...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Brasil tem previsão de Natal com ondas de calor e chuvas

Brasil tem previsão de Natal com ondas de calor e chuvas

Altas temperaturas devem se concentrar em SC, PR, SP e RJ

Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 23/12/2025 — 16:37

São Luís                                                                                                                                                                                                                             Ver­são em áudio

Brasília (DF), 03.09.2024 - Seca e alta temperatura em Brasília. Pessoa com garrafa de água passa pelo Setor de Diversões Sul. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil

A comem­o­ração do Natal este ano deve vir acom­pan­ha­da de altas tem­per­at­uras, inclu­sive ondas de calor, e com chu­vas em boa parte do Brasil. Os dados são do Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet), que pre­vê chu­vas na região Sul, no Norte e em uma parte do Cen­tro-Oeste e do Nordeste. Já as tem­per­at­uras ele­vadas devem se con­cen­trar espe­cial­mente nos esta­dos de San­ta Cata­ri­na, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Chuvas

De acor­do com bole­tim do Inmet des­ta sem­ana, são aguardadas chu­vas com ocor­rên­cia de raios, rajadas, tro­voadas e que­da de grani­zo na região Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul estão pre­vis­tas chu­vas com acu­mu­la­dos que podem super­ar os 200 milímet­ros (mm) em sete dias. Já em parte do ter­ritório de San­ta Cata­ri­na, as chu­vas podem chegar aos 150 mm em sete dias.

Além dis­so, o Inmet desta­ca que os acu­mu­la­dos podem super­ar os 100 mm entre hoje e a quin­ta-feira (26) no Rio grande do Sul e San­ta Cata­ri­na. O Paraná apre­sen­tará um cenário mais seco, com baixa pos­si­bil­i­dade de ocor­rên­cia de chu­va em todo o esta­do, ou ape­nas de for­ma iso­la­da.

Centro-Oeste

Na Região Cen­tro-Oeste, o Inmet apon­ta a pre­visão de chu­vas volu­mosas no Mato Grosso, prin­ci­pal­mente no norte do esta­do, nas regiões de fron­teira com Amazô­nia e Pará poden­do super­ar os 100mm em 7 dias de acu­mu­la­dos, e na região oeste de Goiás.

Tais chu­vas devem ocor­rer com maior poten­cial nos três primeiros dias da sem­ana, em função da pre­sença de calor, umi­dade e favorec­i­men­to da cir­cu­lação na região cen­tral do Brasil.

Norte

Chu­vas volu­mosas tam­bém estão pre­vis­tas para o Ama­zonas, norte do Amapá, com acu­mu­la­dos entre 80–100 mm em 7 dias. No sul do Amapá, norte do Pará e em Roraima não deve chover a maior parte da sem­ana, ou ape­nas haverá pos­síveis chu­vas ráp­i­das local­izadas, sem grandes con­tribuições para acu­mu­la­dos de chu­va.

Nordeste

Na região Nordeste, a pre­visão é de chu­vas no Maran­hão e no Piauí, e cen­tro-sul da Bahia. As chu­vas na Bahia devem ocor­rer sob a for­ma de pan­cadas de chu­va iso­ladas ou chu­va mais estrat­i­forme, ocor­ren­do com baixos acu­mu­la­dos. Para o restante da região

Sudeste

No Sud­este, a pre­visão indi­ca um cenário seco, com ausên­cia de chu­vas expres­si­vas, exce­to pan­cadas iso­ladas.

Temperatura

Para o restante da sem­ana do Natal, a pre­visão é de tem­per­at­uras ele­vadas em grande parte do Brasil, com onda de calor em partes do cen­tro-sul, espe­cial­mente nos esta­dos de San­ta Cata­ri­na, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Além dis­so, a pre­visão mostra tendên­cia de calor extremo para o Mato Grosso do Sul e inte­ri­or da Região Nordeste.

Out­ro destaque para esta sem­ana é a per­manên­cia de tem­per­at­uras mín­i­mas em um padrão ele­va­do em grande parte do país, com val­ores poden­do vari­ar entre 24 °C e 26 °C em áreas do Ama­zonas, do Pará, de Mato Grosso do Sul, do oeste de São Paulo e do norte da Região Nordeste.

No Sud­este, a pre­visão indi­ca o pre­domínio de tem­per­at­uras ele­vadas em grande parte da região, com destaque para os esta­dos de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde as máx­i­mas podem vari­ar entre 30 °C e 34 °C, per­manecen­do até 5 °C aci­ma da média, o que car­ac­ter­i­za um even­to de onda de calor.

Já em áreas mais ao nordeste de Minas Gerais e no Espíri­to San­to, devem ser reg­istradas tem­per­at­uras máx­i­mas entre 28 °C e 30 °C, mas poden­do chegar a 32 °C na segun­da metade da sem­ana.

No Sul, a tendên­cia tam­bém é de ocor­rên­cia de ondas de calor com com tem­per­at­uras até 5 °C aci­ma da média, em áreas de San­ta Cata­ri­na e do Paraná, e máx­i­mas que podem alcançar entre 30 °C e 34 °C.

O cenário de ondas de calor tam­bém está pre­sente na pre­visão para a Região Cen­tro-Oeste, em espe­cial no Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso, com máx­i­mas entre 32 °C e 36 °C. Por out­ro lado, no cen­tro-norte de Mato Grosso, as tem­per­at­uras não devem ultra­pas­sar 28 °C.

Ao lon­go da sem­ana, as tem­per­at­uras entram em ele­vação no cen­tro-norte de Goiás e no Dis­tri­to Fed­er­al, incluin­do Brasília, com máx­i­mas aci­ma de 30 °C, espe­cial­mente entre os dias 25 e 26.

Na Região Norte, a pre­visão é de tem­per­at­uras máx­i­mas ele­vadas na maior parte da região, espe­cial­mente no Acre, no Ama­zonas, em Roraima e no norte do Pará, onde as máx­i­mas podem oscilar entre 30 °C e 34 °C. Em con­tra­parti­da, no leste do Ama­zonas e de Rondô­nia e no cen­tro-sul do Pará, as tem­per­at­uras não devem ultra­pas­sar 28 °C, em razão do pre­domínio de tem­po chu­voso nes­sas áreas.

Já no Nordeste, as tem­per­at­uras máx­i­mas pre­vis­tas seguem ele­vadas na maior parte da região, com destaque para o norte do Piauí, o Ceará e áreas do oeste do Rio Grande do Norte, da Paraí­ba e de Per­nam­bu­co, onde as máx­i­mas devem vari­ar entre 36 °C e 38 °C. Nas demais áreas da região, as máx­i­mas oscil­am entre 28 °C e 34 °C.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d