...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Carlos Eduardo Pereira discute livro Agora Agora no Trilha de Letras

Carlos Eduardo Pereira discute livro Agora Agora no Trilha de Letras

Repro­dução: © TV Brasil/Divulgação

Escritor reflete sobre o papel da literatura para estimular a empatia


Publicado em 30/04/2024 — 07:48 Por EBC — Brasília

A edição inédi­ta do pro­gra­ma Tril­ha de Letras recebe o escritor Car­los Eduar­do Pereira nes­ta terça-feira (30), às 22h30, na TV Brasil. O con­vi­da­do bate um papo com a apre­sen­ta­do­ra Eliana Alves Cruz sobre racis­mo no país a par­tir do seu mais recente romance, Ago­ra Ago­ra. O papel do livro no fomen­to à empa­tia é out­ro assun­to desta­ca­do pelo autor no decor­rer da entre­vista.

A atração sobre lit­er­atu­ra tam­bém pode ser acom­pan­ha­da em for­ma­to pod­cast nas platafor­mas dig­i­tais. A con­ver­sa grava­da na Bib­lioMai­son para o pro­gra­ma fica disponív­el no app TV Brasil Play e no canal do YouTube da emis­so­ra públi­ca. A pro­dução sobre o uni­ver­so literário ain­da tem uma ver­são radiofôni­ca que vai ao ar às quar­tas-feiras, mais tarde, às 23h, pela Rádio MEC.

No quadro Dan­do a Letra, espaço do Tril­ha de Letras que traz sug­estões de leitu­ra, a book­tu­ber Taryne Zot­ti­no indi­ca a obra Humanos Exem­plares, romance da escrito­ra car­i­o­ca Juliana Leite. O segun­do livro da auto­ra acom­pan­ha a solitária roti­na de uma viú­va idosa que vive das lem­branças para lidar com o tédio do pre­sente.

Identificação e empatia

Durante o Tril­ha de Letras, Car­los Eduar­do Pereira reflete a respeito de temas soci­ais latentes. Essas per­spec­ti­vas são lev­an­tadas na con­ver­sa com a anfitriã Eliana Alves Cruz ao comen­tar a sua mais recente pro­dução literária, o livro Ago­ra Ago­ra.

A obra abor­da três ger­ações de home­ns negros de uma mes­ma família, que têm o mes­mo nome: Jorge. A par­tir da história de cada um deles, a nar­ra­ti­va traça um panora­ma do racis­mo no Brasil, rev­ela como afe­ta as opor­tu­nidades e desta­ca a influên­cia na psique de pes­soas negras.

Car­los Eduar­do tam­bém fala sobre o papel do livro para ger­ar iden­ti­fi­cação. “A lit­er­atu­ra me parece ser a exper­iên­cia mais rad­i­cal de empa­tia”, sug­ere. A pro­pos­ta chama a atenção do leitor para questões que podem não faz­er parte do cotid­i­ano de todos, mas cer­ta­mente colab­o­ram para que se enx­er­gue deter­mi­nadas causas com olhos mais empáti­cos.

O romancista expli­ca que o públi­co pode imag­i­nar a par­tir se suas próprias con­cepções. “Na lit­er­atu­ra, a gente como leitor cria aque­le uni­ver­so, por mais que ten­ha um nar­rador dire­cio­nan­do as coisas, alguém que pen­sou antes, um escritor”, pon­dera sobre o exer­cí­cio de se colo­car no lugar do out­ro.

Sobre o programa

Tril­ha de Letras bus­ca debater os temas mais atu­ais dis­cu­ti­dos pela sociedade por meio da lit­er­atu­ra. A cada edição, o pro­gra­ma recebe um con­vi­da­do difer­ente. A atração foi ide­al­iza­da em 2016 pela jor­nal­ista Emília Fer­raz, atu­al dire­to­ra do pro­gra­ma, que entrou no ar em abril de 2017. Nes­ta tem­po­ra­da, os episó­dios foram grava­dos na Bib­lioMai­son, bib­liote­ca do Con­sula­do da França no Rio de Janeiro.

TV Brasil já pro­duz­iu três tem­po­radas do pro­gra­ma e rece­beu mais de 200 con­vi­da­dos nacionais e estrangeiros. As duas primeiras tem­po­radas foram apre­sen­tadas pelo escritor Raphael Montes. A ter­ceira, por Katy Navar­ro, jor­nal­ista da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC). A jor­nal­ista, escrito­ra e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quar­ta tem­po­ra­da, que tam­bém gan­ha uma ver­são na Rádio MEC.

A pro­dução exibi­da pelo canal públi­co às terças-feiras, às 22h30, tem horário alter­na­ti­vo na telin­ha durante a madru­ga­da de terça-feira para quar­ta-feira, às 3h30. Já na pro­gra­mação da Rádio MEC, o con­teú­do é apre­sen­ta­do às quar­tas-feiras, às 23h.

Ao vivo e on demand

Acom­pan­he a pro­gra­mação da TV Brasil pelo canal aber­to, TV por assi­natu­ra e parabóli­ca. Sin­tonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus pro­gra­mas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplica­ti­vo no smart­phone. O app pode ser baix­a­do gra­tuita­mente e está disponív­el para Android e iOS. Assista tam­bém pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d