvo de um proces­so de cas­sação do manda­to.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d