...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Tornozeleira de Silvinei ficou sem sinal na madrugada de Natal, diz PF

Tornozeleira de Silvinei ficou sem sinal na madrugada de Natal, diz PF

Ex-diretor da PRF chegou ao Paraguai e foi detido antes de voo

André Richter — repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 26/12/2025 — 14:23
Brasília
Brasília (DF) 20/06/2023 CPMI do 8 de Janeiro ouve ex-diretor-geral da PRF Silvinei Vasques. Foto Lula Marques/ Agência Brasil.
Repro­dução: © Lula Marques/ Agên­cia Brasil

A tornozeleira eletrôni­ca que mon­i­tora­va o cumpri­men­to da prisão domi­cil­iar do ex-dire­tor da Polí­cia Rodoviária Fed­er­al (PRF) Sil­vinei Vasques parou de emi­tir sinal na madru­ga­da des­ta quin­ta-feira (25), noite de Natal.

De acor­do com a PF, o ex-dire­tor vio­lou a tornozeleira eletrôni­ca e fugiu para o Paraguai, onde foi deti­do pelas autori­dades locais, nes­ta sex­ta-feira (26), ao ten­tar embar­car para out­ro país com pas­s­aporte fal­so.

As infor­mações da fuga foram envi­adas ao min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), que decre­tou a prisão de Sil­vinei após a fuga.

Con­de­na­do a 24 anos e 6 meses de prisão na ação penal do Núcleo 2 da tra­ma golpista, o ex-dire­tor cumpria prisão domi­cil­iar e era mon­i­tora­do por tornozeleira eletrôni­ca.

De acor­do com a PF, a tornozeleira parou de emi­tir sinal de GPS por vol­ta das 3h da madru­ga­da de quin­ta-feira (25). Em segui­da, agentes foram ao aparta­men­to do ex-dire­tor, local­iza­do em São José, em San­ta Cata­ri­na, e con­stataram que ele não esta­va na residên­cia.

Após ver­i­fi­carem os sis­tema de câmeras do pré­dio, os agentes con­cluíram que ele esteve no aparta­men­to até as 19h22 da véspera de Natal, na quar­ta-feira (24).

As ima­gens do cir­cuito inter­no de TV mostraram Vasques colo­can­do bol­sas no por­ta-malas de um car­ro. Ele usa­va uma calça de mole­tom pre­ta, camise­ta cin­za e um boné pre­to.

A PF tam­bém apon­tou que a fuga deve ter ocor­ri­do com um car­ro alu­ga­do.

Na man­hã de hoje, a cor­po­ração con­fir­mou que Sil­vinei foi pre­so no Paraguai e deve ser man­da­do de vol­ta para o Brasil.

Trama golpista

Vasques foi con­de­na­do pelos crimes de orga­ni­za­ção crim­i­nosa, ten­ta­ti­va de abolição vio­len­ta do Esta­do Democráti­co de Dire­ito, golpe de Esta­do, dano qual­i­fi­ca­do pela vio­lên­cia e grave ameaça e dete­ri­o­ração de patrimônio tomba­do.

Segun­do a Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca (PGR) e a PF, Vasques deter­mi­nou a real­iza­ção de blitzes em local­i­dades em que a cha­pa de Luiz Iná­cio Lula da Sil­va tin­ha mais intenções de voto, com o obje­ti­vo de difi­cul­tar o aces­so dos eleitores à urna, ben­e­fi­cian­do o ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro, que ten­ta­va reeleição.

O ex-dire­tor da PRF foi pre­so pre­ven­ti­va­mente em agos­to de 2023 e pas­sou um ano deti­do até o min­istro Alexan­dre de Moraes lhe con­ced­er liber­dade, pro­visória medi­ante o cumpri­men­to de uma série de medi­das caute­lares, como o uso de tornozeleira eletrôni­ca e o can­ce­la­men­to de seu pas­s­aporte.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d