...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Eve, da Embraer, faz primeiro voo do protótipo de “carro voador”

Eve, da Embraer, faz primeiro voo do protótipo de “carro voador”

Voo inaugural não teve tripulação e ocorreu no interior de São Paulo

Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 22/12/2025 — 21:48
São Paulo
Eve, da Embraer, faz primeiro voo do carro voador no interior paulista
Repro­dução: © Pao­la Ayala/Eve Air Mobil­i­ty

A Eve Air Mobil­i­ty, empre­sa sub­sidiária da Embraer, real­i­zou em Gav­ião Peixo­to, no inte­ri­or paulista, o primeiro voo do pro­tótipo em escala real de sua aeron­ave elétri­ca de deco­lagem e pouso ver­ti­cal (eVTOL). O voo, não trip­u­la­do, ocor­reu na últi­ma sex­ta-feira (19).

De acor­do com a empre­sa, foram tes­ta­dos com suces­so a inte­gração de sis­temas essen­ci­ais da aeron­ave, como o con­ceito de fly-by-wire (sis­tema de con­t­role de voo por com­puta­dor) de quin­ta ger­ação e os rotores ded­i­ca­dos exclu­si­va­mente ao voo ver­ti­cal.

No voo, a aeron­ave fez o chama­do hov­er flight, quan­do o equipa­men­to per­manece imóv­el no ar sobre um pon­to fixo no solo, man­ten­do alti­tude e posição con­stantes, exigin­do pre­cisão de con­t­role para equi­li­brar sus­ten­tação e peso.

A par­tir de ago­ra, a Eve irá expandir grad­ual­mente os testes até atin­gir, com a aeron­ave, voos total­mente sus­ten­ta­dos pelas asas (wing­borne flight) durante o ano de 2026.

“O pro­tótipo se com­por­tou exata­mente como pre­vis­to pelos nos­sos mod­e­los. Com estes dados, ampli­are­mos o enve­lope da aeron­ave e avançare­mos para o voo de tran­sição sus­ten­ta­do pelas asas de maneira dis­ci­plina­da, aumen­tan­do para cen­te­nas de voos ao lon­go de 2026 e con­stru­in­do o con­hec­i­men­to necessário para a cer­ti­fi­cação de tipo”, desta­cou o Chief Tech­nol­o­gy Offi­cer da Eve, Luiz Valen­ti­ni.

De acor­do com o Chief Prod­uct Offi­cer da empre­sa, Jorge Bit­ter­court, o voo mostra con­fi­a­bil­i­dade, efi­ciên­cia e sim­pli­ci­dade da aeron­ave.

“Val­i­damos ele­men­tos críti­cos, des­de nos­sa arquite­tu­ra de rotores sus­ten­ta­dores até a mecâni­ca de voo da aeron­ave, e ago­ra seguimos para a fase de testes em voo com foco em evoluir a maturi­dade do pro­du­to”.

Financiamento

O pro­je­to da aeron­ave con­ta com o finan­cia­men­to da Finan­ciado­ra de Estu­dos e Pro­je­tos (Finep), agên­cia de fomen­to à ino­vação do gov­er­no fed­er­al, no âmbito da chama­da Mais Ino­vação Brasil – Avi­ação Sus­ten­táv­el, e já rece­beu cer­ca de R$ 37 mil­hões em sub­venção econômi­ca.

De acor­do com o pres­i­dente da Finep, Luiz Antônio Elias, o pro­je­to posi­ciona o Brasil na van­guar­da da mobil­i­dade aérea urbana. “Este voo inau­gur­al mate­ri­al­iza a estraté­gia brasileira de lid­er­ar a tran­sição glob­al para a avi­ação sus­ten­táv­el, com tec­nolo­gias de fron­teira como propul­são elétri­ca e inteligên­cia arti­fi­cial”.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d