...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias / Aeronautas rejeitam acordo e paralisações entram no quinto dia

Aeronautas rejeitam acordo e paralisações entram no quinto dia

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Antevéspera de Natal é marcada por atrasos em pousos e decolagens


Pub­li­ca­do em 23/12/2022 — 09:45 Por Karine Melo e Lud­mil­la Souza — Repórteres da Agên­cia Brasil — Brasília e São Paulo
Atu­al­iza­do em 23/12/2022 — 11:52

ouvir:

A antevéspera de Natal foi mar­ca­da por atra­sos em pousos e deco­la­gens em aero­por­tos brasileiros. Pelo quin­to dia con­sec­u­ti­vo, nes­ta sex­ta-feira (23), aero­nau­tas man­tiver­am a par­al­isação entre 6h e 8h da man­hã nos aero­por­tos de Con­gonhas, Guarul­hos, Vira­co­pos, Galeão, San­tos Dumont, Por­to Ale­gre, Con­fins, Brasília e For­t­aleza . Ontem (22), o Sindi­ca­to Nacional dos Aero­nau­tas (SNA) recu­sou uma nova pro­pos­ta de nego­ci­ação salar­i­al para encer­rar a greve da cat­e­go­ria.

Em assem­bleia vir­tu­al — com 59.25% de votos con­trários, 40.02% de votos favoráveis e 0.73% de abstenções — os tra­bal­hadores da avi­ação reg­u­lar rejeitaram a pro­pos­ta apre­sen­ta­da pelas com­pan­hias aéreas que pre­via a reposição total da inflação medi­da pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Con­sum­i­dor) – em salários fixos e var­iáveis – mais 1% de aumen­to real. Para o teto de rece­bi­men­to, rea­juste de 100% do INPC (5,97%), menos 2,74%.. O rea­juste incidiria em diárias nacionais, piso salar­i­al, seguro, mul­tas por des­cumpri­men­to da con­venção cole­ti­va e vale-ali­men­tação.

Os aero­nau­tas querem 5% de aumen­to salar­i­al e ajuste de condições de tra­bal­ho, como do horário de fol­gas e regras que impeçam a mudança dos des­can­sos pelas com­pan­hias aéreas – espera dos trip­u­lantes entre um voo e out­ro de 3 horas durante o dia e duas horas no perío­do da noite.

Em nota, o SNA desta­cou que a cat­e­go­ria está des­de o final de setem­bro nego­cian­do e que todas as pro­postas envi­adas pelo sindi­ca­to patronal não eram con­dizentes com a pau­ta de reivin­di­cações apre­sen­tadas e, por isso, foram rejeitadas.

“O SNA con­tin­ua aber­to às nego­ci­ações, aguardan­do que as empre­sas enviem uma nova pro­pos­ta, min­i­ma­mente aceitáv­el. Se hou­ver uma pro­pos­ta, ela será colo­ca­da em votação e, caso seja aprova­da, a greve ter­mi­na, se não, a greve con­tin­ua por tem­po inde­ter­mi­na­do”, o infor­mou  sindi­ca­to.

Aéreas

Segun­do o Sindi­ca­to Nacional das Empre­sas Aéreas (SNEA), esta foi a ter­ceira pro­pos­ta nega­da pelo sindi­ca­to dos aero­nau­tas. A primeira foi apre­sen­ta­da pelo SNEA ain­da no âmbito da nego­ci­ação sindi­cal.

O SNEA enfa­ti­za que ini­ciou as nego­ci­ações des­de os primeiros dias de out­ubro deste ano para preser­var os dire­itos dos trip­u­lantes, “esten­den­do a val­i­dade da CCT vigente até o fim das nego­ci­ações, e garan­tir as via­gens aéreas dos pas­sageiros, espe­cial­mente durante a alta tem­po­ra­da. Além dis­so, após encer­ra­da as nego­ci­ações dire­tas entre sindi­catos, no últi­mo fim de sem­ana, as com­pan­hias aéreas acataram a primeira pro­pos­ta de medi­ação elab­o­ra­da pelo TST, que foi rejeita­da pelo SNA”, infor­mou a nota divul­ga­da no site da SNEA.

Impacto

No quin­to dia da greve, hou­ve 10 can­ce­la­men­tos e 83 atra­sos nas primeiras horas da man­hã em cin­co aero­por­tos onde hou­ve par­al­isação. No Aero­por­to Inter­na­cional de São Paulo, em Guarul­hos, três voos oper­aram com atra­so e nen­hum foi can­ce­la­do.

Das 6h até as 10h, dos 62 voos pre­vis­tos para deco­lar do Aero­por­to de Brasília, 16 par­ti­ram da cap­i­tal com atra­so. Não há can­ce­la­men­to de voos. Dos 55 voos que pousaram em Brasília, 14 chegaram com atra­sos. Como o Aero­por­to de Brasília é um impor­tante cen­tro de conexão de voos, as chegadas atrasadas podem impactar as saí­das de voos, infor­mou a Inframer­i­ca, admin­istrado­ra do aero­por­to.

Em Con­gonhas, a Infraero infor­mou que foram 16 voos atrasa­dos na par­ti­da, 9 voos atrasa­dos na chega­da, 5 voos can­ce­la­dos na par­ti­da  e 2 voos can­ce­la­dos na chega­da.

Já no Aero­por­to de San­tos Dumont, tam­bém admin­istra­do pela Infraero, foram 13 voos atrasa­dos na par­ti­da, 10 voos atrasa­dos na chega­da, 2 voos can­ce­la­dos na par­ti­da e um voo can­ce­la­do na chega­da.

O RIO­galeão, Aero­por­to Inter­na­cional do Rio de Janeiro infor­mou que não reg­istrou nen­hum atra­so ou can­ce­la­men­to de voo por causa da greve na man­hã des­ta sex­ta-feira.

Já a Fra­port-Brasil, que admin­is­tra os aero­por­tos de For­t­aleza e Por­to Ale­gre, infor­mou que nes­ta man­hã não hou­ve atra­sos ou can­ce­la­men­tos em For­t­aleza. Em Por­to Ale­gre foi  reg­istra­do dois atra­sos.

É recomendáv­el que os pas­sageiros cheguem com ante­cedên­cia no ter­mi­nal aéreo e ver­i­fiquem o sta­tus do voo no site do aero­por­to ou com a com­pan­hia aérea..

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d