...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Atividades virtuais marcam 113 anos da imigração japonesa no Brasil

Atividades virtuais marcam 113 anos da imigração japonesa no Brasil

O Senado Federal realiza sessão especial em comemoração aos 111 anos da imigração japonesa no Brasil.
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Instituição faz transmissão online do Ofício Budista


Pub­li­ca­do em 18/06/2021 — 06:00 Por Cami­la Maciel — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Hoje (18) com­ple­tam-se 113 anos da imi­gração japone­sa para o Brasil. Foi nes­sa data que o navio Kasato Maru apor­tou em San­tos, trazen­do mais de 700 agricul­tores para as fazen­das do inte­ri­or paulista. Para cel­e­brar o dia, a prefeitu­ra de São Paulo e a Sociedade Brasileira de Cul­tura Japone­sa e de Assistên­cia Social (Bunkyo), jun­ta­mente com out­ras orga­ni­za­ções, pro­movem ativi­dades vir­tu­ais.

A Bunkyo fará uma trans­mis­são online do Ofí­cio Bud­ista em Memória dos Pio­neiros da Imi­gração Japone­sa e tam­bém das víti­mas da covid-19. O even­to começa às 10h, terá duração de 40 min­u­tos, uma ver­são reduzi­da, e será bilíngue (japonês/português). A gravação ficará disponív­el per­ma­nen­te­mente no canal do Youtube da insti­tu­ição.

A prefeitu­ra de São Paulo pro­moverá o even­to “Cel­e­bran­do o Japão… 2021”. A pro­pos­ta da Uni­ver­si­dade Aber­ta do Meio Ambi­ente e Cul­tura de Paz, lig­a­da à Sec­re­taria do Verde e Meio Ambi­ente, é que as ativi­dades vir­tu­ais apre­sen­tem exem­p­los de hábitos e ideias que bus­cam o equi­líbrio sus­ten­táv­el.

A pro­gra­mação terá iní­cio às 9h30, com a aber­tu­ra ofi­cial e, às 10h, o primeiro con­vi­da­do é o arquite­to Jo Taka­hashi que falará sobre o tema Conexões. Às 11h, haverá uma sessão de con­tação de estórias com Lalau Simões e Lau­ra Beat­riz, e um dos con­tos apre­sen­ta­dos será Os Japonesin­hos. Assim, as lives seguem por todo o dia, com apre­sen­tações sobre téc­ni­cas con­stru­ti­vas trazi­das do Japão, jardim japonês e tam­bém gravuras.

A pro­gra­mação pode ser con­feri­da no site da prefeitu­ra de São Paulo.

População

Cinquen­ta anos após a chega­da do navio Kasato Maru, o número de japone­ses e descen­dentes no país soma­va 404.630 pes­soas, con­forme infor­mações do Museu Históri­co da Imi­gração Japone­sa no Brasil.

De acor­do com a Bunkyo, esti­ma-se que há 3,8 mil­hões de nikkeis (descen­dentes) no mun­do. O Brasil é o país onde há maior número de rep­re­sen­tantes, com 1,9 mil­hão.

A expressão nikkei sig­nifi­ca descen­dentes nasci­dos fora do Japão, japone­ses que vivem no exte­ri­or ou ain­da sim­pa­ti­zantes da cul­tura japone­sa.

Edição: Graça Adju­to

 LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d