...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Caminhos da Reportagem homenageia os 90 anos de Mauricio de Sousa

Caminhos da Reportagem homenageia os 90 anos de Mauricio de Sousa

Programa será apresentado às 23h na TV Brasil

TV Brasil
Pub­li­ca­do em 27/10/2025 — 08:29
Brasília
O cartunista e escritor Mauricio de Sousa, acompanhado de personagens da Turma da Mônica, recebe homenagem do Senado Federal, pela inclusão social das pessoas com deficiência em sua obra.
Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo/Agência Brasil

A TV Brasil exibe nes­ta segun­da-feira (27), às 23h, um novo episó­dio do pre­mi­a­do pro­gra­ma Cam­in­hos da Reportagem, que tem como tema “Mauri­cio 90: desen­han­do o Brasil”. A atração hom­e­nageia o lega­do e a con­tribuição do quadrin­ista respon­sáv­el por histórias que fazem parte do imag­inário cul­tur­al brasileiro, como a Tur­ma da Môni­ca.

Nat­ur­al da região met­ro­pol­i­tana de São Paulo, Mauri­cio de Sousa começou a desen­har ain­da na infân­cia, mas foi na vida adul­ta, depois de tra­bal­har como repórter poli­cial no jor­nal Fol­ha da Tarde, que desen­volveu a habil­i­dade de trans­for­mar histórias em traços.

Em entre­vista à TV Brasil em 2013, o autor expli­cou que ele mes­mo foi a inspi­ração para suas primeiras histórias.

“Eu fala­va do meu cachor­rin­ho, da vida que tive quan­do era garo­to… E colo­ca­va nos jor­nais, que eram pub­li­cações de adul­to”, recor­da.

Qua­tro anos depois da primeira tir­in­ha, em 3 de março de 1963, surgiu sua per­son­agem mais famosa: Môni­ca, inspi­ra­da em uma de suas fil­has, de mes­mo nome. O Cam­in­hos da Reportagem traz uma entre­vista de 2016 com a empresária Môni­ca Spa­da e Souza, que ressaltou como o desen­ho se tornou tão pre­sente no imag­inário dos brasileiros.

“As histórias dos anos 70 con­tam um pouco como era a sociedade, as cri­anças. E a mes­ma coisa foi acon­te­cen­do ao lon­go do tem­po. A gente faz parte do Brasil, a gente faz parte da cul­tura”, afir­ma.

Em 1970, foi pub­li­ca­da pela Edi­to­ra Abril a primeira revista em quadrin­hos de “Môni­ca e sua tur­ma”. Des­de então, Mauri­cio de Sousa criou um ver­dadeiro uni­ver­so, com mais de 400 per­son­agens. Fã da obra do autor, o per­son­al train­er Vini Gomes começou a ler por influên­cia dos pais. “Faz parte de quem eu sou, da cul­tura que eu ten­ho, da exper­iên­cia que tive, das min­has vivên­cias”, diz.

Para Giu­lia Ebo­hon, que atua como coor­de­nado­ra de con­teú­do de pub­lish­ing na Mauri­cio de Sousa Pro­duções (MSP Estú­dios), a Tur­ma da Môni­ca conec­ta difer­entes infân­cias.

“A min­ha ver­são cri­ança estaria muito orgul­hosa de me ver tra­bal­han­do aqui, num lugar que tem tudo a ver com cul­tura”, expli­ca.

Exemplo familiar

Mauri­cio de Sousa viu nos fil­hos e fil­has a inspi­ração para suas histórias. Com a desen­hista Alice Take­da, com quem é casa­do há 50 anos, teve três fil­hos: Mari­na, Mau­ro e Mauri­cio. Atual­mente, Alice é dire­to­ra exec­u­ti­va da MSP Estú­dios e exal­ta os val­ores do com­pan­heiro de jor­na­da.

“É uma pes­soa muito gen­erosa, que abraça alguém que pre­cisa. Na con­vivên­cia com ele, apren­demos muito”, rev­ela.

Com o tem­po, os per­son­agens da Tur­ma pas­saram a faz­er parte de diver­sos uni­ver­sos. Eles cresce­r­am e enfrentam ago­ra os dile­mas da ado­lescên­cia na série de pub­li­cações “Tur­ma da Môni­ca Jovem”, inspi­ra­da nos mangás japone­ses. Dos quadrin­hos, foram parar em um par­que — o “Par­que da Môni­ca”, rein­au­gu­ra­do há dez anos. Filmes como Laços, lança­do em 2019, e Chico Ben­to e a Goiabeira Mar­avil­hosa, deste ano, trazem novos ares para a Tur­ma, assim como as histórias feitas para as redes soci­ais, como os “Cortes do Chico”.

Além dis­so, pela primeira vez, o quadrin­ista gan­ha uma biografia própria nos cin­e­mas. O fil­ho Mau­ro Sousa, tam­bém dire­tor exec­u­ti­vo da MSP Estú­dios, é quem inter­pre­ta o pai. “Eu diria que foi, com certeza, a exper­iên­cia mais inten­sa, emo­cio­nante e inesquecív­el da min­ha vida. Eu acha­va o meu pai bas­tante per­sis­tente por ter chega­do onde chegou. Perce­bi que ele é muito mais do que eu imag­i­na­va”, diz.

Novos projetos

O pro­gra­ma da TV Brasil tam­bém apre­sen­ta novo mate­r­i­al que cel­e­bra os 90 anos de Mauri­cio de Sousa. A pub­li­cação “MSP 90” reúne quadrin­istas que, com seus traços, bus­cam rep­re­sen­tar os per­son­agens e as histórias do autor.

Uma das artis­tas con­vi­dadas é a ilustrado­ra e quadrin­ista Helô D’Angelo. Para ela, além de uma hon­ra, par­tic­i­par da pub­li­cação é uma for­ma de demon­strar a diver­si­dade dos quadrin­hos brasileiros. “Eu acho que a importân­cia dessa diver­si­dade é imen­sa, porque você vai traz­er artis­tas de diver­sas ori­gens geográ­fi­cas, soci­ais, de gêneros difer­entes, para apre­sen­tar suas visões sobre os per­son­agens”, enfa­ti­za.

Em entre­vista ao canal públi­co, em 2015, Mauri­cio afir­mou: “Artista não se aposen­ta. Artista vira estre­lin­ha e con­tin­ua ilu­mi­nan­do, de algu­ma maneira, algum pedaço por aí”.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d