...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Inmet alerta para calor extremo e tempestades nos últimos dias de 2025

Inmet alerta para calor extremo e tempestades nos últimos dias de 2025

Saiba como será a previsão do tempo para virada do ano

Daniel­la Almei­da – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 29/12/2025 — 13:17
Brasília
Fachada do instituto nacional de meteorologia (INMET), em Brasília.
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

O Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) desta­ca para os últi­mos dias do ano um cenário de calor extremo (aler­ta ver­mel­ho) e pan­cadas de chu­va sobre­tu­do para as regiões Sud­este e Sul do país.

Sis­tema de Avi­sos de Mete­o­rolo­gia do Inmet emite aler­tas por cores (amare­lo, laran­ja e ver­mel­ho), con­forme o poten­cial de risco.

Ondas de calor

Para os últi­mos dias de 2025, o Inmet man­tém um aler­ta ver­mel­ho, ou seja, de grande peri­go à saúde, dev­i­do à onda de calor ati­vo até as 18 horas des­ta terça-feira (30), para seis esta­dos: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espíri­to San­to, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Nes­sas local­i­dades, as ondas de calor são car­ac­ter­i­zadas por tem­per­at­uras até 5 graus Cel­sius (°C) aci­ma da média históri­ca por um perío­do maior do que cin­co dias.

A cidade de São Paulo reg­istrou neste domin­go (28) 37,2°C, a maior tem­per­atu­ra para dezem­bro des­de 1961. Algu­mas cidades do inte­ri­or paulista ultra­pas­saram os 42°C.

Nos últi­mos dias, a região Sud­este tem enfrenta­do uma onda de calor dev­i­do a uma mas­sa de ar quente esta­ciona­da em toda a região, que abrange tam­bém partes de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e impede a chega­da de frentes frias.

Na Região Cen­tro-Oeste, o calor inten­so con­tin­ua com máx­i­mas próx­i­mas de 39°C no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, acom­pan­hadas de pan­cadas iso­ladas de chu­va.

Nas porções do sertão e do agreste de diver­sos esta­dos da Região Nordeste, o risco à saúde é provo­ca­do pela baixa umi­dade rel­a­ti­va do ar que, de acor­do com Inmet, pode vari­ar entre 30% e 20%.

Tempestades

Para os últi­mos dias do ano, a tendên­cia é de que o calor per­ca um pouco a inten­si­dade com a chega­da de uma frente fria com fortes chu­vas, o que deve provo­car insta­bil­i­dades em diver­sas partes do país.

Todo o esta­do de São Paulo, o Sul do Rio de Janeiro e Sul/Sudoeste de Minas Gerais estão sob aler­ta amare­lo de tem­pes­tades até às 10h des­ta terça-feira (30).

O vol­ume de chu­vas pode vari­ar até 50 milímet­ros por dia (mm/dia), acom­pan­hadas de ven­tos inten­sos (40–60 km/h) e de que­da de grani­zo.

O risco de corte de ener­gia elétri­ca, estra­gos em plan­tações, que­da de gal­hos de árvores e de alaga­men­tos é baixo.

As chu­vas inten­sas ain­da vão atin­gir grandes partes do Norte, des­de o Norte do Amapá, abrangen­do o Ama­zonas, Pará, Maran­hão e todo o esta­do de Tocan­tins. A área chu­vosa englo­ba a região Cen­tro-Oeste (Dis­tri­to Fed­er­al, Goiás), e desce até a região Sudoeste do país.

As tem­pes­tades devem ser mais críti­cas nos três esta­dos da Região Sul (Paraná, San­ta Cata­ri­na e Rio Grande do Sul), além do litoral Sul paulista e do Sudoeste de Mato Grosso do Sul. Para estes esta­dos, o Inmet tam­bém emi­tiu aler­ta laran­ja para tem­pes­tades até 23h59 des­ta terça-feira.

Nes­tas local­i­dades, as chu­vas podem chegar a 100 mm/dia, com ven­tos inten­sos (60–100 km/h), e que­da de grani­zo. O Inmet avisa que há risco de corte de ener­gia elétri­ca, estra­gos em plan­tações, que­da de árvores e de alaga­men­tos.

Réveillon

Na Região Sud­este, o dia da vira­da deve ser abafa­do, com pre­visão de pan­cadas de chu­va típi­cas de verão entre o fim da tarde e o horário da vira­da. Há risco de tem­po­rais iso­la­dos com raios e rajadas de ven­to nos esta­dos de São Paulo, Rio de Janeiro  e Minas Gerais.

No Sul, a insta­bil­i­dade per­siste, espe­cial­mente na metade Norte do Rio Grande do Sul e em San­ta Cata­ri­na, onde o ano deve ter­mi­nar com chu­vas e risco de tem­po­rais. No Sul gaú­cho, o tem­po tende a ficar mais firme.

No Norte e Nordeste, per­manece o padrão de verão, com sol e calor. O litoral nordes­ti­no é a região com menor risco de chu­va para o horário da queima de fogos.

Instruções

Em caso de rajadas de ven­to, o Inmet ori­en­ta o cidadão a não se abri­gar embaixo de árvores, pois há risco de que­da e descar­gas elétri­c­as e não esta­cionar veícu­los próx­i­mos a tor­res de trans­mis­são e pla­cas de pro­pa­gan­da.

Se pos­sív­el, desli­gar apar­el­hos elétri­cos e quadro ger­al de ener­gia.

Mais infor­mações podem ser obti­das na Defe­sa Civ­il local (tele­fone 199) e no Cor­po de Bombeiros (tele­fone 193).

Nos casos de ondas de calor e de baixa umi­dade rel­a­ti­va do ar, o Inmet ori­en­ta a ingestão de bas­tante líqui­do e evi­tar des­gaste físi­co nas horas mais secas e não se expor ao sol nas horas mais quentes do dia.

Inmet

Para ver a tem­per­atu­ra máx­i­ma e mín­i­ma pre­vista para os próx­i­mos dias em todo país, é pos­sív­el aces­sar a pági­na do Inmet na inter­net. Tam­bém é pos­sív­el ver­i­ficar aler­tas para cidades especí­fi­cas, no Sis­tema de Avi­sos de Mete­o­rolo­gia do Inmet.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d