...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / “Verdade prevaleceu”, diz Moraes sobre fim de sanções dos EUA

“Verdade prevaleceu”, diz Moraes sobre fim de sanções dos EUA

Governo americano retirou nome do ministro da Lei Magnitsky

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 12/12/2025 — 19:52
Brasília
Brasília (DF) 14/08/2024 O ministro do STF, Alexandre de Moraes, participa do seminário
Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

O min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), comen­tou nes­ta sex­ta-feira (12) a reti­ra­da das sanções econômi­cas da Lei Mag­nit­sky, que foram apli­cadas pelo gov­er­no dos Esta­dos Unidos con­tra ele, sua esposa, a advo­ga­da Viviane Bar­ci de Moraes, e a empre­sa Lex — Insti­tu­to de Estu­dos Jurídi­cos, lig­a­da à família do min­istro.

Durante o lança­men­to do canal SBT News, em São Paulo, o min­istro disse que a “ver­dade prevale­ceu” e agrade­ceu o empen­ho do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va pela atu­ação da diplo­ma­cia brasileira para con­vencer o gov­er­no do pres­i­dente Don­ald Trump a revog­ar as medi­das. Lula tam­bém esta­va no even­to.

“A ver­dade venceu hoje, pres­i­dente. Em jul­ho, quan­do o Supre­mo se reuniu na presidên­cia para tratar dessas sanções con­tra o Poder Judi­ciário brasileiro, eu pedi ao pres­i­dente que não ingres­sasse com nen­hu­ma ação, que não tomasse nen­hu­ma medi­da, porque eu acred­i­ta­va que a ver­dade, no momen­to que chegasse às autori­dades norte-amer­i­canas, prevale­ce­ria”, afir­mou.

Moraes con­sider­ou que a reti­ra­da das sanções con­tra ele rep­re­sen­ta uma vitória  do Judi­ciário, da sobera­nia nacional e da democ­ra­cia brasileira.

“O Judi­ciário brasileiro não se ver­gou a ameaças, coações e não se ver­gará, e con­tin­uará com impar­cial­i­dade, seriedade e cor­agem”, garan­tiu.

O min­istro tam­bém avaliou que o país dá exem­p­lo de democ­ra­cia a país­es estrangeiros. “O Brasil chega ao final do ano dan­do exem­p­lo de democ­ra­cia e força insti­tu­cional a todos os país­es do mun­do”, com­ple­tou.

Sanções

As sanções foram apli­cadas em jul­ho deste ano após o dep­uta­do fed­er­al Eduar­do Bol­sonaro (PL-SP), que está nos Esta­dos Unidos, atu­ar jun­to ao gov­er­no do pres­i­dente Don­ald Trump para retal­iar Moraes pelas decisões con­tra Jair Bol­sonaro.

A Lei Mag­nit­sky pre­vê o blo­queio de con­tas bancárias, ativos e apli­cações finan­ceiras nos Esta­dos Unidos, a proibição de transações com empre­sas amer­i­canas que estão no Brasil, além do imped­i­men­to de entra­da no país.

Ape­sar das sanções, a medi­da teve impacto reduzi­do. Moraes não tem bens nem con­tas em ban­cos sedi­a­dos naque­le país.  O min­istro tam­bém não tem o cos­tume de via­jar para os Esta­dos Unidos.

No mês pas­sa­do, Eduar­do Bol­sonaro virou réu no Supre­mo pelo crime de coação no cur­so do proces­so. O par­la­men­tar foi denun­ci­a­do pela Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca (PGR) pela atu­ação do par­la­men­tar jun­to às autori­dades norte-amer­i­canas.

Pesar

Após o anún­cio da reti­ra­da das sanções, Eduar­do e o blogueiro Paulo Figueire­do, que tam­bém é réu por fomen­tar as sanções, declararam que rece­ber­am a notí­cia  da revo­gação com “pesar”.

“Lamen­ta­mos que a sociedade brasileira, diante da janela de opor­tu­nidade que teve em mãos, não ten­ha con­segui­do con­stru­ir a unidade políti­ca necessária para enfrentar seus próprios prob­le­mas estru­tu­rais. A fal­ta de coesão inter­na e o insu­fi­ciente apoio às ini­cia­ti­vas con­duzi­das no exte­ri­or con­tribuíram para o agrava­men­to da situ­ação atu­al”, declararam.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d