...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Após pedido de cirurgia, Moraes manda PF fazer perícia em Bolsonaro

Após pedido de cirurgia, Moraes manda PF fazer perícia em Bolsonaro

Ministro determinou que avaliação seja feita no prazo de 15 dias

Felipe Pontes — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 11/12/2025 — 13:49
Brasília
Rio de Janeiro (RJ), 29/06/2023 - O ex-presidente Jair Bolsonaro desembarca no aeroporto Santos Dumont e fala sobre o julgamento no TSE que pode torná-lo inelegível. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil
Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

O min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), deter­mi­nou nes­ta quin­ta-feira (11) que o ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro real­ize uma perí­cia médi­ca, no pra­zo de 15 dias, para averiguar a neces­si­dade de uma cirur­gia solic­i­ta­da pela defe­sa.

Na decisão, Moraes men­ciona que Bol­sonaro pas­sou por exam­es antes de ser pre­so em 22 de novem­bro, quan­do não foi ver­i­fi­ca­da nen­hu­ma neces­si­dade de inter­venção cirúr­gi­ca urgente. O min­istro frisou ain­da ter disponi­bi­liza­do atendi­men­to médi­co em tem­po inte­gral ao pre­so.

Des­de a prisão, “não hou­ve nen­hu­ma notí­cia de situ­ação médi­ca emer­gen­cial ocor­ri­da com Bol­sonaro”, acres­cen­tou Moraes.

No fim de novem­bro, Bol­sonaro começou a cumprir pena de 27 anos e três meses, em regime ini­cial fecha­do, por ter lid­er­a­do uma ten­ta­ti­va de golpe do Esta­do para se man­ter no poder após ser der­ro­ta­do nas urnas em 2022.

O ex-pres­i­dente foi colo­ca­do numa sala espe­cial insta­l­a­da em um edifí­cio da Polí­cia Fed­er­al (PF), em Brasília, e nas últi­mas sem­anas tem obti­do autor­iza­ção para rece­ber vis­i­tas de famil­iares, além dos advo­ga­dos.

Em despa­cho nes­ta quin­ta, por exem­p­lo, Moraes autor­i­zou as vis­i­tas da ex-primeira-dama Michele Bol­sonaro e do fil­ho Flávio Bol­sonaro, senador pelo PL do Rio de Janeiro que diz ter rece­bido do pai a mis­são de ser o can­dida­to da família à Presidên­cia da Repúbli­ca nas eleições do ano que vem.

Internação

Na últi­ma terça (9), a defe­sa do ex-pres­i­dente afir­mou ter havi­do pio­ra em seu quadro de saúde. Os advo­ga­dos pedi­ram que ele seja lib­er­a­do da prisão para realizar uma cirur­gia de hér­nia inguinal, que está rela­ciona­da a crises de soluços con­stantes.

Os advo­ga­dos tam­bém voltaram a pedir a Moraes que Bol­sonaro cumpra prisão domi­cil­iar. Segun­do a defe­sa, o ambi­ente pri­sion­al é incom­patív­el com a condição de saúde do ex-pres­i­dente. “A prisão domi­cil­iar é modal­i­dade de cumpri­men­to de pena des­ti­na­da àque­les cuja prisão em regime fecha­do pode colo­car em risco sua inte­gri­dade físi­ca por motivos médi­cos”, ale­ga a defe­sa.

Segun­do os advo­ga­dos, são necessários de cin­co a sete dias de inter­nação num hos­pi­tal par­tic­u­lar de Brasília para que Bol­sonaro real­ize o pro­ced­i­men­to cirúr­gi­co.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d